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Social commerce: o que é, onde utilizar e como ele pode auxiliar a sua operação a vender mais.

Você já sabe o que é social commerce? Pode ser que você esteja utilizando essa estratégia na sua operação sem oferecer a devida atenção a ela. 

Com a grande adesão dos brasileiros às redes sociais, a interação nessas plataformas passou a ser uma forma de atrair, engajar e estimular os clientes à venda, de maneira orgânica e paga. 

Portanto, entender o que é o social commerce e como ele funciona na prática, é fundamental para estabelecer uma estratégia de sucesso e que contribua para o impulsionamento de seu e-commerce.

Então, confira conosco o que significa o termo e entenda melhor sobre como executar um planejamento eficaz no seu negócio.

O que é social commerce?

O social commerce – ou s-commerce – é realizar transações como compras e vendas por meio dos canais de mídias sociais disponíveis.

Ou seja, utilizamos as redes sociais como uma extensão do seu e-commerce, utilizando o meio interativo delas para produzir conteúdos, engajar clientes, realizar anúncios, e entreter a audiência. 

Pesquisas recentes demonstraram que o brasileiro passa uma média de 3 horas e 47 minutos nas redes sociais, diariamente.

Podemos perceber que as redes sociais têm sido utilizadas muito além do seu propósito inicial: conectar pessoas, mas assumiu também a responsabilidade de entreter os usuários.

Conforme as plataformas foram evoluindo, junto com a necessidade de entreter, as marcas viram esse espaço como uma possibilidade para divulgar seus produtos nessa esfera.

Desse modo, utilizar as redes sociais para inserir os seus consumidores no seu universo de marca mostra-se como uma importante estratégia para aqueles que querem aumentar seu alcance e, possivelmente, vendas. 

Quais redes utilizar no social commerce?

O social commerce pode ser utilizado por diversas redes sociais. Contudo, é importante que aconteça um planejamento e análise delas antes da adesão.

Isso porque, precisamos entender em quais plataformas a sua persona se encontra, quais os formatos de conteúdo ela prefere e qual a frequência possível e necessária de publicação.

Afinal, essa é mais uma estratégia sendo colocada em prática e, não apenas, uma ação aleatória.

WhatsApp

O WhatsApp Business é uma ferramenta conversacional que pode auxiliar bastante nas taxas de conversão e atendimento ao cliente.

Utilizando essa ferramenta, é possível compartilhar novidades do seu e-commerce nos status, assim como realizar disparos em massa por meio das listas de transmissão.

No entanto, é importante ter um pessoa responsável e devidamente capacitada para responder os clientes o mais rápido possível e de maneira educada e resolutiva. 

Instagram

O instagram é uma das redes sociais visuais e que estreitam cada vez mais o relacionamento dos clientes com as marcas.

Dessa forma, é possível utilizar o feed para compartilhar conteúdos relevantes de todas as partes do funil, de maneira que todos os seguidores caminhem por ele.

Pelos stories, relatar o dia a dia, envio de produtos e novidades atraem os clientes para seu perfil e aumenta o vínculo entre a marca e a comunidade. 

Os reels contribuem muito para o aumento de alcance orgânico e podem levar novos seguidores para conhecer o seu e-commerce.

Além disso, a ferramenta de instagram shop pode contribuir para que os clientes acessem produtos específicos e vejam seus preços.

Portanto, o instagram pode ser amplamente utilizado e, de maneira muito estratégica, dentro do social commerce.

Facebook

Pertencente ao atual grupo Meta, o Facebook ainda é uma das 3 redes mais usadas pelos consumidores no país.

Logo, pode ser interessante para seu e-commerce ter uma página nessa rede social. 

O Facebook disponibiliza, então, a ferramenta de marketplace, onde os produtos podem ser anunciados para os mais diversos públicos.

As páginas oficiais também podem ser utilizadas para divulgar produtos da sua marca, mantendo-os nela e permitindo que seguidores e interessados caminhem pelo seu feed.

