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Melhores marketplaces para vender em 2024: potencialize as vendas diversificando seus canais de vendas!

Com um apelo cada vez maior por novos canais de venda, já que o público consumidor anda bastante ávido por possibilidades de escolha, a busca pelos melhores marketplaces para vender tem sido uma constante.

Possuir uma loja virtual própria é essencial e indispensável, mas você já pensou em aumentar seus lucros diversificando os locais nos quais oferta os seus produtos?

Viemos te mostrar que tomando todas as precauções devidas, é uma realidade totalmente possível. 

Acompanhe o artigo e confira como!

Porque vender em marketplaces?

Os marketplaces não são concorrentes do e-commerce. Muito pelo contrário: quando bem escolhidos, são grandes aliados!

Nós comprovamos os motivos:

Visibilidade

A justificativa é bem simples: por que você ofereceria seus produtos somente em um canal de vendas, quando pode aumentar as chances de mais pessoas conhecerem sua operação?

Assim como hoje podemos utilizar as redes sociais para expandir nossos horizontes nos quesitos de atração e conversão, marketplaces como:

-Mercado Livre;

-Shopee;

-E a Amazon, auxiliam na visibilidade de vários produtos, sobretudo das operações menores.

Além disso, é possível e perfeitamente cabível que sejam colocadas em prática as melhores estratégias a fim de atrair o lead para a sua própria loja online nas futuras compras.

Aumento das vendas

Consequentemente, com o aumento da visibilidade é natural que ocorra um aumento considerável das vendas, já que os produtos estão dispostos em diversos canais.

Os únicos cuidados por aqui são com as taxas, comissões e custos de frete que cada canal de marketplace pratica.

Pois nem sempre é possível obter o mesmo nível de margem de contribuição em todos eles.

Ademais, também fique de olho nas variações e flutuações do seu estoque.

 A menos que você trabalhe com dropshipping, suas restrições de estoque físico podem comprometer sua reputação.

Se houver as mesmas mercadorias em seu e-commerce e dentro dos marketplaces, entenda que a gestão do fluxo de entrada e saída precisa ser ainda mais rigorosa.

Lembre-se: estoque parado, é capital sem giro e estoque em falta, significa uma lacuna enorme, o que acaba sendo frustrante perante ao fluxo de caixa.

Assim como em todas as outras decisões gerenciais a serem tomadas, antes de escolher onde colocar suas vendas externas, é preciso definir quais serão os objetivos.

Custo-benefício

E, claro, pense sempre em como o seu consumidor em potencial irá avaliar o custo-benefício ao comprar em determinada plataforma.

Sempre escolha os marketplaces que melhor se alinharem aos seus produtos e à sua proposta de venda. 

Geralmente, os custos iniciais para hospedar sua operação nos melhores marketplaces para vender online são baixos, o que se traduz em benefícios para quem não possui um orçamento alto para investir em publicidade e propaganda.

Ademais, um atendimento multicanal, omnichannel, muito bem executado passa ao seus consumidores uma imagem excelente da sua gestão, o que aumenta ainda mais o valor agregado.

Como vender mais em marketplaces

Assim como em qualquer ambiente, seja ele digital ou não, existem algumas dicas preciosas na hora de expor os produtos e deixá-los atrativos aos olhos dos possíveis interessados.

Pensando nisso, fizemos um breve check list do que o seu e-commerce precisa para estrear nos melhores marketplaces para vender bem e com autoridade:

Boas imagens

Uma boa imagem, com alta resolução e foco nos detalhes já faz com que boa parte da atenção do cliente seja apreendida com sucesso. 

Afinal, ninguém gosta de adquirir um produto sem saber como ele realmente é.

O ideal é que as fotos sejam de ângulos variados e preferencialmente, que demonstrem o item sendo utilizado – sobretudo quando falamos de peças de vestuário, eletrônicos, etc.

Boas descrições dos produtos

Pensando em um objeto de desejo e nas opções diversas de plataformas nas quais você pode adquiri-lo, reflita: uma descrição rasa, curta e sem grandes detalhes te traria confiança para comprá-lo?

