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Gestão em e-commerce: conheça o futuro que seu negócio pode ter.

Embora ainda pouco conhecida, a gestão em e-commerce é essencial para o sucesso de sua operação.

Isso porque, através de métodos científicos ela tem a capacidade de integrar todo o ecossistema do seu negócio e permitir que ele tenha a melhor performance possível.

Assim como qualquer outra empresa, o e-commerce conta com um série de necessidades de gestão. Afinal, sua própria constituição exige que se tenha conhecimento sobre diversas áreas. 

Portanto, para se destacar no mercado digital não basta apenas ter uma loja virtual, é necessário estratégias bem elaboradas e executadas. Contudo, isso só é alcançado através de uma gestão em e-commerce completa. 

Além disso, todos os empresários que se propõem a empreender nesse ramo tem um objetivo bastante consolidado: ter lucro e é nesse ponto que a gestão fará uma diferença completa. 

Mas, primeiramente, vamos entender o que é uma gestão em e-commerce?

Gestão em e-commerce, o que é?

Primeiramente, precisamos entender que por definição, gestão é um conjunto de ações que são realizadas para a condução de um negócio em todas as suas áreas. Para isso, são utilizados os recursos disponíveis, aliados aos objetivos planejados.

Portanto, a gestão é interdisciplinar, ou seja, transita por todos os constituintes do e-commerce. E, através disso,  consegue trazer os melhores resultados possíveis para a operação. 

O e-commerce, em contrapartida, é constantemente chamado de ecossistema pois, é composto por áreas como:

-logística;

-estoque;

-comercial;

-tecnologias;

-financeiro;

-marketing.

Dessa forma, todas essas áreas devem estar sempre em comunicação uma com a outra, de maneira que o processo de vendas ocorra sem grandes entraves. Além disso, permitindo que seja possível a possibilidade de crescimento da operação. 

Sendo assim, a gestão em e-commerce conecta todas essas áreas, utilizando o conhecimento profundo de cada uma delas. Isso permite que o e-commerce faça vendas de maneira lucrativa, se posicione bem no mercado e possa ser alavancada. 

Como a gestão em e-commerce de fato funciona?

Ao se contratar uma assessoria de gestão em e-commerce, o primeiro passo a ser tomado será entender o funcionamento atual da sua operação. Pois, é necessário que haja subsídios suficientes sobre as prioridades do segundo passo, o planejamento. 

O planejamento realizado por uma gestão, deve ser sempre claro e objetivo, de modo que para cada área do seu e-commerce existirão as ações de reparo e melhoria possível naquele momento. 

Após as análises iniciais e planejamento, o projeto será colocado em prática. Com isso, gera-se um ciclo de melhoria, onde a cada período novas otimizações são realizadas, a fim de acompanhar a evolução do mercado, necessidades do e-commerce e dos seus clientes. 

E, como a gestão de e-commerce ajuda seu e-commerce?

Com uma assessoria de gestão em e-commerce, você estará contratando uma equipe de profissionais capacitados para entender e projetar melhorias em cada parte do seu e-commerce. 

A maioria das equipes são compostas por engenheiros que se especializaram na área de e-commerce, gestão e marketing. Todos esses conhecimentos passam a oferecer um ponto de vista científico e analítico para seu negócio. 

Ademais, outro ponto positivo de ter uma gestão contratada para seu e-commerce, é a possibilidade de ter uma carga bem menor de preocupações e demandas a cumprir.

Isso acontece porque a assessoria será responsável por trazer atualizações sobre as partes mais técnicas de seu negócio e caberá a você concordar ou não com as propostas realizadas. 

Para os pequenos e médios empresários, esse tipo de serviço é extremamente vantajoso, principalmente, para que continuem tendo um negócio rentável e de sucesso. Porém,  agora com mais tempo para sua vida pessoal e outras áreas. 

Como a gestão em e-commerce atua em cada área?

Como já dissemos,a gestão em e-commerce conectará todas as áreas da sua operação, porém para isso ser feito, ela antes fará a gestão individual de cada uma delas.

