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CAC e-commerce: quanto seus clientes te custam?

O CAC no e-commerce é um dos indicadores imprescindíveis para a gestão de maneira holística e competente. 

Adquirir clientes pode parecer algo simples para quem não vive essa realidade diária, porém é algo complexo e que pode se tornar muito oneroso para o financeiro do seu e-commerce, quando não é analisado de perto.

Portanto, para explicar melhor sobre o que é o CAC e qual a sua importância nas vendas online, nosso artigo traz todas as informações que você precisa para se manter atualizado e atento. Confira a seguir.

O que é e o que significa a sigla CAC? 

A CAC é uma sigla empregada para simplificar o nome de um indicador chamado Custo de Aquisição de Clientes.

Ele serve para orientar os gestores sobre o valor pago para adquirir novos clientes para a operação. 

Ou seja, com ele é possível avaliar se os esforços e os investimentos de capital aplicados no Marketing e na ampliação das vendas, estão valendo realmente a pena. 

Afinal, quanto mais otimizados forem os investimentos, melhores poderão ser os resultados de uma operação de e-commerce

Como depende de vários fatores, incluindo o nicho do seu e-commerce, o valor do CAC flutua e não possui uma média única. 

Por isso, quanto mais você conhecer os seus processos a fundo e seu funil de vendas, mais explícito fica o que necessita ser otimizado para reduzir o valor de aquisição de clientes.

Como calcular o CAC de um e-commerce?

Calcular o CAC no e-commerce é simples, mas você deve levar em conta que alguns custos são abordados na equação, como:

-Custos totais com o Marketing da operação (anúncios, remarketing, -ferramentas variadas de Marketing Digital, Social Media, eventos, etc);

-Custos para a conversão das vendas (estratégias, parcerias, Recursos Humanos, softwares, plataforma de hospedagem da sua loja virtual, etc);

-Outros custos e gastos ampliados (depósito do estoque, servidores, telefones, viagens da equipe, equipamentos, etc).

Sendo assim, notamos que basicamente tudo o que foi gasto para que novos leads fossem gerados e convertidos em consumidores, não pode ficar de fora. Todavia, alguns custos não devem ser considerados, como:

-Água;

-Energia elétrica;

-Manutenções;

-Seguros;

-Aluguéis;

-Despesas com serviços, como cartório;

-E gastos menores, como materiais de limpeza e conservação dos ambientes.

Depois de montar sua base com estes dados e definir qual o período a ser analisado, é hora de descobrir então o CAC do seu e-commerce.

Basta utilizar a fórmula 

CAC = VALOR TOTAL INVESTIDO / NÚMERO DE NOVOS CLIENTES.

Vamos utilizar um caso fictício como exemplo, imagine que em um mês específico, seu e-commerce tenha adquirido cerca de 60 novos clientes. E, somando os investimentos totais em marketing e vendas, obteve-se o valor de R$5.000,00.

Dividindo o custo dos investimentos, pelo número de novos consumidores, descobrimos que o seu CAC foi de R$ 83,33

Isso é bom ou ruim? 

Bem, essa é uma pergunta que precisa de uma análise global e que depende de outros indicadores para acontecer, como por exemplo, o LTV , onde será possível entender se os clientes adquiridos vão se manter comprando a ponto e pagarem o investimento realizado e gerarem lucro para a operação. 

A importância do CAC para o seu e-commerce

Assim como manter o nível do seu LTV (Lifetime Value) em equilíbrio, mantendo os clientes mais antigos da operação comprando, adquirir novos clientes nunca deixa de ser algo interessante dentro do mundo das vendas online.

Portanto, ajustar o custo-benefício dentro dos processos de prospecção de novas pessoas interessadas nos seus produtos, é extremamente importante. 

E, assim como acontece com os outros indicadores dentro da gestão de um e-commerce, acompanhar o CAC de perto permite conhecer quais as estratégias estão dando certo e quais são as que já não estão funcionando bem e precisam ser otimizadas ou abandonadas.

Olhar atentamente para as plataformas de mídia utilizadas pode ser uma boa maneira de entender se as ações utilizadas são condizentes com seu público e produto. 

De qualquer forma, esteja atento e analise o nível de estabilidade da sua operação, se as vendas estão elevadas ou se estão caindo muito, afinal, os clientes podem estar sendo atraídos mas não fidelizados, o que vai impactar negativamente no seu lucro. 

Estratégias para diminuir o CAC do seu e-commerce

Como já foi dito, quanto menor o valor do CAC, melhor será para o lucro da operação. Mas afinal, como então diminuir os custos com a aquisição de novos clientes?

