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Meios de pagamento para e-commerce: aprenda como otimizar essa etapa no seu checkout.

Os meios de pagamento para e-commerce são um dos principais aspectos levados em consideração durante o processo de compras pelo seu cliente, isso porque ele pode decidir se vai ou não comprar no seu e-commerce de acordo com os meios disponíveis no momento do checkout. 

Por isso, é fundamental que sua operação disponibilize vários métodos de pagamento, que sejam interessantes para seus clientes e também sejam estratégicos para seu negócio.

Então, durante este artigo vamos conhecer quais são os principais meios de pagamento, como fazer a melhor escolha para sua operação, como integrar seu e-commerce com os diversos meios de pagamento e como eles interferem na sua estratégia de negócio. Vamos lá?

Principais meios de pagamento para e-commerce em 2021

Alguns meios de pagamento para compras on-line já são conhecidos há mais tempos, como os boletos bancários e os cartões de crédito. Contudo, alguns novos métodos como o pix e as carteiras digitais têm sido bastante utilizados pelos clientes. Por isso, vale a pena conhecer melhor cada um deles e suas vantagens

Cartão de Crédito  

 O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados nos e-commerce. Isso porque boa parte dos clientes são adeptos do uso do cartão e o processamento do pedido costuma ser mais rápido. 

Para os e-commerces que trabalham com produtos de alto valor, os clientes costumam esperar por maiores condições de parcelamento e a baixos juros. Então, é importante escolher intermediadores de pagamentos que tenham boas taxas para ambos os lados.

Outro fator importante sobre os cartões de crédito é a segurança.

Logo, certifique-se que seus selos de segurança e certificado SSL estejam ativos, protegendo os dados do seu cliente. 

 Boleto Bancário 

Os boletos bancários são bastante utilizados nos e-commerces, por dois grandes motivos. 

O primeiro deles é que ele é acessível para pessoas que não possuem ou ainda não se sentem confiantes o suficiente para utilizar cartões de crédito ou débito na internet. 

Já o segundo motivo, é pela possibilidade de pagamentos à vista e com desconto, que são oferecidos por diversos lojistas digitais. 

Para os gestores de e-commerce, o boleto também é fácil de implementar e usar, pois basta que se tenha uma conta em qualquer banco e ter integração de ERP diretos com a instituição ou integrações com plataformas que o boleto será gerado. 

Apesar de todas essas facilidades, os boletos podem ter pequenas taxas para o gestor de e-commerce e podem demorar um pouco mais para compensação, um prazo em torno de 01 a 5 dias úteis após o pagamento. 

Além disso, o boleto dá tempo para que o cliente repense a compra e possa desistir dela e ainda segurar itens do seu estoque. Então, disponibilizar meios de pagamentos como o pix, torna-se importante para reter essas vendas e ainda ser possível oferecer descontos. 

Débito em Conta 

É uma opção de pagamento à vista, que garante rápida aprovação de pagamento e, portanto, rápido envio do produto para o cliente.

Para utilizar esse serviço no seu e-commerce, é necessário entrar em contato com seu banco e solicitar essa modalidade de pagamento, as taxas costumam ser menores que as utilizadas no boleto bancário. 

Pix

O pix é um meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil e tem sido amplamente utilizado pelos brasileiros, principalmente substituindo as transferências tipo DOC e TED. 

O Pix é realizado quase que instantaneamente e não tem taxas, o que faz com que ele seja bem aprovado pelos clientes e cada vez mais utilizado. 

Essa modalidade tem atraído novos públicos para o e-commerce, usuários com o mesmo perfil dos que utilizam o boleto bancário, que não sentiam segurança e facilidade em comprar on-line, mas que veem no pix um diferencial. 

Além disso, o pix também auxilia os gestores de e-commerce, pois os auxiliam a economizar nas taxas de cartão e boleto e a aumentar a taxa de conversão de suas lojas virtuais. 

Carteiras Digitais

Algumas pesquisas apontam que até 2024 as carteiras digitais representarão 51,7% do volume transacional no e-commerce do mundo inteiro. 

As carteiras digitais são, basicamente, aplicativos de bancos digitais onde o cliente pode guardar seu dinheiro e realizar transações como pagamentos e transferências utilizando apenas o app. Esses bancos digitais costumam oferecer vantagens como isenção de taxas e cashback, o que faz com que eles ganhem bastante adeptos. 