O Facebook Ads é uma das principais plataformas de mídia paga para e-commerce, o que faz com que você aumente seu alcance pago tanto no facebook quanto no instagram.

Tik Tok

O tik tok é uma das redes sociais do momento e pode contribuir para sua estratégia de social commerce. 

Como a rede utiliza, essencialmente, vídeos é possível compartilhar vídeos de seus produtos, coleções novas, e conteúdos que façam sentido para sua marca, persona e produto. 

Como o algoritmo do Tik Tok é mais aberto e conhecido, pode ser mais fácil alcançar mais pessoas que buscarão pela sua marca para comprar os itens vistos. 

Pinterest

O pinterest é uma rede extremamente visual, onde os usuários podem salvar referências, chamados de “pins” nas mais diversas áreas.

Portanto, utilizar as imagens dos produtos em contexto de uso, infográficos, pequenos vídeos podem contribuir para acessar mais usuários que estão em busca desse conteúdo.

O pinterest tem sua ferramenta própria de ads, o que pode contribuir para melhorar os públicos que acessam seu conteúdo, aproximando-os de sua persona e podendo ser mais fácil de levá-los à compra. 

LinkedIn

Para os e-commerces que funcionam no modelo B2B, ter uma página no LinkedIn pode ser uma forma interessante de mostrar autoridade e alcançar novas pessoas.

O conteúdo empresarial é amplamente compartilhado nesse rede, portanto, é possível criar conteúdos que falem se seus produtos ou serviços.

Assim como o Pinterest, o LinkedIn também tem sua própria plataforma de Ads que pode ajudar a encontrar cada vez mais empresários que se interessam pela solução que o seu e-commerce oferece. 

Independente da plataforma escolhida para sua estratégia de social commerce, lembre-se de que elas precisam ser coerentes com o que seu produto e persona. 

Além disso, que a produção de conteúdo possa ser inserida na rotina da operação sem que outras demandas ou atividades importantes deixem de ser realizadas.

Realizar essa análise antes da implementação de uma nova rede no social commerce permite que as ações sejam mais direcionadas e consigam contribuir de maneira mais eficaz para o aumento da taxa de conversão. 

Tipos de social commerce

O social commerce pode ser praticado por diversos tipos de e-commerce e por pessoas físicas também.

Essa variação ocorre porque existem diversos aplicativos e sites que permitem que pessoas tanto com CPF quanto com CNPJ consigam realizar a movimentação de compra e venda. 

Modelo C2C

O modelo Consumer-to-consumer (C2C) tem ganhado cada vez mais adeptos. 

O consumidor final está fazendo mais negócios entre si e utilizando plataformas digitais como aliadas.

Estas, podem ser:

-OLX;

-Marketplace/grupos de negociação do Facebook;

-Enjoei;

-Airbnb;

-Mercado Livre etc.

São vendidos produtos usados ou itens comprados e que nunca foram utilizados, garantindo a oportunidade de gerar renda extra.

É uma das modalidades que permitem maior conforto e flexibilidade para aqueles que buscam opções mais baratas, sobretudo no que tange ao se comunicar com outra pessoa e não, necessariamente, com uma empresa.

Crowdfunding e suas ramificações

Você já ouviu falar em iniciativas colaborativas, onde várias pessoas se unem por um propósito em comum?

Pois bem, ocorre quando há uma iniciativa por parte de pessoa física, um grupo de pessoas ou de uma empresa que têm uma meta de arrecadação financeira.

Sendo assim, através do apoio por um link de doação, o projeto evolui e cada passo sobre arrecadação e, ao atingir metas, vai sendo informado aos apoiadores.

Alguns dos benefícios são brindes e recompensas extras que são recebidas por aqueles que patrocinam com um valor maior.

Vendas comissionadas/afiliação digital

As vendas comissionadas são aquelas oferecidas por grandes operações, donas de lojas físicas e virtuais, mas que também recrutam terceiros para chegarem até aos consumidores finais.

