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Precificação no e-commerce: seu lucro pode estar correndo um grande perigo!

A realização da precificação no e-commerce de maneira correta é indispensável, principalmente quando observamos os inúmeros casos de lojas virtuais que têm um volume interessante de vendas, mas ainda assim costumam fechar alguns meses no vermelho

Pensar em iniciar e desenvolver uma operação de e-commerce envolve muitos processos e um deles, é saber precificar corretamente os produtos. Será que você sabe exatamente como realizar essa ação no seu e-commerce? 

Caso você tenha dúvidas ao responder à pergunta este artigo foi feito especialmente para você.

Vamos te ajudar a entender melhor sobre os detalhes que envolvem a precificação no e-commerce e aprender, definitivamente, como resolver este problema e aumentar o lucro da sua operação de maneira real e significativa.

Por que estar atento à precificação do seu e-commerce

Realizar a gestão financeira de uma operação pode ser extremamente complicado. 

Afinal, é preciso ter expertise e estar atento aos indicadores realmente importantes, de modo que as contas sejam pagas e ainda haja capital de giro para que as engrenagens continuem funcionando na sua operação.

Sendo assim, a atenção à precificação no seu e-commerce dos produtos à venda no seu mix é imprescindível.

Em muitos dos casos, os gestores não sabem exatamente como calcular os valores de venda e acabam perdendo muito dinheiro.

É comum constatarmos uma certa confusão e a falta de respostas claras, quando uma loja virtual vende muito, mas acaba sempre no prejuízo financeiro. A justificativa geralmente se dá através de, justamente, uma grande falha na precificação.

Por vezes pode acontecer dos empresários terem algum conhecimento sobre precificação, entretanto, acabam calculando de maneira equivocada o que acaba comprometendo a margem de contribuição.

Contudo, a pior parte dessa situação é que alguns empreendedores não conseguem identificar esse gargalo. Afinal, é necessário realizar diversas análises na gestão financeira da sua operação para chegar a tal constatação. 

Portanto, além de ser imprescindível realizar uma precificação no e-commerce de maneira detalhada e correta, somente uma gestão completa será capaz de analisar corretamente a saúde financeira da sua operação. 

Permitindo, então, que tenhamos o preço de vendas adequado, margem de lucro e contribuição desejados e sendo possível alcançar o sucesso nas vendas online. 

O que influencia na precificação do seu e-commerce?

Agora que já entendemos a importância de uma precificação correta dentro do seu e-commerce, precisamos nos atentar aos pontos que influenciam essa precificação.

Entender que o seu negócio é constituído de vários aspectos que geram despesas é fundamental para que todos compreendam que a venda do produto não deve pagar apenas  o seu custo com o fornecedor, mas sim, todo o custo da operação.

Despesas Fixas

Ao realizar a precificação de um produto, muitos gestores ainda se esquecem deste fator crucial: as despesas fixas

Sim, é extremamente importante que dentro do valor cobrado, sejam diluídos todos os custos da operação.

Portanto, conheça sua rotina de pagamento e os custos fixos para manter sua operação funcionando, como por exemplo:

-Contas de energia e de água;

-A internet utilizada;

-Aluguel;

-Funcionários;

-Telefone;

-Embalagens e muito mais.

Despesas variáveis

As despesas variáveis, apesar de flutuantes, geralmente possuem uma média e são do conhecimento básico de quem lida com a gestão financeira da operação no cotidiano.

Essas despesas embora variáveis acontecem sempre que uma nova venda é realizada. Portanto, estarão sempre atreladas ao produto.

Por isso, não podem ser ignoradas.

Como exemplo, podemos citar:

-Comissões de vendas para plataforma e marketplaces;

-Custo de mercadoria vendida (CMV);

-Frete;

-Taxas de intermediadores de pagamentos;

-Impostos, etc.

Custo dos produtos

Todo produto tem um custo no fornecedor e que também precisa ser levado em consideração.