Bom, acreditamos que assim como a maior parte das pessoas, você também se sentiria inseguro e desistiria da compra. 

Uma descrição detalhada, completa e totalmente informativa é um dos fatores que mais retém os consumidores.

Descreva seu produto em tudo aquilo que julgar necessário, utilizando apelos emocionais e racionais, pois acredite: faz muita diferença.

Títulos com palavras-chave duplicados

Uma das estratégias que mais trazem retorno quando falamos de atração de tráfego, são as palavras-chave e o famoso SEO.

Quando alguém decide procurar por determinado item na internet, sua pesquisa se dá através de palavras específicas, certo?

Entretanto, nem todos pesquisam pelos mesmos termos, o que acaba gerando resultados diferentes.

É dessa forma que os títulos duplicados são estratégicos: utilize palavras-chave distintas, mas com o mesmo sentido, para publicações de um mesmo produto. 

Assim, as chances de alcançar públicos variados são múltiplas.

Atenção à precificação por canal

Assim como já citamos, enquanto gestor de uma operação de e-commerce, você deve estar sempre atento às questões financeiras na contratação de qualquer canal de venda.

Os melhores marketplaces para vender são aqueles coerentes com a sua proposta e com a categoria do que você vende, além do valor de seus custos relacionados às taxas e comissões cobradas.

Um exemplo: se seus produtos possuem um preço alto, o Shopee talvez não seja uma boa escolha, já que seu apelo são os itens mais baratos e campanhas de cupons de desconto.

Caso julgue pertinente ainda sim, você pode praticar valores diferentes em cada canal. Porém, se quiser manter um único valor nos produtos, busque as plataformas com melhor rentabilidade para o seu negócio.

Melhores marketplaces para vender em 2022

Agora que você já entendeu mais sobre como escolher as plataformas que casam melhor com a sua operação, veja nossa lista dos marketplaces que mais tem se destacado em 2022. 

Utilize essas informações a seu favor, aproveite e já faça a relação das mais cotadas para otimizar sua gestão:

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais antigos e utilizados pelos internautas. Além disso, é um dos maiores e mais valiosos da América Latina

São mais de 300 milhões de usuários cadastrados e mais de 10 compras são realizadas a todo segundo.

A comissão de cada produto varia muito com relação à sua categoria, mas geralmente está entre 10% e 14%

Além disso, também depende de qual plano foi escolhido.

Algumas das vantagens são:

-É ótima para as operações menores;

-Gerenciamento eficiente e organizado no contato entre vendedores e clientes;

-Interligada a recursos próprios, como o Mercado Pago e o Mercado Envio;

-Possui anúncios pagos;

-Também trabalha com fulfillment.

Amazon

A companhia de Jeff Bezos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado dos melhores marketplaces para vender.

Atende aos anseios de uma audiência a nível mundial.

Contando com as menores taxas para os comerciantes, apresenta em torno de 25 categorias diferentes para o cadastro de mercadorias. Geralmente, todos produtos novos.

Oferece dois tipos de planos de assinatura diferentes, onde:

-O Individual contempla as operações menores, podendo ser adicionados menos de 10 itens por mês, com os custos de cada item mais a comissão;

-E o Profissional abrange aqueles comerciantes que necessitam do cadastro de mais de 10 itens mensalmente, pagando um custo um pouco mais elevado e a comissão.

Suas principais vantagens são:

-Prazos de entregas ágeis, um dos mais competitivos;

-Aceita variadas categorias dentro do varejo;

-Possui precificação automática e um dos menores preços;

-Credibilidade e divulgação mundial da marca – consequentemente, da sua operação também;

Magalu

Uma das gigantes brasileiras e operada por ninguém menos do que Luiza Helena Trajano: uma das maiores empreendedoras varejistas.

Se tornou bastante conhecida devido ao seu desenvolvimento no ramo dos eletrônicos, foi a pioneira.

Atualmente, a operação se divide em três marketplaces diferentes: 

-Magazine Luiza;

-Netshoes;

-E Zattini.