Apesar de não ser uma ciência exata e de não existir respostas prontas, vamos listar três estratégias interessantes para você aplicar no seu e-commerce, veja:

Tráfego orgânico

A utilização do tráfego orgânico não depende de um orçamento alto para ser iniciado, de fato. 

A produção de conteúdos relevantes é de suma importância aqui, seja dentro das redes sociais, através de artigos para um blog ou na criação de mídias, como vídeos curtos e objetivos sobre sua marca e produtos.

O Inbound Marketing aliado ao E-mail Marketing também são estratégias possíveis e que podem ser realizadas pela equipe de marketing da sua operação. 

Dessa forma, é possível que você adquira novos clientes para seu e-commerce utilizando o gatilho da reciprocidade e através do fornecimento conteúdo de valor para sua persona.

Utilizar automação de marketing

Como anda a implementação do CRM dentro da sua operação? Cortar despesas com processos arcaicos e que atrasam a vida no fluxo de funcionamento do seu e-commerce, é uma das melhores estratégias que existem.

Automatizar algumas formas de contato, como o e-mail marketing, é sinal de uma produtividade maior, menos tempo investido na prospecção de leads e alguns bons Reais a menos na listagem dos gastos mensais.

Otimizações na loja virtual

Manter uma loja virtual otimizada, com checkout responsivo é uma ótima maneira de valorizar o seu CAC. 

Afinal, você investiu dinheiro para a aquisição de clientes, portanto, precisa oferecer um ambiente propício à conversão através do carregamento rápido do site, página de checkout apenas com as informações necessárias e CTAs bem definidos, por exemplo. 

CAC do seu e-commerce garante seu crescimento sustentável

Podemos atestar que o acompanhamento periódico do CAC é tão importante quanto manter a carteira dos clientes mais fiéis. Afinal, o objetivo principal e final de uma operação de e-commerce, é vender cada vez mais e lucrar, certo?

Para isso, a relação entre os valores investidos e a entrada de capital precisa se apresentar estável e ser sustentável o suficiente para que perdure. Isso porque, as operações que gastam mais  do que recebe, acabam por falir em algum momento.

Portanto, o CAC no e-commerce  é uma das métricas fundamentais de uma gestão inteligente e ativa e com capacidade de crescimento ao longo do tempo. 

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce, continue nos acompanhando aqui em nosso blog e em todas as nossas redes sociais!

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O CAC no e-commerce é um dos indicadores imprescindíveis para a gestão de maneira holística e competente. 

Adquirir clientes pode parecer algo simples para quem não vive essa realidade diária, porém é algo complexo e que pode se tornar muito oneroso para o financeiro do seu e-commerce, quando não é analisado de perto.

Portanto, para explicar melhor sobre o que é o CAC e qual a sua importância nas vendas online, nosso artigo traz todas as informações que você precisa para se manter atualizado e atento. Confira a seguir.

O que é e o que significa a sigla CAC? 

A CAC é uma sigla empregada para simplificar o nome de um indicador chamado Custo de Aquisição de Clientes.

Ele serve para orientar os gestores sobre o valor pago para adquirir novos clientes para a operação. 

Ou seja, com ele é possível avaliar se os esforços e os investimentos de capital aplicados no Marketing e na ampliação das vendas, estão valendo realmente a pena. 

Afinal, quanto mais otimizados forem os investimentos, melhores poderão ser os resultados de uma operação de e-commerce

Como depende de vários fatores, incluindo o nicho do seu e-commerce, o valor do CAC flutua e não possui uma média única. 

Por isso, quanto mais você conhecer os seus processos a fundo e seu funil de vendas, mais explícito fica o que necessita ser otimizado para reduzir o valor de aquisição de clientes.

Como calcular o CAC de um e-commerce?

Calcular o CAC no e-commerce é simples, mas você deve levar em conta que alguns custos são abordados na equação, como:

-Custos totais com o Marketing da operação (anúncios, remarketing, -ferramentas variadas de Marketing Digital, Social Media, eventos, etc);

-Custos para a conversão das vendas (estratégias, parcerias, Recursos Humanos, softwares, plataforma de hospedagem da sua loja virtual, etc);

-Outros custos e gastos ampliados (depósito do estoque, servidores, telefones, viagens da equipe, equipamentos, etc).

Sendo assim, notamos que basicamente tudo o que foi gasto para que novos leads fossem gerados e convertidos em consumidores, não pode ficar de fora. Todavia, alguns custos não devem ser considerados, como:

-Água;

-Energia elétrica;

-Manutenções;

-Seguros;

-Aluguéis;

-Despesas com serviços, como cartório;

-E gastos menores, como materiais de limpeza e conservação dos ambientes.

