Você saberia me dizer de quem é o slogan “Amo muito tudo isso”? Ou então “Todo mundo usa”? Provavelmente sim! Essas frases foram estratégias de marketing poderosas usadas em grandes marcas e que hoje, se tornaram cases de sucesso de marketing como referência para muitas empresas no mercado.
Dessa forma, se elas são tão famosas que inspiram outras empresas. Embora essas frases sejam simples, criar uma campanha de marketing tão emblemática requer grandes desafios. No entanto, existem muitas vertentes que precisamos levar em consideração para planejar, criar e executar as estratégias de marketing, principalmente entender o segmento da sua empresa, a sua persona e a solução do produto ou serviço que você vai divulgar na campanha, seja direta ou indiretamente.
Neste artigo, vamos ver 4 cases de sucesso de marketing e também explorar as táticas para criar uma campanha de sucesso e se tornar inspiração para outras empresas. Vamos lá? Confira!
O que levar em consideração para criar uma campanha e se tornar um case de sucesso de marketing?
Você já parou para pensar por que algumas campanhas publicitárias se tornam tão memoráveis? A resposta muitas vezes reside na capacidade de conhecer o público, gerar valor, destacar um diferencial e adotar uma abordagem omnichannel. Independentemente do tamanho ou setor, esses elementos são cruciais para o sucesso de uma campanha de marketing. Vamos explorar cada um deles detalhadamente.
Entretanto, é importante lembrar que essas estratégias não definem se a campanha será um sucesso, mas são essenciais para que ela se torne um.
1- Conheça o seu público
Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer campanha, é essencial compreender profundamente quem são seus clientes. Conhecer suas necessidades, comportamentos e desejos permitirá que você crie uma abordagem personalizada e direcionada, aumentando significativamente as chances de engajamento e conversão.
2- Gere valor genuíno
A princípio, uma campanha eficaz vai além da simples promoção, ou seja, ela precisa oferecer algo valioso aos consumidores. Por isso, descubra maneiras de surpreender e encantar seu público, seja por meio de conteúdo relevante, experiências únicas ou benefícios exclusivos. Ao gerar valor genuíno, sua campanha se destaca e conquista a atenção duradoura dos clientes.
Além disso, é válido ressaltar que nem sempre o objetivo da campanha necessita ser apenas lucro.
3- Destaque seu diferencial
De fato, o mercado é competitivo e, por isso, é crucial mostrar por que sua marca é única. Destacar seu diferencial, seja qualidade, propósito ou inovação, ajuda a criar uma identidade marcante. Sendo assim, ao comunicar claramente o que torna sua empresa especial, você constrói uma conexão mais profunda com o público.
4- Seja Omnichannel
Sem dúvida, a variedade de canais de comunicação disponíveis é vasta, e uma campanha bem-sucedida deve explorar essas opções de maneira integrada. Ser omnichannel significa alcançar seu público por meio de diferentes plataformas, criando uma experiência coesa. Isso amplifica a visibilidade da sua campanha e maximiza seu impacto.
Hoje em dia, com a tecnologia temos além de TV, outdoors e rádio. As redes sociais estão a todo vapor para divulgar suas campanhas. No entanto, é necessário estudar e entender onde o seu público-alvo está presente para que você possa escolher os meios e plataformas corretas.
4 cases de sucesso de marketing
1- Heineken
Uma das suas ações de marketing mais assertivas, foi em 2018, publicada no Facebook, obtendo mais de 400 mil interações.
A campanha coloca pessoas de diferentes crenças e opiniões para responderem perguntas sobre si mesmas e terem uma percepção sobre o outro, sem se conhecerem. E, depois, os convida a discutir suas diferenças tomando uma cerveja.
Junto com o vídeo publicado, a marca usou a hashtag #OpenYourWorld que, por sua vez, fez um grande sucesso entre os usuários.
2- Magazine Luiza
Há tempos, a empresa de Luiza Trajano vem mudando sua cultura organizacional e se mostrando cada vez mais preocupada com causas importantes. A marca percebeu que suas campanhas podiam ir além de ações de marketing. Um de seus cases de sucesso mais marcantes foi #EuMetoAColherSim.
A frase utilizada para fazer a campanha foi: “Ei moça, finge que vai fazer uma compra no App Magalu, lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher”. De fato, a Magalu não se nega a se posicionar em temas importantes.
3- Vivo
A princípio, utilizou as redes sociais de forma correta e conseguiu aumentar 3x os pedidos pelas sua banda larga ao otimizar seu pixel e contas de anúncios. A Vivo configurou o pixel para:
– medir visitas no site;
– pesquisas feitas;
– planos escolhidos;
– analisar compras finalizadas.
Antes, a Vivo apostava em posts estáticos e vídeos, a partir dessas otimizações, apostaram em peças pensadas e personalizadas para os dispositivos, com vídeos que passavam mensagens rápidas e sem som.
4- Itaú
Por fim, mas não menos importante, um dos cases de marketing mais populares do Itaú é “Leia para uma criança”, que já doou milhões de livros para crianças carentes. O objetivo do Itaú foi aumentar o seu valor de marca, mostrando que a empresa se preocupa com problemas sociais e tornar o mundo mais justo.
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