Contempla diversas opções de categorias, onde podemos destacar o comércio de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, games e informática.

Possui cerca de 35 milhões de acessos únicos ao dia, isso sem citar os das plataformas agregadas.

Sua taxa de comissão gira em torno dos 12% e algumas das suas principais vantagens são:

-Recursos internos próprios como o Magalu Entregas e o Magalu Ads;

-Plataforma multicanal;

-Possui grande autoridade e ótima reputação no mercado;

-Adaptada às novas tecnologias, oferecendo dados e insights em tempo real;

-Possui repasse semanal aos lojistas.

Americanas

É uma das players que mais batem de frente com o Mercado Livre, já que também possui grande relevância dentro da América Latina.

São mais de 10 milhões de clientes cadastrados e cerca de 20 mil operações.

Faz parte do grupo B2W, que também integra o Submarino e o Shoptime. As visitas mensais destes canais ultrapassam os 65 milhões, um número bem considerável. 

Seu custo de comissão gira em torno dos 12% aos 19%, dependendo da categoria do produto.

Eis as principais vantagens:

-Possui bastante credibilidade, sobretudo no quesito atendimento, sendo ganhadora de várias premiações, como o Reclame Aqui e o Top Of Mind;

-Também apresenta recursos próprios. Entre eles, os de logística, integração e anúncios;

-É uma empresa muito comprometida na relação com o comerciante;

-Abraça nichos diversos;

-Não cobra investimento inicial.

Via

O grupo Via Varejo possui o domínio dos marketplaces de marcas como:

-Casas Bahia;

-Extra;

-Loja HP;

-Ponto Frio;

-Barateiro.

Conta com mais de 1 milhão de pedidos na plataforma a.m, somando uma diversidade imensa de produtos – já que abarca algumas das maiores lojas do varejo do país.

Sua taxa de comissão está entre os 14% aos 18%

Como benefícios, podemos citar:

-Aceita praticamente qualquer tipo de categoria de produtos;

-É possível vender em todos os canais pertencentes ao grupo pagando uma única comissão;

-O nível de alcance é bem alto;

-É um canal de vendas em constante crescimento;

-Não há taxa de adesão e nem mensalidades.

Shopee

A Shopee é uma das principais e mais relevantes plataformas de marketplace hoje. Chegou ao Brasil com uma taxa de comissão bem agressiva, o que conquistou bastante adeptos.

Com uma campanha sagaz de frete grátis, a operação nativa do sudeste asiático vem crescendo exponencialmente.

Este sucesso se deve ao fato de que as categorias de cadastro de produtos não possuem limites e os custos são baixos também para quem compra. 

Mais algumas vantagens:

-Investimento pesado em publicidade, tendo sido lançado recentemente o ShopeeAds;

-Comissão incidente somente no valor das mercadorias (12%);

-O cadastro na plataforma é rápido e fácil, bem como sua usabilidade;

-Excelente suporte de vendas;

GFG

A Global Fashion Group é uma operação de marketplace que abarca as marcas

-Dafiti;

-Tricae

-E a Kanui.

Todas são do ramo de vestuário, mas com foco em moda feminina em um geral, produtos infantis e artigos esportivos – respectivamente.

São os melhores marketplaces para vender com relação ao seu nicho de atuação, pois são capazes de englobar quase todas as categorias e subcategorias.

A Kanui, por exemplo, se popularizou por divulgar promoções do tipo ‘leve 3, pague 2’, o que atraiu a atenção dos consumidores.

Possui uma das maiores taxas de comissão: de 25% a 30%.

Alguns pontos positivos do grupo:

-Atua com mais de 3.000 marcas nacionais e internacionais;

-Presente em cerca de 24 países;

-Líder no mercado de marketplaces de moda mundialmente.

Enfim, conseguiu perceber o quanto os marketplaces podem agregar?

Não é questão de vender em todos os marketplaces existentes atualmente, mas sim, de perceber quais deles se encaixam melhor em sua gestão.

Um e-commerce só cresce quando é capaz de aproveitar boas oportunidades de mercado, portanto reúna sua equipe e escolha quais dessas opções são as melhores.