Depois de montar sua base com estes dados e definir qual o período a ser analisado, é hora de descobrir então o CAC do seu e-commerce.

Basta utilizar a fórmula 

CAC = VALOR TOTAL INVESTIDO / NÚMERO DE NOVOS CLIENTES.

Vamos utilizar um caso fictício como exemplo, imagine que em um mês específico, seu e-commerce tenha adquirido cerca de 60 novos clientes. E, somando os investimentos totais em marketing e vendas, obteve-se o valor de R$5.000,00.

Dividindo o custo dos investimentos, pelo número de novos consumidores, descobrimos que o seu CAC foi de R$ 83,33

Isso é bom ou ruim? 

Bem, essa é uma pergunta que precisa de uma análise global e que depende de outros indicadores para acontecer, como por exemplo, o LTV , onde será possível entender se os clientes adquiridos vão se manter comprando a ponto e pagarem o investimento realizado e gerarem lucro para a operação. 

A importância do CAC para o seu e-commerce

Assim como manter o nível do seu LTV (Lifetime Value) em equilíbrio, mantendo os clientes mais antigos da operação comprando, adquirir novos clientes nunca deixa de ser algo interessante dentro do mundo das vendas online.

Portanto, ajustar o custo-benefício dentro dos processos de prospecção de novas pessoas interessadas nos seus produtos, é extremamente importante. 

E, assim como acontece com os outros indicadores dentro da gestão de um e-commerce, acompanhar o CAC de perto permite conhecer quais as estratégias estão dando certo e quais são as que já não estão funcionando bem e precisam ser otimizadas ou abandonadas.

Olhar atentamente para as plataformas de mídia utilizadas pode ser uma boa maneira de entender se as ações utilizadas são condizentes com seu público e produto. 

De qualquer forma, esteja atento e analise o nível de estabilidade da sua operação, se as vendas estão elevadas ou se estão caindo muito, afinal, os clientes podem estar sendo atraídos mas não fidelizados, o que vai impactar negativamente no seu lucro. 

Estratégias para diminuir o CAC do seu e-commerce

Como já foi dito, quanto menor o valor do CAC, melhor será para o lucro da operação. Mas afinal, como então diminuir os custos com a aquisição de novos clientes?

Apesar de não ser uma ciência exata e de não existir respostas prontas, vamos listar três estratégias interessantes para você aplicar no seu e-commerce, veja:

Tráfego orgânico

A utilização do tráfego orgânico não depende de um orçamento alto para ser iniciado, de fato. 

A produção de conteúdos relevantes é de suma importância aqui, seja dentro das redes sociais, através de artigos para um blog ou na criação de mídias, como vídeos curtos e objetivos sobre sua marca e produtos.

O Inbound Marketing aliado ao E-mail Marketing também são estratégias possíveis e que podem ser realizadas pela equipe de marketing da sua operação. 

Dessa forma, é possível que você adquira novos clientes para seu e-commerce utilizando o gatilho da reciprocidade e através do fornecimento conteúdo de valor para sua persona.

Utilizar automação de marketing

Como anda a implementação do CRM dentro da sua operação? Cortar despesas com processos arcaicos e que atrasam a vida no fluxo de funcionamento do seu e-commerce, é uma das melhores estratégias que existem.

Automatizar algumas formas de contato, como o e-mail marketing, é sinal de uma produtividade maior, menos tempo investido na prospecção de leads e alguns bons Reais a menos na listagem dos gastos mensais.

Otimizações na loja virtual

Manter uma loja virtual otimizada, com checkout responsivo é uma ótima maneira de valorizar o seu CAC. 

Afinal, você investiu dinheiro para a aquisição de clientes, portanto, precisa oferecer um ambiente propício à conversão através do carregamento rápido do site, página de checkout apenas com as informações necessárias e CTAs bem definidos, por exemplo. 

CAC do seu e-commerce garante seu crescimento sustentável

Podemos atestar que o acompanhamento periódico do CAC é tão importante quanto manter a carteira dos clientes mais fiéis. Afinal, o objetivo principal e final de uma operação de e-commerce, é vender cada vez mais e lucrar, certo?

Para isso, a relação entre os valores investidos e a entrada de capital precisa se apresentar estável e ser sustentável o suficiente para que perdure. Isso porque, as operações que gastam mais  do que recebe, acabam por falir em algum momento.

Portanto, o CAC no e-commerce  é uma das métricas fundamentais de uma gestão inteligente e ativa e com capacidade de crescimento ao longo do tempo. 

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