Dessa forma, é importante aceitar esses meios de pagamento já que os benefícios gerados pela utilização podem interferir na decisão de compra dos seus clientes. 

Mas, então como escolher o melhor meio de pagamento para seu e-commerce?

Como já dissemos acima, os meios de pagamento disponíveis na sua loja virtual podem interferir na sua taxa de conversão e na satisfação do cliente durante a compra. Dessa forma, é necessário pesar alguns fatores para que a sua escolha seja a mais acertada possível, levando em consideração as necessidades do seu cliente e também as vantagens para sua operação de e-commerce.

Analisando o perfil do cliente do seu e-commerce

Este é um dos primeiros pontos a se levar em consideração, quem é a sua persona e os hábitos de consumo dela. Entender se seus clientes preferem formas de pagamento com parcelamentos mais longos ou preferem desconto à vista será um diferencial para escolher entre um banco ou uma operadora de cartão com taxas de juros e repasses melhores.

Análise de mercado e os meios de pagamento para e-commerce oferecidos pela concorrência

É comum dizermos que os preços no e-commerce precisam ser competitivos, contudo, as formas de pagamento também são, uma vez que mesmo que um produto esteja barato, taxas inesperadas e não anunciadas podem fazer o cliente desistir da compra. 

Logo, conhecendo seus principais concorrentes e os meios de pagamentos que eles disponibilizam em seus e-commerces pode trazer insights e ajudar a traçar estratégias que compitam diretamente com eles, mesmo que o valor do seu produto seja mais alto. 

Aqui você pode pensar também sobre as estratégias de frete, sempre tentando oferecer uma experiência de compra para o cliente e um checkout rápido e assertivo. 

Valores e Taxas dos meios de pagamento escolhidos

A maioria dos métodos de pagamento cobrará taxas que podem ser valores fixos por vendas ou porcentagens sobre elas. Algumas empresas não cobrarão taxa de adesão ou mensalidade e você poderá utilizar esses fatores para entender a melhor solução para seu e-commerce. 

Analisar e compreender quais são as tarifas praticadas pelas empresas será um aspecto fundamental para sua precificação.

Ademais, essas taxas podem variar de acordo com o próximo aspecto: prazo de recebimento. 

Prazo de recebimento  

Cada empresa de pagamento trabalhará de uma forma, mas o mais comum é que o tempo de recebimento seja entre 14 e 30 dias, e é importante levar isso em consideração durante seu processo de escolha. 

Além disso, é muito importante se atentar aos prazos de recebimento de compras parceladas, uma vez que elas podem ser recebidas de acordo com o pagamento escolhido pelo cliente, recebidas à vista ou solicitando antecipação. 

Para qualquer um dos casos, atente-se a cada um desses tópicos durante sua escolha dos melhores meios de pagamento para seu e-commerce. 

Facilidade de Integração dos meios de pagamento com seu site vendas

A maioria das tecnologias utilizadas em um e-commerce será realizada através de uma integração. Isso quer dizer que seu e-commerce precisa “se ligar” ao fornecedor dessa tecnologia. 

Esses processos podem ser realizados de maneira mais rápida e ágil por algumas empresas, sem prejudicar o fluxo de pedidos do seu e-commerce, mas com certeza é algo para se prestar bastante atenção durante o processo de escolha. 

Pergunte sempre sobre os prazos e o suporte disponível, horários de atendimento e tempo médio de resposta a chamados. Afinal, você não pode ser prejudicado pela falha no processo de pagamento da sua loja virtual.
Uma dica interessante é sempre buscar por outros lojistas e conversar com eles em busca de opiniões e possíveis reclamações sobre a empresa que você pretende contratar para seu negócio. 

Checkout Transparente

O checkout transparente é uma modalidade de realização do pagamento onde o cliente não é redirecionado a uma página externa à sua loja virtual, ou seja, o ambiente de pagamento é gerado de forma transparente ali mesmo no seu site. 

Essa ferramenta é extremamente importante, uma vez que ao ser levado a uma nova página o cliente pode não se sentir seguro com a mudança e abandonar o carrinho. 

Portanto, busque sempre soluções de meios de pagamento que disponibilize o checkout transparente. 

Como já entendemos quais são os principais meios de pagamento para seu e-commerce e como escolher o melhor para sua operação, vamos entender as formas de integração que podem ser realizadas. 

Integração dos meios de pagamento para e-commerce, quais são as possibilidades?