Como por exemplo:

-Avon;

-O Boticário;

-Hinode;

-Tupperware;

-Magazine Luiza etc.

Antigamente, o social commerce destas operações poderia ser aplicado no formato convencional, onde o contato com os clientes era realizado presencialmente.

Hoje, os aplicativos são utilizados como grandes aliados das vendas destes consultores, já que não há mais a necessidade única da visualização de um catálogo físico.

Compras coletivas

É utilizado quando surge a oportunidade de adquirir algo e há a percepção de que valeria muito mais a pena comprar em grandes quantidades?

Este é um dos objetivos das compras coletivas: um grupo de pessoas que se junta para comprar produtos, em uma loja virtual específica, para que possam dividir o valor total, incluindo o frete.

Já não é algo mais tão presente no mercado brasileiro, mas ainda sim citamos como substancialmente poderoso para as vendas de um e-commerce, sobretudo no atacado.

Todos esses tipos podem se beneficiar dos aplicativos e sites que citamos na seção sobre as principais redes utilizadas.

Vantagens de investir no social commerce

O social commerce é uma estratégia que não aponta pontos negativos, mas, com certeza, precisa de planejamento, planos de ação e responsáveis por cada parte a ser executada.

Mas, ainda pode ser vista como benéfica para as lojas virtuais que a adotam, expandindo as possibilidades de encontrar novos clientes ou de fidelizar aqueles que já compram os produtos do seu e-commerce. 

Mas acaso você ainda não tenha se convencido dos motivos pelos quais implementá-la em sua operação, vamos listar alguns:

Proximidade com o consumidor

Como já dito, os usuários de redes sociais utilizam-as com diversos propósitos, sejam eles: compartilhar o cotidiano, se informar, aprender e encontrar lojas para comprar.

Sendo assim, possuir um canal de contato aberto é algo importantíssimo, pois através destes canais é possível tirar dúvidas e checar informações de forma mais fácil e ágil.

Então, oferecer conteúdos que empoderem os clientes sobre suas compras contribuem para aumentar o engajamento, o que pode possibilitar o aumento de vendas. 

Praticidade

O social commerce é um fator facilitador para ambos os lados: as operações encontram seus potenciais consumidores de forma mais direcionada por tráfego pago ou orgânico.

E, em contrapartida, os usuários conseguem identificar rapidamente as lojas das quais compraria, de acordo com seus gostos pessoais.

Dessa forma, a identificação, engajamento e outras etapas do processo de vendas online passam a acontecer de maneira mais fluida e, muitas vezes, sem a necessidade de amplo investimento. 

Quanto mais a jornada do jonsumidor for otimizada, melhor será para que o cliente retorne.

Experiência

Sim, é verdade que muitas pessoas estão comprando via redes sociais. Entretanto, quando entramos em um perfil do Instagram, por exemplo, nossa primeira intenção não costuma ser esta.

Através da criação de um conteúdo de qualidade e fornecendo uma experiência completa (visual, de áudio, textual, etc), é bem mais fácil que haja uma identificação maior com sua marca.

Sendo assim, o universo criado na rede social pode ser materializado por meio de sua experiência de unboxing, por exemplo, dando continuidade às experiências que a marca gera.

Visibilidade

Os algoritmos ajudam muito aos perfis de social commerce a chegarem até ao público certo, já que a associação se dá através do tipo de perfil que os usuários mais consomem e interagem.

Portanto, é um divulgador gratuito do que seu e-commerce oferece. Além disso, quanto mais sua loja virtual for mencionada é indicada, mais pessoas serão atraídas.

Então, além de receber feedbacks sobre o seu e-commerce, eles podem ser maneiras orgânicas de atrair novos clientes por meio das indicações. 

Resultados

Se tratando de gestão, as redes sociais são ótimas parcerias no quesito avaliação de resultados. Como o contato com os clientes é mais simples, o feedback também acontece de forma mais espontânea e em tempo real.

