Descubra como você pode aumentar o faturamento do seu e-commerce com este case de absoluto sucesso!
A Floresta Carpintaria iniciou suas atividades em 2015 prestando serviços na área de construção de pergolados, decks de madeira, e similares.
Com o passar do tempo e após uma observação minuciosa do mercado, decidiram investir no segmento de decoração, comercializando móveis de madeira.
Até 2022, praticamente toda a receita da empresa estava concentrada nos canais físicos, embora já tivessem tentado, sem sucesso, construir uma operação digital lucrativa. Foi nesse momento que eles nos encontraram, e juntos traçamos o objetivo de gerar receita e lucratividade para o canal online.
A Ge-commerce iniciou a implantação do e-commerce da Floresta Carpintaria, até então praticamente inexistente, no mês de fevereiro de 2022.
Em 7 meses de operação, já ultrapassamos a marca dos 6 dígitos de faturamento, e atingimos um ROAS saudável de 19,91.
Continue a leitura para entender quais foram as estratégias implementadas pela equipe da Ge-commerce para alcançarmos esses resultados em tão pouco tempo!
A precificação correta impacta no faturamento
A fim de não comprometer as contas da operação desde o começo, investimos na precificação correta de cada item, especificamente para o canal digital. Não basta não perder dinheiro, também é preciso garantir capital de giro, e ainda assegurar a cereja do bolo: o lucro.
A precificação é diretamente influenciada por alguns fatores que variam para cada operação, e impactam diretamente no faturamento. Entre eles, estão:
-Despesas fixas
-Despesas variáveis
-Custos iniciais
-Concorrência
-Valor agregado
Além do mais, é indispensável estar atento às mudanças de valores e fazer os ajustes necessários ao longo do tempo. Para se aprofundar mais nesse assunto de precificação, basta clicar aqui.
Abertura de canais adequados
A vasta experiência da Ge-commerce facilitou a escolha correta da plataforma de comércio eletrónico, assim como do sistema ERP, CRM, e todas as integrações necessárias.
Além do mais, a organização e manutenção constante de todas as informações garantiu que não houvesse problemas desnecessários no dia a dia da operação, poupando tempo e dinheiro.
Feedback e atendimento
Inserimos gatilhos de atendimento e feedback no decorrer do canal, baseados em pesquisas de funil de vendas. Com isto, conseguimos aumentar a retenção, diminuir o tempo para resolução de problemas, e elevar o nível de satisfação dos usuários.
Com isto, as vendas aumentaram, assim como o faturamento.
É uma característica do segmento receber um grande volume de dúvidas, sendo necessário prosseguir rapidamente com os atendimentos para não perder vendas.
Nesse sentido, também foi de suma importância facilitar esse processo através de sistemas de automação e a implementação de um SAC eficiente, responsável pela fidelização dos clientes.
Ajustes técnicos com base em dados
Analisando minuciosamente os feedbacks dos clientes, assim como a usabilidade do site e mapa de calor, fomos otimizando tudo aquilo que tinha um potencial maior de performance. O resultado disso foi uma óbvia diminuição no atrito do site.
Ademais, além do faturamento do e-commerce em si, analisamos periodicamente todos os indicadores importantes, visando amarrar cada ponta solta da gestão e extrair o melhor desempenho possível.
Facilitando o dia a dia
Em função das necessidades do cliente em cada canal, adaptamos o processo de cadastros de produtos, e melhoramos a taxa de conversão mediante ajustes baseados nos resultados de testes, e usando como guia o feedback dos clientes.
Também, passamos a utilizar o WhatsApp como canal de conversão, a fim de dividir esforços com a loja virtual e agilizar o atendimento.
Além disso, centralizamos o cadastro interno dos produtos no Bling, e mantivemos a organização necessária para uma distribuição adequada entre os canais.
Aproveitando o alcance dos marketplaces
Fizemos a replicação dos anúncios em diferentes marketplaces para aumentar o alcance do mix de produtos na busca orgânica do negócio, para aumentar a visibilidade e rankeamento dentro da categoria.
Consequentemente, o faturamento e a lucratividade de cada canal aumentaram consideravelmente.
Você pode se aprofundar nesse assunto de marketplaces clicando aqui.
Gestão para e-commerce: o único caminho possível
Neste ponto, você já deve ter percebido que alcançar resultados extraordinários vai muito além de uma boa estratégia de marketing ou gestão de tráfego pago.
Nós acreditamos, e comprovamos inúmeras vezes, que a única coisa capaz de aumentar, não só o faturamento do e-commerce, mas o lucro e a escalabilidade do negócio é a gestão integrada.
E, neste caso, ela foi o eixo central de toda a estratégia que trouxe um resultado acima da media, em pouco tempo, e a estabilidade do ROAS em impressionantes 19,91.
Se você sente que sua operação não está rendendo tanto quanto poderia, e quer elevar seus ganhos à máxima potência, converse com um dos nossos especialistas clicando no link abaixo e receba uma proposta personalizada para o seu negócio e condizente com o seu momento.