Existem no mercado diversas marcas que poderão fazer a integração do meio de pagamento escolhido ao seu e-commerce. Contudo, a diferença entre elas será na interação entre a loja virtual, cliente e as instituições financeiras e a presença ou não do sistema antifraude. Vamos conhecer cada uma delas.

Adquirentes 

Nesta modalidade seu negócio entrará em contato direto com as adquirentes (Rede, Cielo, Stone), em busca de melhores taxas. Esse tipo de contrato pode ser um pouco mais burocrático e e-commerces maiores costumam realizar esse tipo de integração. O repasse das vendas costuma acontecer após 30 dias e o sistema de anti-fraude está sob total responsabilidade do e-commerce. 

Gateways 

Os gateways de pagamento fazem a ponte de pagamento entre o e-commerce e a instituição financeira. É uma solução de integração interessante para e-commerces de médio porte que necessitam de maior controle das transações. 

Os gateways podem oferecer funcionalidades como o pagamento por um clique e o pagamento com mais de um cartão, contudo, também não oferecem sistema antifraude. 

Intermediadores de pagamento 

Os intermediadores de pagamentos oferecem uma solução mais simples para os e-commerces, uma vez que o gestor pode fazer o cadastro com uma empresa de intermediação e várias opções de meios de pagamento serão disponibilizadas para a loja virtual. Além disso, costumam oferecer antifraude integrado. A maior desvantagem desse modelo são as taxas por transação um pouco maiores que as modalidades já citadas.

PagSeguro, Paypal e MercadoPago são alguns exemplos de intermediadores. 

Pronto para otimizar os meios de pagamento para e-commerce na sua operação?

Pode parecer repetitivo, mas disponibilizar diversas formas de pagamento no checkout e escolher aquelas que são interessantes para a sua persona e para sua operação é fundamental para um e-commerce próspero. 

Uma vez que isso pode interferir diretamente na taxa de conversão, abandono de carrinhos e no aumento ou redução de vendas do seu e-commerce. 

Agora você já consegue escolher o melhor meio de pagamento para seu e-commerce, as melhores integrações tomando todos os cuidados necessários. 

Caso tenha mais dúvidas, ficaremos felizes em responder seus comentários. 

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Os meios de pagamento para e-commerce são um dos principais aspectos levados em consideração durante o processo de compras pelo seu cliente, isso porque ele pode decidir se vai ou não comprar no seu e-commerce de acordo com os meios disponíveis no momento do checkout. 

Por isso, é fundamental que sua operação disponibilize vários métodos de pagamento, que sejam interessantes para seus clientes e também sejam estratégicos para seu negócio.

Então, durante este artigo vamos conhecer quais são os principais meios de pagamento, como fazer a melhor escolha para sua operação, como integrar seu e-commerce com os diversos meios de pagamento e como eles interferem na sua estratégia de negócio. Vamos lá?

Principais meios de pagamento para e-commerce em 2021

Alguns meios de pagamento para compras on-line já são conhecidos há mais tempos, como os boletos bancários e os cartões de crédito. Contudo, alguns novos métodos como o pix e as carteiras digitais têm sido bastante utilizados pelos clientes. Por isso, vale a pena conhecer melhor cada um deles e suas vantagens

Cartão de Crédito  

 O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados nos e-commerce. Isso porque boa parte dos clientes são adeptos do uso do cartão e o processamento do pedido costuma ser mais rápido. 

Para os e-commerces que trabalham com produtos de alto valor, os clientes costumam esperar por maiores condições de parcelamento e a baixos juros. Então, é importante escolher intermediadores de pagamentos que tenham boas taxas para ambos os lados.

Outro fator importante sobre os cartões de crédito é a segurança.

Logo, certifique-se que seus selos de segurança e certificado SSL estejam ativos, protegendo os dados do seu cliente. 

 Boleto Bancário 

Os boletos bancários são bastante utilizados nos e-commerces, por dois grandes motivos. 

O primeiro deles é que ele é acessível para pessoas que não possuem ou ainda não se sentem confiantes o suficiente para utilizar cartões de crédito ou débito na internet. 

Já o segundo motivo, é pela possibilidade de pagamentos à vista e com desconto, que são oferecidos por diversos lojistas digitais. 

Para os gestores de e-commerce, o boleto também é fácil de implementar e usar, pois basta que se tenha uma conta em qualquer banco e ter integração de ERP diretos com a instituição ou integrações com plataformas que o boleto será gerado. 