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.

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Com um apelo cada vez maior por novos canais de venda, já que o público consumidor anda bastante ávido por possibilidades de escolha, a busca pelos melhores marketplaces para vender tem sido uma constante.

Possuir uma loja virtual própria é essencial e indispensável, mas você já pensou em aumentar seus lucros diversificando os locais nos quais oferta os seus produtos?

Viemos te mostrar que tomando todas as precauções devidas, é uma realidade totalmente possível. 

Acompanhe o artigo e confira como!

Porque vender em marketplaces?

Os marketplaces não são concorrentes do e-commerce. Muito pelo contrário: quando bem escolhidos, são grandes aliados!

Nós comprovamos os motivos:

Visibilidade

A justificativa é bem simples: por que você ofereceria seus produtos somente em um canal de vendas, quando pode aumentar as chances de mais pessoas conhecerem sua operação?

Assim como hoje podemos utilizar as redes sociais para expandir nossos horizontes nos quesitos de atração e conversão, marketplaces como:

-Mercado Livre;

-Shopee;

-E a Amazon, auxiliam na visibilidade de vários produtos, sobretudo das operações menores.

Além disso, é possível e perfeitamente cabível que sejam colocadas em prática as melhores estratégias a fim de atrair o lead para a sua própria loja online nas futuras compras.

Aumento das vendas

Consequentemente, com o aumento da visibilidade é natural que ocorra um aumento considerável das vendas, já que os produtos estão dispostos em diversos canais.

Os únicos cuidados por aqui são com as taxas, comissões e custos de frete que cada canal de marketplace pratica.

Pois nem sempre é possível obter o mesmo nível de margem de contribuição em todos eles.

Ademais, também fique de olho nas variações e flutuações do seu estoque.

 A menos que você trabalhe com dropshipping, suas restrições de estoque físico podem comprometer sua reputação.

Se houver as mesmas mercadorias em seu e-commerce e dentro dos marketplaces, entenda que a gestão do fluxo de entrada e saída precisa ser ainda mais rigorosa.

Lembre-se: estoque parado, é capital sem giro e estoque em falta, significa uma lacuna enorme, o que acaba sendo frustrante perante ao fluxo de caixa.

Assim como em todas as outras decisões gerenciais a serem tomadas, antes de escolher onde colocar suas vendas externas, é preciso definir quais serão os objetivos.

Custo-benefício

E, claro, pense sempre em como o seu consumidor em potencial irá avaliar o custo-benefício ao comprar em determinada plataforma.

Sempre escolha os marketplaces que melhor se alinharem aos seus produtos e à sua proposta de venda. 

Geralmente, os custos iniciais para hospedar sua operação nos melhores marketplaces para vender online são baixos, o que se traduz em benefícios para quem não possui um orçamento alto para investir em publicidade e propaganda.

Ademais, um atendimento multicanal, omnichannel, muito bem executado passa ao seus consumidores uma imagem excelente da sua gestão, o que aumenta ainda mais o valor agregado.

Como vender mais em marketplaces

Assim como em qualquer ambiente, seja ele digital ou não, existem algumas dicas preciosas na hora de expor os produtos e deixá-los atrativos aos olhos dos possíveis interessados.

Pensando nisso, fizemos um breve check list do que o seu e-commerce precisa para estrear nos melhores marketplaces para vender bem e com autoridade:

Boas imagens

Uma boa imagem, com alta resolução e foco nos detalhes já faz com que boa parte da atenção do cliente seja apreendida com sucesso. 

Afinal, ninguém gosta de adquirir um produto sem saber como ele realmente é.

O ideal é que as fotos sejam de ângulos variados e preferencialmente, que demonstrem o item sendo utilizado – sobretudo quando falamos de peças de vestuário, eletrônicos, etc.

Boas descrições dos produtos

Pensando em um objeto de desejo e nas opções diversas de plataformas nas quais você pode adquiri-lo, reflita: uma descrição rasa, curta e sem grandes detalhes te traria confiança para comprá-lo?

