Em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 27%, totalizando R$161 bilhões de faturamento. Logo, os números apresentados não deixam dúvidas de que o e-commerce possui bastante relevância para o mercado atual e, também para os clientes e, por isso, muitos querem entender como começar um e-commerce.
Em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 27%, totalizando R$161 bilhões de faturamento.
E, os números apresentados não deixam dúvidas de que o e-commerce possui bastante relevância para o mercado atual e também para os clientes.
Com a explosão da pandemia no mundo inteiro – logo no início de 2020 -, as vendas no online se tornaram a melhor opção no cenário de isolamento e a necessidade de compras de qualquer tipo de produto.
Sendo assim, as mais diversas ofertas aumentaram de forma considerável e em 2021 houve a consolidação do cenário das compras virtuais.
Os fatores comodidade, segurança, facilidade de pagamento e variedade de escolha, são alguns dos pontos mais importantes para os consumidores nesse “novo normal”.
Como andam suas operações por aí? Já sabe como começar um e-commerce da sua própria marca? Se ainda se sente um pouco perdido(a), fique tranquilo!
Acompanhe a leitura, pois a Ge-commerce irá te guiar nesta jornada!
Apertando o start: objetivos principais, estratégia e planejamento detalhado para começar um e-commerce
Para começar um e-commerce, é preciso realizar a definição clara dos objetivos, afinal, isso vai interferir em todos os aspectos: indicadores, verba disponível
Afinal, cada nicho de mercado possui suas próprias necessidades e formas peculiares para chamar a atenção do público alvo e da persona, para que assim, haja uma boa conversão em consumidores.
É aqui que entra o papel do planejamento estratégico.
Atirar no escuro e para todos os lados, não costuma surtir um bom efeito.
Logo, as estratégias contribuem para todo o processo de vendas online, desde a atração até a fidelização.
Porém, seja realista e liste metas perfeitamente atingíveis para evitar frustrações futuras.
Analise o macro e o micro, faça uma busca pelos seus principais concorrentes diretos, avalie os pontos fortes e os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças, siga em frente munindo-se de informações.
Saber onde sua operação pretende chegar é muito importante.
Planejamento financeiro, um dos principais passos para começar um e-commerce
Além do que já dissemos, não podemos nos esquecer, em hipótese alguma, do planejamento financeiro.
Pois ele é um dos pilares essenciais na gestão das vendas online e para o sucesso da sua operação a longo prazo.
Afinal, será a partir do orçamento inicial que poderemos pensar em como começar o seu e-commerce e o que será possível fazer primeiro.
Portanto, é indispensável analisar todas as dimensões do seu e-commerce, inclusive, atentando-se a indicadores como o payback e o ponto de equilíbrio.
O payback é o indicador de tempo que te drá quando – basicamente – os valores que foram investidos retornarão ao caixa.
Ele também deixa bem claro qual o montante total que será despendido do fluxo de caixa para a realização do projeto.
Aliado a isso, o ponto de equilíbrio precisa estar em acompanhamento constante, dentro de todos os canais de vendas utilizados.
Pois é através dele saberemos com exatidão e minúcia, o nível de faturamento necessário para que possam ser pagos os custos fixos e os variáveis.
Dessa forma, evitando que seja gerado mais prejuízo do que lucro.
Mas muita atenção! Lembre-se de que nem sempre um faturamento alto é significado de um resultado de lucro equivalente.
Dito isto, as palavras de ordem aqui são: mapeamento, análise e acompanhamento contínuo. Seguir este fluxo, é o que garante a saúde e a solidificação do funcionamento geral das engrenagens.
Qual produto seu e-commerce venderá? Defina antes de começar sua operação
Parece óbvio, mas até mesmo o óbvio precisa ser dito e reforçado.
Há empresas que possuem um vasto leque de produtos oferecidos, das mais diversas seções e necessidades/desejos dos consumidores.
Entretanto, também existem aquelas que marcam presença no mercado somente com poucas mercadorias mas com alto apelo às personas.
Em qual destes dois casos as suas operações se encaixam?
Lembre-se que quanto maior o seu número de produtos, melhor deverá ser sua gestão de estoque e mais você deverá investir em descrição, imagens de produtos, SEO e campanhas de mídia paga.
Portanto, uma dica fundamental é: escolha os produtos que atenderão à sua persona da melhor forma possível.