Logo, manter uma base de dados com os custos de todos os produtos ao longo dos meses contribui não apenas para a precificação, mas também para realizar a negociação junto ao fornecedor por melhores preços.

Isso contribui para a obtenção de uma maior margem de lucro em promoções, como a Black Friday. 

Concorrência

Mesmo que o cálculo de precificação no e-commerce leve em consideração uma fórmula matemática, estar atento à concorrência é fundamental. 

Já parou para observar quanto sua concorrência direta está cobrando pelos mesmos produtos no seu segmento?

Acompanhar esses preços faz bastante diferença, pois seus clientes provavelmente farão buscas por outras lojas online e irão comparar os preços.

Além disso, ter conhecimento do que está sendo aplicado no mercado serve para manter sua operação competitiva e gera diferenciação.

Ademais, auxilia para que o preço seja justo e coerente, com seu cliente e seu negócio, de maneira geral.

Preço e valor agregado

É importante estabelecermos uma diferenciação entre esses dois termos.

Preço é o quanto se cobra por algo, valor é tudo aquilo que o cliente poderá agregar em sua vida com determinada aquisição.

Portanto, tenha consciência de que todos os clientes para realizar uma compra devem ver no produto um valor muito maior do que o preço praticado.

Por isso, é importante que sua operação tenha uma construção de marca, descrições de produtos e outros aspectos de comunicação que mostrem ao consumidor o valor do produto e a diferença que ele trará para suas vidas. 

Afinal, quando algo é muito importante e necessário para o consumidor, ou seja, quando ele vê valor, é mais fácil que ele aceite pagar um preço maior que a concorrência e utilizar diferentes meios de pagamentos no e-commerce para adquirir o produto. 

Isso é o que vemos em marcas como Apple, Supreme, Rolex e vários outros exemplos no mercado. 

Mas, para essa construção de preço, é necessário entender sua persona, sua classe social e saber construir o valor que sua marca e produtos têm.

Ao construir essa relação, seu negócio se beneficia de uma precificação no e-commerce adequada e que trás um maior retorno em lucro. 

Como realizar a precificação no e-commerce corretamente?

Com todos esses conceitos sobre a  precificação no e-commerce, você já pode ter entendido que também teremos um método para isso. 

Então, vamos te explicar, na prática, como realizar esse cálculo e obter a melhor precificação possível.

A primeira informação que deve registrar em sua mente, é que a fórmula do preço de venda é a mais indicada para o cálculo de precificação no e-commerce.

Ela se dispõe da seguinte forma:

imagem de fundo branco com a fórmula de precificação onde o custo unitário é dividido por 100% menos a porcentagem de custos variáveis do produto somado à porcentagem da margem de contribuição desejada

Ou seja, assim como já citamos anteriormente, os cálculos do preço de qualquer produto devem incluir os custos fixos, os custos variáveis e tudo o que for pertinente para que um consumidor entenda o real valor do que está sendo comprado.

Quando aplicamos a fórmula do preço de venda, a porcentagem obtida da margem de contribuição ideal é o que nos estimula a chegar também, em uma precificação cada vez mais justa para ambas as partes.

Isso porque, quando o preço de um produto está de acordo com a margem de contribuição, todo o valor das vendas consegue cobrir os custos dos produtos, as despesas e soma o lucro planejado para a operação.

Como você perde dinheiro no seu e-commerce sem saber

Lembra que falamos sobre a perda de dinheiro involuntária que ocorre em muitas operações de e-commerce?

Pois então, esta situação é mais corriqueira do que imaginamos.

Principalmente em operações sem o acompanhamento de uma gestão completa.

Dessa forma, o empresário percebe que vendas acontecem e que o dinheiro parece estar entrando, mas quando são feitas as análises mais aprofundadas, percebe-se que não é bem assim que acontece.

Isso porque volume de vendas e lucro são coisas diferentes.

Volume de vendas somente significará lucro quando sua operação estiver com uma gestão financeira extremamente alinhada e realizada por profissionais competentes. 