Bom, acreditamos que assim como a maior parte das pessoas, você também se sentiria inseguro e desistiria da compra. 

Uma descrição detalhada, completa e totalmente informativa é um dos fatores que mais retém os consumidores.

Descreva seu produto em tudo aquilo que julgar necessário, utilizando apelos emocionais e racionais, pois acredite: faz muita diferença.

Títulos com palavras-chave duplicados

Uma das estratégias que mais trazem retorno quando falamos de atração de tráfego, são as palavras-chave e o famoso SEO.

Quando alguém decide procurar por determinado item na internet, sua pesquisa se dá através de palavras específicas, certo?

Entretanto, nem todos pesquisam pelos mesmos termos, o que acaba gerando resultados diferentes.

É dessa forma que os títulos duplicados são estratégicos: utilize palavras-chave distintas, mas com o mesmo sentido, para publicações de um mesmo produto. 

Assim, as chances de alcançar públicos variados são múltiplas.

Atenção à precificação por canal

Assim como já citamos, enquanto gestor de uma operação de e-commerce, você deve estar sempre atento às questões financeiras na contratação de qualquer canal de venda.

Os melhores marketplaces para vender são aqueles coerentes com a sua proposta e com a categoria do que você vende, além do valor de seus custos relacionados às taxas e comissões cobradas.

Um exemplo: se seus produtos possuem um preço alto, o Shopee talvez não seja uma boa escolha, já que seu apelo são os itens mais baratos e campanhas de cupons de desconto.

Caso julgue pertinente ainda sim, você pode praticar valores diferentes em cada canal. Porém, se quiser manter um único valor nos produtos, busque as plataformas com melhor rentabilidade para o seu negócio.

Melhores marketplaces para vender em 2022

Agora que você já entendeu mais sobre como escolher as plataformas que casam melhor com a sua operação, veja nossa lista dos marketplaces que mais tem se destacado em 2022. 

Utilize essas informações a seu favor, aproveite e já faça a relação das mais cotadas para otimizar sua gestão:

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais antigos e utilizados pelos internautas. Além disso, é um dos maiores e mais valiosos da América Latina

São mais de 300 milhões de usuários cadastrados e mais de 10 compras são realizadas a todo segundo.

A comissão de cada produto varia muito com relação à sua categoria, mas geralmente está entre 10% e 14%

Além disso, também depende de qual plano foi escolhido.

Algumas das vantagens são:

-É ótima para as operações menores;

-Gerenciamento eficiente e organizado no contato entre vendedores e clientes;

-Interligada a recursos próprios, como o Mercado Pago e o Mercado Envio;

-Possui anúncios pagos;

-Também trabalha com fulfillment.

Amazon

A companhia de Jeff Bezos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado dos melhores marketplaces para vender.

Atende aos anseios de uma audiência a nível mundial.

Contando com as menores taxas para os comerciantes, apresenta em torno de 25 categorias diferentes para o cadastro de mercadorias. Geralmente, todos produtos novos.

Oferece dois tipos de planos de assinatura diferentes, onde:

-O Individual contempla as operações menores, podendo ser adicionados menos de 10 itens por mês, com os custos de cada item mais a comissão;

-E o Profissional abrange aqueles comerciantes que necessitam do cadastro de mais de 10 itens mensalmente, pagando um custo um pouco mais elevado e a comissão.

Suas principais vantagens são:

-Prazos de entregas ágeis, um dos mais competitivos;

-Aceita variadas categorias dentro do varejo;

-Possui precificação automática e um dos menores preços;

-Credibilidade e divulgação mundial da marca – consequentemente, da sua operação também;

Magalu

Uma das gigantes brasileiras e operada por ninguém menos do que Luiza Helena Trajano: uma das maiores empreendedoras varejistas.

Se tornou bastante conhecida devido ao seu desenvolvimento no ramo dos eletrônicos, foi a pioneira.

Atualmente, a operação se divide em três marketplaces diferentes: 

-Magazine Luiza;

-Netshoes;

-E Zattini.

Contempla diversas opções de categorias, onde podemos destacar o comércio de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, games e informática.