Par aisso, entenda a fundo quais são as suas necessidades e suas dores, porque acredite: ao pesquisar o que precisa, o consumidor sempre optará por aquele e-commerce que mais lhe chamar a atenção no que vai de encontro às suas crenças e necessidades.
A frase mais batida já escutada nos últimos tempos, continua fazendo e continuará (cada vez mais) a fazer sentido: qualidade não é mais um diferencial, é obrigação.
E quem não se destaca, acaba ficando para trás nos dias de hoje.
Portanto, preze muito por uma delimitação inteligente do que se pretende oferecer ao seu cliente, mesmo que esteja começando agora o seu e-commerce.
Busque fornecedores parceiros do seu e-commerce
Ainda que esteja apenas começando o seu e-commerce, este é o momento de demonstrar total profissionalismo ao entrar em contato com os possíveis parceiros que te fornecerão as mercadorias.
Lembra que comentamos sobre a importância de um planejamento estratégico de qualidade? Pois bem, aqui você vai usá-lo para saber “negociar seu peixe”.
Este é um processo trabalhoso e há a necessidade de pesquisar bastante, usar dos objetivos já antes traçados e organizar bem a lista, a fim de facilitar quando precisar separar quais fornecedores serão capazes de suprir suas necessidades e que tenham feat com os valores da sua empresa.
Utilize de métodos como planilhas, área de trabalho do Trello ou do Notion, lista por ordem alfabética no Word, utilize a ferramenta que achar melhor, desde que tenha uma organização clara.
Ao efetuar contato, apresente seu projeto, tire todas as suas dúvidas, avalie com calma os benefícios de cada um e tente negociar valores e volumes. Isso porque, muitas vezes suas promoções e margem de lucro serão respaldadas pelas compras em grandes volumes, desde que seja de um produto estratégico.
Novamente, lembre-se: converse sempre demonstrando conhecimento sobre o mercado e o nicho ao qual está se inserindo.
Ofereça uma boa parceria em troca, crie network!
Encontrar bons fornecedores é uma tarefa árdua e que demanda bastante cuidado ao contratar, durante a prestação de serviços e depois dos processos.
Por isso, esteja sempre acompanhando o que está sendo oferecido, avalie constantemente se a parceria está valendo a pena. Afinal, mesmo que você consiga um bom preço mas não consiga qualidade, seus clientes não estarão satisfeitos.
Ademais, quando buscamos manter bons relacionamentos com as pessoas e valorizamos o nome de nossa empresa dentro do mercado, as coisas se tornam bem mais fáceis de serem resolvidas no dia a dia.
Quem é seu cliente enquanto você começa o seu e-commerce? Defina sua persona!
Você sabe exatamente o que significa ter uma persona definida?
Caso ainda não saiba, vamos lá: definir a persona das suas operações é nada mais, nada menos, do que analisar com calma qual seria o perfil dos seus clientes ideiais e, literalmente, passar essas informações para o papel, por vezes, até mesmo ter imagens que as definam.
Sua persona deve conter um nome, idade, seus gostos, seus status de relacionamento, profissão e suas ambições nesta área da vida, se estudam ou não, se possuem filhos, renda, medos e ambições.
No começo é um pouco complicado, pois visualizar essa dinâmica – ainda mais no início do planejamento – parece ser algo ainda muito inexplorado.
Porém, com o auxílio do seu planejamento estratégico (mais uma vez) isso se torna mais simples de ser concluído.
Até porque, uma vez que você sabe exatamente qual o tipo de pessoa que almeja atrair e fazê-la se interessar pelos seus produtos, criar esse perfil é quase como descrever a sua própria ambição com relação ao projeto.
Também é importante definir o público alvo, entretanto acaba sendo algo muito generalista.
A persona possui o intuito de delimitar o círculo de pessoas atingidas, sem rodeios, o que garante uma porcentagem de conversão bem maior. Já falamos antes, quanto menos “atirar para todos os lados”, melhor!
Defina sua proposta de valor, é impossível começar um e-commerce sem ela
Para começar o seu e-commerce, um dos passos fundamentais é estabelecer a sua Proposta Única de Valor – PUV.
Se seu projeto não possui ainda uma proposta de valor muito bem definida, reveja isso imediatamente.
As informações chegam sem parar em nossos smartphones e sim, tem muita gente que já está vendendo o que você vende – ou pretende vender.