No entanto, um grande problema encontrado na precificação no e-commerce é a utilização do Markup.

O Markup é ensinado e aprendido como a forma mais fácil e simples de se obter a precificação perfeita, quando na verdade é uma grande ilusão

Mas você deve estar pensando: “o que, afinal, é o Markup?”

O markup é um multiplicador simples que apenas considera o custo do produto e a margem de lucro desejada, realizando uma conta simples, mas nada efetiva para seu e-commerce.

Dessa forma, esse multiplicador mostra-se como uma estratégia bastante intuitiva e sem qualquer respaldo nos outros custos envolvidos nas vendas dos produtos.

Essa atitude repetida em vários dos seus produtos pode acabar culminando em uma perda grande de capital ao longo do tempo e é o que você não quer que aconteça na gestão do seu e-commerce, certamente.

Lembre-se: uma gestão completa e assertiva, não se baseia em “achismos”. 

Ainda que o caminho seja mais árduo e detalhado, busque por análises minuciosas e baseadas em dados. 

Precificação no e-commerce: um dos segredos para o dinheiro ir para o seu bolso

Como visto durante todo o texto, a precificação no e-commerce é fundamental para manter sua operação sustentável e com possibilidade de crescimento.

Afinal, com seus produtos gerando caixa e lucro para seu negócio, novas ações estratégicas podem ser tomadas apontando para um futuro próspero. 

Além disso, muitas campanhas de promoções e descontos serão utilizadas no dia a dia da sua operação, o que fará com que sem o conhecimento de indicadores financeiros e a precificação correta, você possa ter um alto volume de vendas, mas pouco ou nenhum lucro. 

Então, estar atento à precificação no e-commerce é também uma maneira de se prevenir de gurus e falsas promessas mercadológicas sobre o e-commerce.

Afinal, se te oferecem uma solução que não leva em consideração a gestão completa e a gestão financeira do seu negócio, saiba que será impossível fazê-lo crescer. 

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog, os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.

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A realização da precificação no e-commerce de maneira correta é indispensável, principalmente quando observamos os inúmeros casos de lojas virtuais que têm um volume interessante de vendas, mas ainda assim costumam fechar alguns meses no vermelho

Pensar em iniciar e desenvolver uma operação de e-commerce envolve muitos processos e um deles, é saber precificar corretamente os produtos. Será que você sabe exatamente como realizar essa ação no seu e-commerce? 

Caso você tenha dúvidas ao responder à pergunta este artigo foi feito especialmente para você.

Vamos te ajudar a entender melhor sobre os detalhes que envolvem a precificação no e-commerce e aprender, definitivamente, como resolver este problema e aumentar o lucro da sua operação de maneira real e significativa.

Por que estar atento à precificação do seu e-commerce

Realizar a gestão financeira de uma operação pode ser extremamente complicado. 

Afinal, é preciso ter expertise e estar atento aos indicadores realmente importantes, de modo que as contas sejam pagas e ainda haja capital de giro para que as engrenagens continuem funcionando na sua operação.

Sendo assim, a atenção à precificação no seu e-commerce dos produtos à venda no seu mix é imprescindível.

Em muitos dos casos, os gestores não sabem exatamente como calcular os valores de venda e acabam perdendo muito dinheiro.

É comum constatarmos uma certa confusão e a falta de respostas claras, quando uma loja virtual vende muito, mas acaba sempre no prejuízo financeiro. A justificativa geralmente se dá através de, justamente, uma grande falha na precificação.

Por vezes pode acontecer dos empresários terem algum conhecimento sobre precificação, entretanto, acabam calculando de maneira equivocada o que acaba comprometendo a margem de contribuição.

Contudo, a pior parte dessa situação é que alguns empreendedores não conseguem identificar esse gargalo. Afinal, é necessário realizar diversas análises na gestão financeira da sua operação para chegar a tal constatação. 

