O checkout no e-commerce é um dos fatores que pode contribuir para a finalização ou abandono de carrinhos na sua loja virtual. Uma vez que processos longos, demorados e burocráticos não são as melhores escolhas quando estamos vivenciando o rápido mundo da internet.
Portanto, é extremamente importante para a saúde do seu e-commerce que ele tenha um processo de finalização de vendas efetivo. Já que ele contribui para aumentar taxas como a de conversão, número de pedidos, faturamento e lucro da sua operação.
Pensando nisso, vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto e deixar dicas importantes sobre como otimizar essa parte tão importante do seu processo de vendas.
O que é o checkout no e-commerce?
O checkout dentro de uma loja virtual é, basicamente, o momento em que seu cliente realiza o preenchimento das informações pessoais imprescindíveis ao pedido e conclui a compra.
A palavra ‘checkout’ na língua inglesa pode ser traduzida como finalizar, o ato de fechar, dar baixa em alguma ação ou simplesmente “checar e sair”. Sendo assim, fica bem mais fácil entender o que de fato significa no e-commerce.
Dentro dessa página, costumamos ter os seguintes passos:
-Conferência dos itens adicionados ao carrinho;
-Preenchimento de dados pessoais;
-Escolha da modalidade do frete;
-Seleção da forma de pagamento que mais atenda ao cliente e preenchimento das informações;
-Conferência do valor total do pedido, realização do pagamento e atualização da transação: se foi aprovada ou não.
Ou seja, é um momento decisivo, onde qualquer detalhe que dificulte a finalização da compra, pode fazer com que o seu cliente desanime e abandone a seleção de produtos no carrinho.
Por este motivo, é extremamente urgente acompanhar o desempenho da página de checkout do seu e-commerce e realizar a otimização dela sempre que necessário.
Para termos em mente a necessidade da usabilidade fluida, basta lembrarmos do cotidiano de compras que lidamos no presencial.
Costuma ser muito frustrante e desestimulante quando você vai a um comércio qualquer e passa por dificuldades desde a hora que chega no estabelecimento, até quando decide fechar a conta.
Essa dificuldade deixa uma péssima impressão, pois o cliente percebe claramente que há uma grande desorganização por trás dos processos aplicados. Além de gerar sentimentos como insegurança, raiva, estresse, entre outras sensações negativas sobre o estabelecimento e marca.
E, todos os gestores e donos de e-commerce devem fugir totalmente de gerar essas sensações em seus clientes. Isso porque quando pensamos que foi investido dinheiro para que ele fosse atraído, engajasse no seu conteúdo e chegasse até o momento de finalização de compras, estaríamos desperdiçando todo esse investimento.
A importância do checkout para seu e-commerce
Como já dissemos, o checkout no e-commerce costuma definir se seu cliente ficará satisfeito com o processo de compra dentro da sua loja online ou se ele acabará desistindo dos produtos que escolheu.
Para que uma pessoa abra uma nova aba no navegador e busque o mesmo produto em outra loja virtual, bastam poucos segundos a mais de carregamento em uma nova página.
Além disso, o tempo de permanência e de carregamento das páginas da sua loja virtual, influenciam diretamente no posicionamento orgânico no Google e na experiência do seu usuário.
Ademais, um checkout rápido, objetivo, de fácil conclusão, intuitivo e transparente, passa ao cliente uma maior segurança para confiar seus dados pessoais àquele site.
E, quanto mais clientes se sentem dessa forma, maior poderá ser o impacto de um bom checkout no e-commerce na sua taxa de conversão.
Logo, reforçar a qualidade de carregamento, informações solicitadas e usabilidade da plataforma, ajuda a manter seus clientes comprando com maior tranquilidade, reduzindo a taxa de abandono de carrinhos e de rejeição na página de checkout.
Quais são as características de um boa página de checkout no e-commerce?
A existência da página de checkout no e-commerce é obrigatória, uma vez que sem ela é impossível finalizar as vendas que foram iniciadas. Contudo, isso não deve significar que ela precisa de menos atenção que outras partes de um e-commerce, ou que pode ser negligenciada.
Sendo assim, existem alguns padrões básicos para tornar o checkout um processo menos trabalhoso e passível de abandono pelos clientes.