Já se foi o tempo em que para vender bem, bastava um ótimo atendimento e um produto de ótima procedência e qualidade. Claro que estes ainda são fatores indispensáveis em uma transação comercial. Entretanto, hoje em dia as pessoas querem muito mais do que isso.
Já parou para se perguntar o porquê de determinadas marcas venderem tanto, fornecendo o mesmo tipo de produto de várias outras, enquanto muitas não conseguem atingir nem sequer metade do patamar dessas primeiras? O que acontece? Bom, tudo está relacionado à forma com que as pessoas se conectam com a marca.
A resposta da questão é o nível de identificação que o público tem, é muito mais sobre valores, propósitos e quais histórias existem para serem contadas, do que somente sobre vender algo. Se a abordagem muda, o filtro de visão também.
Dito isso, jamais deixe de lado a criação de estratégias cada vez mais voltadas para o storytelling, para o contexto em que suas operações estarão envolvidas.
Qual o seu diferencial? O que te faria chamar a atenção dentre milhões de propostas parecidas? Siga pelo caminho de ser uma das opções indispensáveis, até chegar ao ponto em que será a única escolha possível.
Reflita: você almeja crescer e vender por preço ou por valor?
Definindo a melhor plataforma para começar o seu e-commerce
Olhando de fora, as plataformas de e-commerce podem até parecer iguais, mas elas são bem diferentes umas das outras, principalmente quando você se pergunta como começar um e-commerce.
Dois passos principais:
Primeiramente, você deve se atentar se a plataforma em questão é capaz de atender às regras e pré-requisitos do seu projeto.
É necessário avaliar se será uma plataforma pertinente e que conseguirá abranger todos os objetivos e principais focos.
Caso isso esteja validado, é hora de obter uma visão ainda mais abrangente.
O segundo passo é checar se o que está sendo oferecido, se apresneta uma versão mobile responsiva e se o cliente não terá problemas (lentidão para carregar as páginas, erros) ao acessar de qualquer dispositivo que seja.
Sabemos que as pessoas estão acessando aos mais variados conteúdos através do smartphone, pelo menos na maior parte do tempo.
Então, a hospedagem do seu e-commerce tem por obrigação abrir de forma fluida, de qualquer modo.
Também é importante verificar se a plataforma em questão é capaz de integrar com outros sistemas, como ERPs.
Outros aspectos sobre a plataforma
A praticidade, a agilidade e a segurança nas operações é algo que deve ser sempre levado em consideração e todas as tecnologias que estarão integradas à plataforma precisam seguir esses padrões.
Qual valor de frete será repassado ao seu consumidor? Quais as formas de pagamento estarão disponíveis e como serão distribuídas as taxas de cada um?
Todas essas informações são importante não só para quem compra, mas também para os gestores. Uma vez que isso interfere nas linhas da DRE e também no serviço oferecido aos clientes.
Além de, claro, ser algo que contribua para obter um grande potencial competitivo com outras empresas.
Falando sobre custos, não se esqueça de analisar os valores de suporte e hospedagem à longo prazo dentro da plataforma e quais os planos que são oferecidos às operações que a aderem.
Porque sim, hoje o custo pode até valer a pena, mas talvez futuramente não seja um negócio tão bom assim, conforme sua operação começa a alavancar. Portanto, faça uma avaliação 360º.
Além de todos estes tópicos citados, pense na divulgação e nas formas com que as estratégias de Marketing poderão ser aplicadas na plataforma atravéz das estratégias de SEO, gestão de tráfego eficiente, pensando nos plug-ins.
O marketing é uma ferramenta importante no aumento das vendas e se caso a plataforma não permitir uma veiculação de forma eficiente, isso pode ser uma grande lacuna.
Estoque, operação e logística, eles fazem parte de como começar o seu e-commerce
Já passamos por alguns aspectos desta tríade nos outros tópicos, mas é sempre bom aprofundar mais um poucos nos assuntos em questão e frisar que uma boa gestão, é uma gestão completa que perpassa por todos os setores de uma empresa.
O estoque, por exemplo, é algo que deve ser constantemente verificado, item por item – pois até mesmo dentro de um rol de itens em específico, como uma coleção de camisas, podem haver flutuações expressivas.
Um controle ineficiente de estoque pode pender tanto para a falta, como também para o excesso.