Esse trabalho é composto por uma série de atividades e demandas dentro de cada uma delas, e vamos entender agora!

Comercial

A área comercial é a principal responsável por realizar as vendas do seu e-commerce.

Dessa forma, será a gestão comercial que formatará as principais ofertas, será responsável por elaborar um calendário comercial com as principais ações para os meses. 

Nessa área, é necessário forte vínculo com o estoque, tecnologias e marketing.

De maneira que as ações não passem por gargalos operacionais como falta de item em promoção, site travado por alta demanda ou até mesmo a promoção de itens que não têm apelo à persona do negócio. 

Área financeira

A área financeira costuma sofrer bastante no e-commerce, seja pela falta de conhecimento sobre o tema ou por análises erradas.

Portanto, uma gestão em e-commerce será capaz de compreender todos os seus custos fixos e variáveis, realizar precificação correta, estabelecer e projetar orçamentos.

A realização de DREs (demonstração do resultado de exercício) e análise dela de acordo com os principais canais de vendas, também é realizada pela área financeira.  

E, o mais importante de tudo,será responsável por fazer o lucro do seu e-commerce aparecer de fato. 

Logística

Sem logística, não há vendas, porque não haverá entrega em tempo hábil que satisfaça o cliente. 

Portanto, gerenciar todos os fornecedores logísticos e centros de distribuição, o envio das mercadorias e o tempo de entrega será um dos trabalhos em logística feito por um assessoria de gestão em e-commerce. 

Estoque

Esse é outro ponto frequentemente negligenciado dentro do e-commerce, e que pode trazer enormes prejuízos, uma vez que seu estoque é onde está a maior concentração de capital do seu negócio. 

Portanto, fazer a gestão de estoque de acordo com as curvas de vendas, analisando cada SKU individualmente, elaborando uma política de ressuprimento que esteja alinhada com a rotatividade de seu produto e o processo de pedido ou fabricação dele é fundamental. 

Marketing

O marketing é uma das peças constituintes do e-commerce e tem importância na manutenção da marca de maneira competitiva no mercado. 

Portanto, estabelecer uma proposta única de valor, utilização de email marketing, alinhar a comunicação em todos os canais de contato com o cliente, atrair e reimpactar os clientes serão algumas das ações que o marketing deverá realizar. 

Contudo, as estratégias de marketing devem estar alinhadas a todas outras partes de um e-commerce. 

E, aqui temos um ponto de atenção importante pois, agências de marketing costumam prometer o aumento de vendas e faturamento utilizando apenas técnicas de publicidade, o que beira o impossível.

Então, esteja atento para não cair nessa, afinal, como já vimos, para vender no e-commerce é necessário muito mais que marketing. 

Tecnologias

A escolha e melhor uso das tecnologias devem ser sempre feitas baseados nos requisitos de negócio do seu e-commerce. 

Um exemplo é a escolha de plataforma, que muitas vezes é realizada por marca ou até mesmo valor de mensalidade, acreditando-se que quanto mais funções disponíveis, melhor.

No entanto, uma gestão competente de e-commerce será capaz de sugerir as tecnologias que mais se adaptam ao seu negócio e sua futura expansão. 

Além disso, gerir as tecnologias também está diretamente ligado à gestão financeira do seu e-commerce, afinal, as mensalidades podem começar a pesar e frear seu crescimento e uma análise geral da sua operação é capaz de oferecer esses dados.

Gestão em e-commerce: construindo o futuro do seu e-commerce!

Uma gestão em e-commerce completa é, então, um investimento que irá auxiliar na manutenção da saúde do seu e-commerce, possibilitando que ele possa expandir de maneira consistente e com uma base sólida. 

Caso esse seja o futuro que você deseja construir para sua operação, a Ge-commerce é uma Assessoria de Gestão em e-commerce, com mais de 10 anos no mercado e mais de dezenas de milhões de reais em vendas para os nossos clientes. Entre em contato conosco.