As pessoas estão se sentindo mais seguras e confiantes para se comunicarem, expondo suas opiniões sobre determinados produtos ou serviços.

Por este motivo, esteja atento ao  atendimento e esteja aberto às críticas.

O comportamento diante destas situações é um dos fatores que determinam como a sua operação será vista pelo seu público.

Além disso, a maioria das redes sociais oferecem indicadores de análise, para entender cliques, compras, número de contatos e outras informações que podem subsidiar sua escolha de sair ou permanecer naquela rede desenvolvendo social commerce.

Como utilizar o social commerce em sua operação

Se você já se convenceu de que esta estratégia é uma das melhores para a gestão da sua loja virtual, agora deve estar se perguntando como, afinal, colocá-la em ação.

Vamos descobrir maneiras de fazer isso:

Selecione os produtos certos

Faça uma escolha analítica dos produtos que serão expostos, pelo menos inicialmente, sendo os mais atrativos.

É possível que o critério seja o mesmo já utilizado na sua operação para escolher os produtos em exibição em sua vitrine. 

Aos poucos, o perfil irá se complementar de acordo com que as divulgações forem ocorrendo e as vendas estiverem dando certo.

Foque naquilo que trouxer uma maior lucratividade, ou seja, os produtos que mais atraem clientes e que têm boa margem de lucro na precificação.

Saiba utilizar os recursos

Avalie quais ferramentas e recursos serão essenciais para seu destaque dentro das plataformas.

Embora existam vários recursos, lembre-se de tentar ser inovador e utilizá-las de maneira personalizada.

Isto é, de modo que deixe claro os valores da sua marca e que também seja interessante para sua persona.

Por vezes, existirão recursos que não se encaixam no perfil do seu e-commerce ou do seu cliente, portanto, esteja tranquilo quanto a não utilizar ele.

Esteja disposto a fazer parcerias

A rede de indicação criada pelas redes sociais possibilitam o contato com pessoas que ainda não tiveram a chance de conhecer a sua marca.

Portanto, algumas marcas realizam contratos com os influenciadores digitais que realizam um trabalho sério e competente, baseado em números reais e que podem contribuir para aumentar seu alcance.

Além de pensar nos influenciadores, é possível buscar marcas que complementam a jornada de compra dos seus consumidores, em um sistema de indicação mútuo.

Por exemplo, se seu e-commerce é de moda masculina, lojas de acessórios como cintos, carteiras e relógios podem ser interessantes parcerias para divulgação em conjunto.

Sendo assim, sua marca passa a criar provas sociais, tanto de outras marcas quanto dos clientes que já realizam a compra e deixam um comentário avaliando.

Atente-se às interações

Toda e qualquer interação dos usuários, sejam eles clientes ou não, é importante. Demonstrar que sua operação valoriza estes contatos, traz a percepção de que a mesma é digna de confiança e engajamento.

Além disso, servem também para analisar o desempenho das estratégias executadas, mostrando aquilo que funciona e o que não funciona em relação aos planejamentos aplicados em seu social commerce.

Social commerce, uma estratégia a mais para auxiliar na fidelização

Entender e utilizar o social commerce na sua operação é mais uma das formas de conseguir atrair tráfego, engajar e, possivelmente, levar essas pessoas à compra.

Como já dito, entender o comportamento atual dos consumidores é uma ótima forma de conseguir oferecer soluções cada vez mais alinhadas com seus desejos e, o social commerce pode contribuir com isso. 

Ademais,  como é conhecido por todos, atrair e fidelizar clientes é fundamental para que as operações de e-commerce sejam cada vez mais lucrativas. Portanto, essa estratégia pode auxiliar a manter a fidelização de ainda mais clientes ao longo do tempo. 

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.

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Você já sabe o que é social commerce? Pode ser que você esteja utilizando essa estratégia na sua operação sem oferecer a devida atenção a ela. 

Com a grande adesão dos brasileiros às redes sociais, a interação nessas plataformas passou a ser uma forma de atrair, engajar e estimular os clientes à venda, de maneira orgânica e paga. 