Apesar de todas essas facilidades, os boletos podem ter pequenas taxas para o gestor de e-commerce e podem demorar um pouco mais para compensação, um prazo em torno de 01 a 5 dias úteis após o pagamento. 

Além disso, o boleto dá tempo para que o cliente repense a compra e possa desistir dela e ainda segurar itens do seu estoque. Então, disponibilizar meios de pagamentos como o pix, torna-se importante para reter essas vendas e ainda ser possível oferecer descontos. 

Débito em Conta 

É uma opção de pagamento à vista, que garante rápida aprovação de pagamento e, portanto, rápido envio do produto para o cliente.

Para utilizar esse serviço no seu e-commerce, é necessário entrar em contato com seu banco e solicitar essa modalidade de pagamento, as taxas costumam ser menores que as utilizadas no boleto bancário. 

Pix

O pix é um meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil e tem sido amplamente utilizado pelos brasileiros, principalmente substituindo as transferências tipo DOC e TED. 

O Pix é realizado quase que instantaneamente e não tem taxas, o que faz com que ele seja bem aprovado pelos clientes e cada vez mais utilizado. 

Essa modalidade tem atraído novos públicos para o e-commerce, usuários com o mesmo perfil dos que utilizam o boleto bancário, que não sentiam segurança e facilidade em comprar on-line, mas que veem no pix um diferencial. 

Além disso, o pix também auxilia os gestores de e-commerce, pois os auxiliam a economizar nas taxas de cartão e boleto e a aumentar a taxa de conversão de suas lojas virtuais. 

Carteiras Digitais

Algumas pesquisas apontam que até 2024 as carteiras digitais representarão 51,7% do volume transacional no e-commerce do mundo inteiro. 

As carteiras digitais são, basicamente, aplicativos de bancos digitais onde o cliente pode guardar seu dinheiro e realizar transações como pagamentos e transferências utilizando apenas o app. Esses bancos digitais costumam oferecer vantagens como isenção de taxas e cashback, o que faz com que eles ganhem bastante adeptos. 

Dessa forma, é importante aceitar esses meios de pagamento já que os benefícios gerados pela utilização podem interferir na decisão de compra dos seus clientes. 

Mas, então como escolher o melhor meio de pagamento para seu e-commerce?

Como já dissemos acima, os meios de pagamento disponíveis na sua loja virtual podem interferir na sua taxa de conversão e na satisfação do cliente durante a compra. Dessa forma, é necessário pesar alguns fatores para que a sua escolha seja a mais acertada possível, levando em consideração as necessidades do seu cliente e também as vantagens para sua operação de e-commerce.

Analisando o perfil do cliente do seu e-commerce

Este é um dos primeiros pontos a se levar em consideração, quem é a sua persona e os hábitos de consumo dela. Entender se seus clientes preferem formas de pagamento com parcelamentos mais longos ou preferem desconto à vista será um diferencial para escolher entre um banco ou uma operadora de cartão com taxas de juros e repasses melhores.

Análise de mercado e os meios de pagamento para e-commerce oferecidos pela concorrência

É comum dizermos que os preços no e-commerce precisam ser competitivos, contudo, as formas de pagamento também são, uma vez que mesmo que um produto esteja barato, taxas inesperadas e não anunciadas podem fazer o cliente desistir da compra. 

Logo, conhecendo seus principais concorrentes e os meios de pagamentos que eles disponibilizam em seus e-commerces pode trazer insights e ajudar a traçar estratégias que compitam diretamente com eles, mesmo que o valor do seu produto seja mais alto. 

Aqui você pode pensar também sobre as estratégias de frete, sempre tentando oferecer uma experiência de compra para o cliente e um checkout rápido e assertivo. 

Valores e Taxas dos meios de pagamento escolhidos

A maioria dos métodos de pagamento cobrará taxas que podem ser valores fixos por vendas ou porcentagens sobre elas. Algumas empresas não cobrarão taxa de adesão ou mensalidade e você poderá utilizar esses fatores para entender a melhor solução para seu e-commerce. 

Analisar e compreender quais são as tarifas praticadas pelas empresas será um aspecto fundamental para sua precificação.

Ademais, essas taxas podem variar de acordo com o próximo aspecto: prazo de recebimento. 