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Embora ainda pouco conhecida, a gestão em e-commerce é essencial para o sucesso de sua operação.

Isso porque, através de métodos científicos ela tem a capacidade de integrar todo o ecossistema do seu negócio e permitir que ele tenha a melhor performance possível.

Assim como qualquer outra empresa, o e-commerce conta com um série de necessidades de gestão. Afinal, sua própria constituição exige que se tenha conhecimento sobre diversas áreas. 

Portanto, para se destacar no mercado digital não basta apenas ter uma loja virtual, é necessário estratégias bem elaboradas e executadas. Contudo, isso só é alcançado através de uma gestão em e-commerce completa. 

Além disso, todos os empresários que se propõem a empreender nesse ramo tem um objetivo bastante consolidado: ter lucro e é nesse ponto que a gestão fará uma diferença completa. 

Mas, primeiramente, vamos entender o que é uma gestão em e-commerce?

Gestão em e-commerce, o que é?

Primeiramente, precisamos entender que por definição, gestão é um conjunto de ações que são realizadas para a condução de um negócio em todas as suas áreas. Para isso, são utilizados os recursos disponíveis, aliados aos objetivos planejados.

Portanto, a gestão é interdisciplinar, ou seja, transita por todos os constituintes do e-commerce. E, através disso,  consegue trazer os melhores resultados possíveis para a operação. 

O e-commerce, em contrapartida, é constantemente chamado de ecossistema pois, é composto por áreas como:

-logística;

-estoque;

-comercial;

-tecnologias;

-financeiro;

-marketing.

Dessa forma, todas essas áreas devem estar sempre em comunicação uma com a outra, de maneira que o processo de vendas ocorra sem grandes entraves. Além disso, permitindo que seja possível a possibilidade de crescimento da operação. 

Sendo assim, a gestão em e-commerce conecta todas essas áreas, utilizando o conhecimento profundo de cada uma delas. Isso permite que o e-commerce faça vendas de maneira lucrativa, se posicione bem no mercado e possa ser alavancada. 

Como a gestão em e-commerce de fato funciona?

Ao se contratar uma assessoria de gestão em e-commerce, o primeiro passo a ser tomado será entender o funcionamento atual da sua operação. Pois, é necessário que haja subsídios suficientes sobre as prioridades do segundo passo, o planejamento. 

O planejamento realizado por uma gestão, deve ser sempre claro e objetivo, de modo que para cada área do seu e-commerce existirão as ações de reparo e melhoria possível naquele momento. 

Após as análises iniciais e planejamento, o projeto será colocado em prática. Com isso, gera-se um ciclo de melhoria, onde a cada período novas otimizações são realizadas, a fim de acompanhar a evolução do mercado, necessidades do e-commerce e dos seus clientes. 

E, como a gestão de e-commerce ajuda seu e-commerce?

Com uma assessoria de gestão em e-commerce, você estará contratando uma equipe de profissionais capacitados para entender e projetar melhorias em cada parte do seu e-commerce. 

A maioria das equipes são compostas por engenheiros que se especializaram na área de e-commerce, gestão e marketing. Todos esses conhecimentos passam a oferecer um ponto de vista científico e analítico para seu negócio. 

Ademais, outro ponto positivo de ter uma gestão contratada para seu e-commerce, é a possibilidade de ter uma carga bem menor de preocupações e demandas a cumprir.

Isso acontece porque a assessoria será responsável por trazer atualizações sobre as partes mais técnicas de seu negócio e caberá a você concordar ou não com as propostas realizadas. 

Para os pequenos e médios empresários, esse tipo de serviço é extremamente vantajoso, principalmente, para que continuem tendo um negócio rentável e de sucesso. Porém,  agora com mais tempo para sua vida pessoal e outras áreas. 

Como a gestão em e-commerce atua em cada área?

Como já dissemos,a gestão em e-commerce conectará todas as áreas da sua operação, porém para isso ser feito, ela antes fará a gestão individual de cada uma delas.