Isso porque produtos em falta significa perda de vendas, mas os parados no estoque significam capital sem giro.
Para uma gestão eficiente de estoque as informações devem se cruzar entre:
– tempo em que seus fornecedores levam para entregar as mercadorias;
-demanda das vendas;
-passando pelo nível do estoque seguro;
-tempo de reposição;
-produtos da cuva A e muito mais.
Por isso, busque o ponto de equilíbrio para que o fluxo gire sem travas através de uma gestão inteligente de estoque.
Mas, mesmo com esses aspectos definidos, sua operação também deve oferecer um cuidado sempre muito atencioso aos seus clientes.
Afinal, eles querem e possuem a necessidade de contar com você no pós-venda.
Não há nada pior do que adquirir um produto, precisar realizar a troca e a empresa simplesmente não fornecer um atendimento justo e ágil.
Demonstre que sua loja online realmente possui pessoas dedicadas trabalhando nos bastidores e fidelize seus consumidores através de um atendimento excelente.
Foco na logística!
Por último, mas não menos importante, a dica que podemos dar em relação à logística é distribuir o foco dos fretes.
Portanto, não se prenda apenas aos Correios, mas busque também transportadoras regionais, talvez contatando parceiros de sua cidade ou de cidades vizinhas, por exemplo.
Além disso, foque sempre em melhorar o processo logístico interno, de modo a reduzir o número de pedidos errados e dar maior velocidade ao processo de separação e envio de mercadorias.
Pense na navegação e no criativo do layout no site
Já foi comprovado que uma boa navegação e uma aparência interessante, com um design bonito ajuda muito na retenção dos consumidores nos sites em geral e, principalmente, no e-commerce.
Afinal, imagine a seguinte cena: você está dispostoa pesquisar por um produto que está querendo muito comprar e pretende realizar esta compra no mesmo dia.
Mas, geralmente podemos encontrar o mesmo produtos em diversos sites, certo?
Como você entrará ao menos em alguns para avaliar preços, custos de frete, disponibilidade de cores e tudo o mais, em qual você passaria mais tempo: em um e-commerce confuso e sem graça ou em outro totalmente organizado e coerente?
Desde a evolução ininterrupta do mundo digital, ninguém mais tem paciência de ficar lutando por mais de alguns poucos segundos com o carregamento de uma página na internet.
Portanto, foque na otimização da navegação para todos os tipos de dispositivo, teste todas as áreas, tenha certeza de que irá funcionar perfeitamente para o seu consumidor.
Comece seu e-commerce agradando seu cliente pelas formas de pagamento!
Em alguns casos, as pessoas desistem da compra de um produto ou de contratar um serviço pura e simplesmente porque a melhor forma de pagamento para elas, não está disponível.
Por este motivo, é muito interessante estuda-las e permitir o acesso ao maior número possível. Algumas das principais formas de pagamento atualmente são:
-Cartões de crédito;
– Cartões de débito virtuais;
-Boleto;
-Transferência bancária;
-Pix;
-QR Code;
– Carteiras digitiais e outros.
E, além das opções de pagamento, é indicado também que haja a integração do site do seu e-commerce com algum gateway.
Essa ferramenta é utilizada a fim de organizar as informações sobre receber, contatar as operadoras dos cartões, processar e finalmente dar o feedback de compra aprovada.
Depois disso, liberando o pedido e depositando o valor pago em sua conta.
Como exemplos de gateways de pagamento podemos usar o PayPal, o Mercado Pago, o PagSeguro, entre outros.
Comece seu e-commerce disponibilizando um atendimento impecável
Um ótimo atendimento é extremamente necessário em todas as etapas do funil, principalmente no pós-venda.
Depois que o consumidor adquire e usa o seu produto ou serviço, é que ele se torna capaz de passar a sua proposta à frente, seja positivamente ou não.
Então, muita atenção com isso!
Treine seus colaboradores de forma com que a cordialidade, a educação e o atendimento solícito sejam alguns dos principais pilares.
Para isso, você também deve definir quais serão os principais canais de atendimento ao cliente, canais que sejam realmente eficientes e através dos quais uma resposta de qualquer espécie não demore tanto para acontecer.
Será um e-mail ou um número de WhatsApp corporativo? O chat da página no Facebook ou via direct do Instagram?