Possui cerca de 35 milhões de acessos únicos ao dia, isso sem citar os das plataformas agregadas.

Sua taxa de comissão gira em torno dos 12% e algumas das suas principais vantagens são:

-Recursos internos próprios como o Magalu Entregas e o Magalu Ads;

-Plataforma multicanal;

-Possui grande autoridade e ótima reputação no mercado;

-Adaptada às novas tecnologias, oferecendo dados e insights em tempo real;

-Possui repasse semanal aos lojistas.

Americanas

É uma das players que mais batem de frente com o Mercado Livre, já que também possui grande relevância dentro da América Latina.

São mais de 10 milhões de clientes cadastrados e cerca de 20 mil operações.

Faz parte do grupo B2W, que também integra o Submarino e o Shoptime. As visitas mensais destes canais ultrapassam os 65 milhões, um número bem considerável. 

Seu custo de comissão gira em torno dos 12% aos 19%, dependendo da categoria do produto.

Eis as principais vantagens:

-Possui bastante credibilidade, sobretudo no quesito atendimento, sendo ganhadora de várias premiações, como o Reclame Aqui e o Top Of Mind;

-Também apresenta recursos próprios. Entre eles, os de logística, integração e anúncios;

-É uma empresa muito comprometida na relação com o comerciante;

-Abraça nichos diversos;

-Não cobra investimento inicial.

Via

O grupo Via Varejo possui o domínio dos marketplaces de marcas como:

-Casas Bahia;

-Extra;

-Loja HP;

-Ponto Frio;

-Barateiro.

Conta com mais de 1 milhão de pedidos na plataforma a.m, somando uma diversidade imensa de produtos – já que abarca algumas das maiores lojas do varejo do país.

Sua taxa de comissão está entre os 14% aos 18%

Como benefícios, podemos citar:

-Aceita praticamente qualquer tipo de categoria de produtos;

-É possível vender em todos os canais pertencentes ao grupo pagando uma única comissão;

-O nível de alcance é bem alto;

-É um canal de vendas em constante crescimento;

-Não há taxa de adesão e nem mensalidades.

Shopee

A Shopee é uma das principais e mais relevantes plataformas de marketplace hoje. Chegou ao Brasil com uma taxa de comissão bem agressiva, o que conquistou bastante adeptos.

Com uma campanha sagaz de frete grátis, a operação nativa do sudeste asiático vem crescendo exponencialmente.

Este sucesso se deve ao fato de que as categorias de cadastro de produtos não possuem limites e os custos são baixos também para quem compra. 

Mais algumas vantagens:

-Investimento pesado em publicidade, tendo sido lançado recentemente o ShopeeAds;

-Comissão incidente somente no valor das mercadorias (12%);

-O cadastro na plataforma é rápido e fácil, bem como sua usabilidade;

-Excelente suporte de vendas;

GFG

A Global Fashion Group é uma operação de marketplace que abarca as marcas

-Dafiti;

-Tricae

-E a Kanui.

Todas são do ramo de vestuário, mas com foco em moda feminina em um geral, produtos infantis e artigos esportivos – respectivamente.

São os melhores marketplaces para vender com relação ao seu nicho de atuação, pois são capazes de englobar quase todas as categorias e subcategorias.

A Kanui, por exemplo, se popularizou por divulgar promoções do tipo ‘leve 3, pague 2’, o que atraiu a atenção dos consumidores.

Possui uma das maiores taxas de comissão: de 25% a 30%.

Alguns pontos positivos do grupo:

-Atua com mais de 3.000 marcas nacionais e internacionais;

-Presente em cerca de 24 países;

-Líder no mercado de marketplaces de moda mundialmente.

Enfim, conseguiu perceber o quanto os marketplaces podem agregar?

Não é questão de vender em todos os marketplaces existentes atualmente, mas sim, de perceber quais deles se encaixam melhor em sua gestão.

Um e-commerce só cresce quando é capaz de aproveitar boas oportunidades de mercado, portanto reúna sua equipe e escolha quais dessas opções são as melhores.

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