Portanto, além de ser imprescindível realizar uma precificação no e-commerce de maneira detalhada e correta, somente uma gestão completa será capaz de analisar corretamente a saúde financeira da sua operação. 

Permitindo, então, que tenhamos o preço de vendas adequado, margem de lucro e contribuição desejados e sendo possível alcançar o sucesso nas vendas online. 

O que influencia na precificação do seu e-commerce?

Agora que já entendemos a importância de uma precificação correta dentro do seu e-commerce, precisamos nos atentar aos pontos que influenciam essa precificação.

Entender que o seu negócio é constituído de vários aspectos que geram despesas é fundamental para que todos compreendam que a venda do produto não deve pagar apenas  o seu custo com o fornecedor, mas sim, todo o custo da operação.

Despesas Fixas

Ao realizar a precificação de um produto, muitos gestores ainda se esquecem deste fator crucial: as despesas fixas

Sim, é extremamente importante que dentro do valor cobrado, sejam diluídos todos os custos da operação.

Portanto, conheça sua rotina de pagamento e os custos fixos para manter sua operação funcionando, como por exemplo:

-Contas de energia e de água;

-A internet utilizada;

-Aluguel;

-Funcionários;

-Telefone;

-Embalagens e muito mais.

Despesas variáveis

As despesas variáveis, apesar de flutuantes, geralmente possuem uma média e são do conhecimento básico de quem lida com a gestão financeira da operação no cotidiano.

Essas despesas embora variáveis acontecem sempre que uma nova venda é realizada. Portanto, estarão sempre atreladas ao produto.

Por isso, não podem ser ignoradas.

Como exemplo, podemos citar:

-Comissões de vendas para plataforma e marketplaces;

-Custo de mercadoria vendida (CMV);

-Frete;

-Taxas de intermediadores de pagamentos;

-Impostos, etc.

Custo dos produtos

Todo produto tem um custo no fornecedor e que também precisa ser levado em consideração.

Logo, manter uma base de dados com os custos de todos os produtos ao longo dos meses contribui não apenas para a precificação, mas também para realizar a negociação junto ao fornecedor por melhores preços.

Isso contribui para a obtenção de uma maior margem de lucro em promoções, como a Black Friday. 

Concorrência

Mesmo que o cálculo de precificação no e-commerce leve em consideração uma fórmula matemática, estar atento à concorrência é fundamental. 

Já parou para observar quanto sua concorrência direta está cobrando pelos mesmos produtos no seu segmento?

Acompanhar esses preços faz bastante diferença, pois seus clientes provavelmente farão buscas por outras lojas online e irão comparar os preços.

Além disso, ter conhecimento do que está sendo aplicado no mercado serve para manter sua operação competitiva e gera diferenciação.

Ademais, auxilia para que o preço seja justo e coerente, com seu cliente e seu negócio, de maneira geral.

Preço e valor agregado

É importante estabelecermos uma diferenciação entre esses dois termos.

Preço é o quanto se cobra por algo, valor é tudo aquilo que o cliente poderá agregar em sua vida com determinada aquisição.

Portanto, tenha consciência de que todos os clientes para realizar uma compra devem ver no produto um valor muito maior do que o preço praticado.

Por isso, é importante que sua operação tenha uma construção de marca, descrições de produtos e outros aspectos de comunicação que mostrem ao consumidor o valor do produto e a diferença que ele trará para suas vidas. 

Afinal, quando algo é muito importante e necessário para o consumidor, ou seja, quando ele vê valor, é mais fácil que ele aceite pagar um preço maior que a concorrência e utilizar diferentes meios de pagamentos no e-commerce para adquirir o produto. 

Isso é o que vemos em marcas como Apple, Supreme, Rolex e vários outros exemplos no mercado. 

Mas, para essa construção de preço, é necessário entender sua persona, sua classe social e saber construir o valor que sua marca e produtos têm.

Ao construir essa relação, seu negócio se beneficia de uma precificação no e-commerce adequada e que trás um maior retorno em lucro. 