Analise com calma e deixe bem explícitas as informações de contato em seu site. O que importa é deixar o cliente satisfeito, feliz e que ele se torne fiel à sua marca.
Envio e frete, um aspecto que não pode ser esquecido
Na hora de escolher as opções de envio, lembre-se das particularidades de suas mercadorias: se são produtos muito grandes ou quase que em miniatura, se são delicadas ou necessitam de um tipo de manejo diferente.
Os preços dos fretes dos Correios costumam variar de localidade, porém abrangem a maior parte do território brasileiro.
Uma de suas desvantagens é o tempo de entrega, pois se o consumidor optar pelo Sedex, o custo aumenta.
Por outro lado, as transportadoras oferecem um valor mais barato, mas podem ter restrição de região.
Contudo, como dissemos acima, o ideal é ter vários parceiros logísticos que facilite o atendimento de seus clientes em todo território nacional.
Enfim, elenque as principais prioridades para ambos os lados e facilite a decisão do consumidor já fornecendo diversas opções de preços e prazos de entrega.
Indicadores, fundamentais para começar um e-commerce e durante toda operação
Os indicadores no e-commerce são os métodos utilizados para mensurar a eficiência das operações.
Quer saber a como está o número de visitas em seu e-commerce e quantos leads estão convertendo? Um indicador pode te fornecer esta informação.
Porém, cuide de cada um de forma específica e entenda que não dá para abraçar o mundo apenas com os dois braços: defina quais serão os indicadores principais da sua loja virtual e foque neles.
Está sentindo que algo está ficando para trás, deixando à desejar? Foque naquele índice em específico e depois volte ao fluxo normal de análise.
Ações como essas ajudam suas operações a permanecerem sempre estáveis e em equilíbrio com as demandas que surgirem.
Além de conseguir prospectar tempo e formas diferentes de crescimento e expansão da sua operação.
Marketing, atente-se a ele
O marketing é uma parte constituinte e imporatante para o e-commerce.
Logo, para que as estratégias de atração e fidelização, você precisa das estratégias de um marketing digital profissional.
Além disso, as redes sociais estão bombando e a cada dia que passa, as formas de se alcançar um engajamento alto mudam em uma velocidade absurda.
Optar por um marketing de conteúdo feito com qualidade e criatividade, identificando exatamente cada dor de nossas personas e solucionando suas demandas mais urgentes, é algo que não há mais como ser deixado para depois.
Logo, pensando no marketing para seu e-commerce sugerimos que busque empresas que realizam uma gestão séria e focada, contando com conhecimento e experiência quando se fala de e-commerce e lojas virtuais.
Não apenas serviços avulsos que não conseguirão realizar uma gestão adequada e que levará seu e-commerce a outros patamar. Esteja atento aos gurus do marketing e suas promessas vazias.
Melhoria constante, para começar e alavancar seu e-commerce
Operações de sucesso são aquelas que estão em um processo contínuo de avaliação, em todos os setores.
Todos negócios traçam seu caminho pouco a pouco e as chances de falha são altas para qualquer tipo de negócio, tanto nos grandes, quanto nas microempresas.
Por isso, esteja sempre atento e treine sua equipe para que faça o mesmo de forma constante, sempre reportando relatórios completos.
Não tenha medo de errar, essa é a premissa mais verdadeira dentro do mundo do empreendedorismo: quando erramos, possuímos a chance de entender o que não está dando certo e de consertar a falha o quanto antes.
Por outro lado, se uma ação está dando muito certo, é sinal de que deva ser mantida. Traduzindo: cheque, análise, mapeie resultados, ouça com carinho os feedbacks e críticas construtivas que vierem de clientes, e siga evoluindo.
Pronto para começar seu e-commerce agora?
É um erro simplório acreditar que a criação e a manutenção de uma loja online, é algo fácil e muito mais tranquilo de se lidar, do que a de um comércio físico. Muito pelo contrário, é tão desafiante quanto e até mais!
O mundo digital evolui muito rápido e empreender nele jamais será algo comum.
Contudo, é sim possível criar um e-commerce do zero, colocá-lo no ar e alavancar e lucrar com esse tipo de operação.
Apesar de contar com inúmeras etapas, estabelecer um pano de ação é fundamental, e será ele quem ditará o futuro do seu e-commerce.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a te informar, desmistificar e de te impulsionar a criar seu próprio negócio digital.
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