Portanto, para que uma página de checkout possa ser considerada otimizada e excelente para a experiência do consumidor, existem alguns pontos fortes a serem considerados :
Informações
O cliente não precisa responder um questionário enorme, como se fosse uma pesquisa do IBGE, para que ele possa concluir a compra.
Entendemos que conhecer mais sobre quem compra da sua loja virtual é fundamental, mas é importante escolher os momentos certos para aplicar estratégias desse tipo.
Logo, pergunte somente o indispensável,como informações extremamente importantes para a finalização do pedido. Podemos citar como exemplos:
-Nome completo;
-Endereço;
-Telefone de contato;
-Data de nascimento;
-CPF ou identidade;
-Dados para pagamento.
Busque sempre a conveniência e compreenda que os clientes não querem esperar muito para obter o status de “compra aprovada”.
Logo, enrolar demais nessa fase pode fazer com que ele se canse e ou se sinta invadido por ser obrigado a dar informações excessivas.
Além disso, esteja atento à possibilidade de solicitar esses dados em etapas, de modo que em cada uma delas, os formulários sejam enxutos e breves, facilitando o preenchimento e a sensação de fluidez.
Opções de pagamento
Em qualquer situação de compra, pode ser bastante desagradável para o cliente não encontrar a opção de pagamento preferida ou a possível, para ele no momento, disponível onde a compra é realizada.
Em situações como essas, o abandono de carrinho é inevitável.
Por esse motivo e para que o cliente se sinta totalmente à vontade em sua decisão, fornecer diversos meios de pagamento pode contribuir para o aumento da taxa de conversão e finalização de pedidos na sua loja virtual.
No entanto, lembre-se sempre de calcular os custos de cada intermediador de pagamento e o quanto as taxas custarão para sua operação, de modo que a oferta de diversos meios de pagamento não seja prejudicial ao seu e-commerce.
Checkout transparente
As ferramentas de checkout transparente estão cada vez mais presentes nas plataformas e soluções de pagamento. Elas, portanto, evitam o redirecionamento do cliente para outra página para que ele possa realizar o pagamento
Sem a utilização dessa ferramenta, o consumidor pode se sentir receoso em digitar informações sensíveis e pessoais em outra aba/janela, para ele, desconhecida.
Dessa forma, escolher pelo checkout transparente no seu e-commerce contribui para a sensação de segurança dos dados de seus clientes e na finalização de um maior número de pedidos.
Além disso, quanto mais transparente sua empresa for com os clientes, melhor para sua reputação também.
Portanto, deixe bem claro que todos os valores cobrados estão sendo discriminados e que não há nenhuma informação a mais nas entrelinhas. Faça com que o cliente perceba que será amparado caso haja qualquer problema no decorrer da experiência de compra.
Certificado SSL
O certificado SSL é mais uma maneira de demonstrar a integridade e segurança do checkout do e-commerce ao seu cliente. Este certificado é aquele pequeno cadeado que fica localizado ao lado da URL do navegador que estamos utilizando.
Ele serve para assegurar de que aquela conexão é segura e confiável, que aquele ambiente virtual é certificado e blindado contra ataques cibernéticos fraudulentos. Ou seja, é mais uma certeza para o seu cliente de que ele está totalmente protegido.
Endereços eletrônicos que não possuem o certificado SSL geralmente não demonstram possuir bons critérios de privacidade e a maioria das pessoas acaba optando por abandonar as compras, quando se dão conta deste detalhe.
Informações sobre frete
A comunicação da sua loja virtual deve ser sempre clara para o consumidor, de modo a não deixar dúvidas ou mal entendidos que podem prejudicar a sua relação com o cliente e a sua reputação.
Portanto, evite letras miúdas, informações pela metade ou confusas: deixe explícito qual o valor do frete para a localidade do consumidor e o quanto este valor irá impactar no total do pedido.
O frete é um dos fatores determinantes e que mais influenciam no abandono de carrinhos.
Logo, uma boa alternativa é oferecer fretes mais baratos para aquelas regiões mais próximas ao Centro de Distribuição do seu e-commerce e/ou fornecer alguns cupons de frete grátis como cortesia. E, durante essas promoções, sempre deixe claro o valor de pedido mínimo ou as outras condições para tal.