Como realizar a precificação no e-commerce corretamente?

Com todos esses conceitos sobre a  precificação no e-commerce, você já pode ter entendido que também teremos um método para isso. 

Então, vamos te explicar, na prática, como realizar esse cálculo e obter a melhor precificação possível.

A primeira informação que deve registrar em sua mente, é que a fórmula do preço de venda é a mais indicada para o cálculo de precificação no e-commerce.

Ela se dispõe da seguinte forma:

imagem de fundo branco com a fórmula de precificação onde o custo unitário é dividido por 100% menos a porcentagem de custos variáveis do produto somado à porcentagem da margem de contribuição desejada

Ou seja, assim como já citamos anteriormente, os cálculos do preço de qualquer produto devem incluir os custos fixos, os custos variáveis e tudo o que for pertinente para que um consumidor entenda o real valor do que está sendo comprado.

Quando aplicamos a fórmula do preço de venda, a porcentagem obtida da margem de contribuição ideal é o que nos estimula a chegar também, em uma precificação cada vez mais justa para ambas as partes.

Isso porque, quando o preço de um produto está de acordo com a margem de contribuição, todo o valor das vendas consegue cobrir os custos dos produtos, as despesas e soma o lucro planejado para a operação.

Como você perde dinheiro no seu e-commerce sem saber

Lembra que falamos sobre a perda de dinheiro involuntária que ocorre em muitas operações de e-commerce?

Pois então, esta situação é mais corriqueira do que imaginamos.

Principalmente em operações sem o acompanhamento de uma gestão completa.

Dessa forma, o empresário percebe que vendas acontecem e que o dinheiro parece estar entrando, mas quando são feitas as análises mais aprofundadas, percebe-se que não é bem assim que acontece.

Isso porque volume de vendas e lucro são coisas diferentes.

Volume de vendas somente significará lucro quando sua operação estiver com uma gestão financeira extremamente alinhada e realizada por profissionais competentes. 

No entanto, um grande problema encontrado na precificação no e-commerce é a utilização do Markup.

O Markup é ensinado e aprendido como a forma mais fácil e simples de se obter a precificação perfeita, quando na verdade é uma grande ilusão

Mas você deve estar pensando: “o que, afinal, é o Markup?”

O markup é um multiplicador simples que apenas considera o custo do produto e a margem de lucro desejada, realizando uma conta simples, mas nada efetiva para seu e-commerce.

Dessa forma, esse multiplicador mostra-se como uma estratégia bastante intuitiva e sem qualquer respaldo nos outros custos envolvidos nas vendas dos produtos.

Essa atitude repetida em vários dos seus produtos pode acabar culminando em uma perda grande de capital ao longo do tempo e é o que você não quer que aconteça na gestão do seu e-commerce, certamente.

Lembre-se: uma gestão completa e assertiva, não se baseia em “achismos”. 

Ainda que o caminho seja mais árduo e detalhado, busque por análises minuciosas e baseadas em dados. 

Precificação no e-commerce: um dos segredos para o dinheiro ir para o seu bolso

Como visto durante todo o texto, a precificação no e-commerce é fundamental para manter sua operação sustentável e com possibilidade de crescimento.

Afinal, com seus produtos gerando caixa e lucro para seu negócio, novas ações estratégicas podem ser tomadas apontando para um futuro próspero. 

Além disso, muitas campanhas de promoções e descontos serão utilizadas no dia a dia da sua operação, o que fará com que sem o conhecimento de indicadores financeiros e a precificação correta, você possa ter um alto volume de vendas, mas pouco ou nenhum lucro. 

Então, estar atento à precificação no e-commerce é também uma maneira de se prevenir de gurus e falsas promessas mercadológicas sobre o e-commerce.

Afinal, se te oferecem uma solução que não leva em consideração a gestão completa e a gestão financeira do seu negócio, saiba que será impossível fazê-lo crescer. 

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