Esse trabalho é composto por uma série de atividades e demandas dentro de cada uma delas, e vamos entender agora!

Comercial

A área comercial é a principal responsável por realizar as vendas do seu e-commerce.

Dessa forma, será a gestão comercial que formatará as principais ofertas, será responsável por elaborar um calendário comercial com as principais ações para os meses. 

Nessa área, é necessário forte vínculo com o estoque, tecnologias e marketing.

De maneira que as ações não passem por gargalos operacionais como falta de item em promoção, site travado por alta demanda ou até mesmo a promoção de itens que não têm apelo à persona do negócio. 

Área financeira

A área financeira costuma sofrer bastante no e-commerce, seja pela falta de conhecimento sobre o tema ou por análises erradas.

Portanto, uma gestão em e-commerce será capaz de compreender todos os seus custos fixos e variáveis, realizar precificação correta, estabelecer e projetar orçamentos.

A realização de DREs (demonstração do resultado de exercício) e análise dela de acordo com os principais canais de vendas, também é realizada pela área financeira.  

E, o mais importante de tudo,será responsável por fazer o lucro do seu e-commerce aparecer de fato. 

Logística

Sem logística, não há vendas, porque não haverá entrega em tempo hábil que satisfaça o cliente. 

Portanto, gerenciar todos os fornecedores logísticos e centros de distribuição, o envio das mercadorias e o tempo de entrega será um dos trabalhos em logística feito por um assessoria de gestão em e-commerce. 

Estoque

Esse é outro ponto frequentemente negligenciado dentro do e-commerce, e que pode trazer enormes prejuízos, uma vez que seu estoque é onde está a maior concentração de capital do seu negócio. 

Portanto, fazer a gestão de estoque de acordo com as curvas de vendas, analisando cada SKU individualmente, elaborando uma política de ressuprimento que esteja alinhada com a rotatividade de seu produto e o processo de pedido ou fabricação dele é fundamental. 

Marketing

O marketing é uma das peças constituintes do e-commerce e tem importância na manutenção da marca de maneira competitiva no mercado. 

Portanto, estabelecer uma proposta única de valor, utilização de email marketing, alinhar a comunicação em todos os canais de contato com o cliente, atrair e reimpactar os clientes serão algumas das ações que o marketing deverá realizar. 

Contudo, as estratégias de marketing devem estar alinhadas a todas outras partes de um e-commerce. 

E, aqui temos um ponto de atenção importante pois, agências de marketing costumam prometer o aumento de vendas e faturamento utilizando apenas técnicas de publicidade, o que beira o impossível.

Então, esteja atento para não cair nessa, afinal, como já vimos, para vender no e-commerce é necessário muito mais que marketing. 

Tecnologias

A escolha e melhor uso das tecnologias devem ser sempre feitas baseados nos requisitos de negócio do seu e-commerce. 

Um exemplo é a escolha de plataforma, que muitas vezes é realizada por marca ou até mesmo valor de mensalidade, acreditando-se que quanto mais funções disponíveis, melhor.

No entanto, uma gestão competente de e-commerce será capaz de sugerir as tecnologias que mais se adaptam ao seu negócio e sua futura expansão. 

Além disso, gerir as tecnologias também está diretamente ligado à gestão financeira do seu e-commerce, afinal, as mensalidades podem começar a pesar e frear seu crescimento e uma análise geral da sua operação é capaz de oferecer esses dados.

Gestão em e-commerce: construindo o futuro do seu e-commerce!

Uma gestão em e-commerce completa é, então, um investimento que irá auxiliar na manutenção da saúde do seu e-commerce, possibilitando que ele possa expandir de maneira consistente e com uma base sólida. 

Caso esse seja o futuro que você deseja construir para sua operação, a Ge-commerce é uma Assessoria de Gestão em e-commerce, com mais de 10 anos no mercado e mais de dezenas de milhões de reais em vendas para os nossos clientes. Entre em contato conosco.

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