Prazo de recebimento  

Cada empresa de pagamento trabalhará de uma forma, mas o mais comum é que o tempo de recebimento seja entre 14 e 30 dias, e é importante levar isso em consideração durante seu processo de escolha. 

Além disso, é muito importante se atentar aos prazos de recebimento de compras parceladas, uma vez que elas podem ser recebidas de acordo com o pagamento escolhido pelo cliente, recebidas à vista ou solicitando antecipação. 

Para qualquer um dos casos, atente-se a cada um desses tópicos durante sua escolha dos melhores meios de pagamento para seu e-commerce. 

Facilidade de Integração dos meios de pagamento com seu site vendas

A maioria das tecnologias utilizadas em um e-commerce será realizada através de uma integração. Isso quer dizer que seu e-commerce precisa “se ligar” ao fornecedor dessa tecnologia. 

Esses processos podem ser realizados de maneira mais rápida e ágil por algumas empresas, sem prejudicar o fluxo de pedidos do seu e-commerce, mas com certeza é algo para se prestar bastante atenção durante o processo de escolha. 

Pergunte sempre sobre os prazos e o suporte disponível, horários de atendimento e tempo médio de resposta a chamados. Afinal, você não pode ser prejudicado pela falha no processo de pagamento da sua loja virtual.
Uma dica interessante é sempre buscar por outros lojistas e conversar com eles em busca de opiniões e possíveis reclamações sobre a empresa que você pretende contratar para seu negócio. 

Checkout Transparente

O checkout transparente é uma modalidade de realização do pagamento onde o cliente não é redirecionado a uma página externa à sua loja virtual, ou seja, o ambiente de pagamento é gerado de forma transparente ali mesmo no seu site. 

Essa ferramenta é extremamente importante, uma vez que ao ser levado a uma nova página o cliente pode não se sentir seguro com a mudança e abandonar o carrinho. 

Portanto, busque sempre soluções de meios de pagamento que disponibilize o checkout transparente. 

Como já entendemos quais são os principais meios de pagamento para seu e-commerce e como escolher o melhor para sua operação, vamos entender as formas de integração que podem ser realizadas. 

Integração dos meios de pagamento para e-commerce, quais são as possibilidades?

Existem no mercado diversas marcas que poderão fazer a integração do meio de pagamento escolhido ao seu e-commerce. Contudo, a diferença entre elas será na interação entre a loja virtual, cliente e as instituições financeiras e a presença ou não do sistema antifraude. Vamos conhecer cada uma delas.

Adquirentes 

Nesta modalidade seu negócio entrará em contato direto com as adquirentes (Rede, Cielo, Stone), em busca de melhores taxas. Esse tipo de contrato pode ser um pouco mais burocrático e e-commerces maiores costumam realizar esse tipo de integração. O repasse das vendas costuma acontecer após 30 dias e o sistema de anti-fraude está sob total responsabilidade do e-commerce. 

Gateways 

Os gateways de pagamento fazem a ponte de pagamento entre o e-commerce e a instituição financeira. É uma solução de integração interessante para e-commerces de médio porte que necessitam de maior controle das transações. 

Os gateways podem oferecer funcionalidades como o pagamento por um clique e o pagamento com mais de um cartão, contudo, também não oferecem sistema antifraude. 

Intermediadores de pagamento 

Os intermediadores de pagamentos oferecem uma solução mais simples para os e-commerces, uma vez que o gestor pode fazer o cadastro com uma empresa de intermediação e várias opções de meios de pagamento serão disponibilizadas para a loja virtual. Além disso, costumam oferecer antifraude integrado. A maior desvantagem desse modelo são as taxas por transação um pouco maiores que as modalidades já citadas.

PagSeguro, Paypal e MercadoPago são alguns exemplos de intermediadores. 

Pronto para otimizar os meios de pagamento para e-commerce na sua operação?

Pode parecer repetitivo, mas disponibilizar diversas formas de pagamento no checkout e escolher aquelas que são interessantes para a sua persona e para sua operação é fundamental para um e-commerce próspero. 

Uma vez que isso pode interferir diretamente na taxa de conversão, abandono de carrinhos e no aumento ou redução de vendas do seu e-commerce. 

Agora você já consegue escolher o melhor meio de pagamento para seu e-commerce, as melhores integrações tomando todos os cuidados necessários. 

Caso tenha mais dúvidas, ficaremos felizes em responder seus comentários. 

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