A logística é sempre um ponto importantíssimo, afinal, é necessária a locomoção do produto de dentro do estoque da sua operação até à residência do cliente para que a compra seja concluída de fato.
Portanto, outro fator muito importante é deixar claro quanto tempo vai demorar para que a encomenda chegue ao seu destino. Se for possível, ofereça tanto o serviço dos Correios, quanto o de diversas transportadoras.
Acrescente todos os detalhes que julgar necessários para o conhecimento, pois assim, seu cliente se sente confortável para escolher em quanto tempo e por qual valor ele prefere que seu objeto de desejo esteja em mãos.
Página de confirmação do pedido
Por fim, mas indispensável, nas etapas do checkout no e-commerce, forneça uma página contendo todos os detalhes do pedido e as informações concedidas pelo cliente. Assim, sua loja se assegura de que os dados estão corretos e a pessoa pode conferir se acaso digitou algo errado ou se deixou passar algum detalhe.
Ações como esta podem parecer simples, mas são fundamentais para evitar transtornos e estornos dos valores pagos em operadoras de cartões de crédito, por exemplo.
Além disso, permite que o cliente consiga confirmar a quantidade dos itens, cores e tamanho, auxiliando a reduzir a taxa de devoluções e trocas na sua loja.
Páginas leves
Mais uma vez, relembramos: cuide muito bem da navegabilidade e da usabilidade da sua plataforma de e-commerce. Fique atento para que suas páginas não fiquem pesadas e lentas, dificultando a fluidez das sessões de seus visitantes.
Infelizmente, quando não conseguimos abrir uma página em apenas poucos segundos, já é motivo o suficiente para que fiquemos desanimados em conferir o seu conteúdo.
Então, para evitar que isto aconteça e que seus clientes se dispersem, invista em processos ágeis e práticos do primeiro contato com a loja virtual até o checkout no e-commerce.
Um layout claro facilita muito a procura do que seu cliente está precisando. Uma vez que encontre os produtos com facilidade, melhor será para que siga até aos próximos passos.
Para conferir a rapidez de carregamento das páginas, é possível utilizar o Google Pagespeed que auxiliará no diagnóstico e correção de possíveis falhas.
Acompanhe as fases do checkout
Para não deixar seu cliente confuso, exitem técnicas que podem ser aplicadas. Mostrar qual a porcentagem faltante de uma determinada página, a quantidade de informações já concedidas, quantas etapas o processo tem e outros fatores contribuem para dar progressão ao checkout no e-commerce, são alguns exemplos.
Sendo assim, destaque a área onde ele está e permita que ele entenda o que virá a seguir. É mais um modo de sinalizar a rapidez do checkout do seu e-commerce e de diminuir a ansiedade de quem está comprando.
Veja o exemplo, você pode dividir em abas como:
-Informações pessoais;
-Entrega;
-Pagamento;
-Conclusão.
Após todo este processo, teremos a tela de confirmação do pedido com as informações pertinentes para os próximos passos.
Preparado para construir um checkout no e-commerce à prova de abandonos?
O checkout no e-commerce é extremamente importante, tanto para a operação quanto para os clientes.
Como dito durante todo o texto, para os consumidores, o checkout é o ponto mais próximo de finalizar sua compra e começar a aguardar para que ela chegue, e se for muito complicado, pode significar o abandono de carrinhos.
Já para as operações, o checkout significa que todos os esforços de atração, engajamento, escolha de mix de produtos, cadastro deles na plataforma e várias outras otimizações trouxeram resultados, e que não podemos perder esse cliente na reta final.
Isso porque negligenciar a parte final da experiência do consumidor, é um dos maiores erros que você pode cometer como gestor de e-commerce, uma vez que contato dos clientes com a sua operação nunca termina ao finalizar o pedido.
Logo, construir uma relação de confiança e estreita com o público alvo, é um trabalho que deve ser priorizado desde a prospecção dos leads, perpassando pelo encantamento de marca, até que o produto chegue na casa da pessoa e ela renove o desejo de comprar.
Por isso, estar atento aos fatores que elencamos durante todo o texto, é fundamental para oferecer um checkout leve, prático e facilitado.
Desse modo, o cliente guardará este processo todo como uma ótima lembrança, podendo indicar sua loja aos conhecidos e provavelmente se tornará um fã cada vez mais fiel da sua marca.
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