Portanto, entender o que é o social commerce e como ele funciona na prática, é fundamental para estabelecer uma estratégia de sucesso e que contribua para o impulsionamento de seu e-commerce.

Então, confira conosco o que significa o termo e entenda melhor sobre como executar um planejamento eficaz no seu negócio.

O que é social commerce?

O social commerce – ou s-commerce – é realizar transações como compras e vendas por meio dos canais de mídias sociais disponíveis.

Ou seja, utilizamos as redes sociais como uma extensão do seu e-commerce, utilizando o meio interativo delas para produzir conteúdos, engajar clientes, realizar anúncios, e entreter a audiência. 

Pesquisas recentes demonstraram que o brasileiro passa uma média de 3 horas e 47 minutos nas redes sociais, diariamente.

Podemos perceber que as redes sociais têm sido utilizadas muito além do seu propósito inicial: conectar pessoas, mas assumiu também a responsabilidade de entreter os usuários.

Conforme as plataformas foram evoluindo, junto com a necessidade de entreter, as marcas viram esse espaço como uma possibilidade para divulgar seus produtos nessa esfera.

Desse modo, utilizar as redes sociais para inserir os seus consumidores no seu universo de marca mostra-se como uma importante estratégia para aqueles que querem aumentar seu alcance e, possivelmente, vendas. 

Quais redes utilizar no social commerce?

O social commerce pode ser utilizado por diversas redes sociais. Contudo, é importante que aconteça um planejamento e análise delas antes da adesão.

Isso porque, precisamos entender em quais plataformas a sua persona se encontra, quais os formatos de conteúdo ela prefere e qual a frequência possível e necessária de publicação.

Afinal, essa é mais uma estratégia sendo colocada em prática e, não apenas, uma ação aleatória.

WhatsApp

O WhatsApp Business é uma ferramenta conversacional que pode auxiliar bastante nas taxas de conversão e atendimento ao cliente.

Utilizando essa ferramenta, é possível compartilhar novidades do seu e-commerce nos status, assim como realizar disparos em massa por meio das listas de transmissão.

No entanto, é importante ter um pessoa responsável e devidamente capacitada para responder os clientes o mais rápido possível e de maneira educada e resolutiva. 

Instagram

O instagram é uma das redes sociais visuais e que estreitam cada vez mais o relacionamento dos clientes com as marcas.

Dessa forma, é possível utilizar o feed para compartilhar conteúdos relevantes de todas as partes do funil, de maneira que todos os seguidores caminhem por ele.

Pelos stories, relatar o dia a dia, envio de produtos e novidades atraem os clientes para seu perfil e aumenta o vínculo entre a marca e a comunidade. 

Os reels contribuem muito para o aumento de alcance orgânico e podem levar novos seguidores para conhecer o seu e-commerce.

Além disso, a ferramenta de instagram shop pode contribuir para que os clientes acessem produtos específicos e vejam seus preços.

Portanto, o instagram pode ser amplamente utilizado e, de maneira muito estratégica, dentro do social commerce.

Facebook

Pertencente ao atual grupo Meta, o Facebook ainda é uma das 3 redes mais usadas pelos consumidores no país.

Logo, pode ser interessante para seu e-commerce ter uma página nessa rede social. 

O Facebook disponibiliza, então, a ferramenta de marketplace, onde os produtos podem ser anunciados para os mais diversos públicos.

As páginas oficiais também podem ser utilizadas para divulgar produtos da sua marca, mantendo-os nela e permitindo que seguidores e interessados caminhem pelo seu feed.

O Facebook Ads é uma das principais plataformas de mídia paga para e-commerce, o que faz com que você aumente seu alcance pago tanto no facebook quanto no instagram.

Tik Tok

O tik tok é uma das redes sociais do momento e pode contribuir para sua estratégia de social commerce. 

Como a rede utiliza, essencialmente, vídeos é possível compartilhar vídeos de seus produtos, coleções novas, e conteúdos que façam sentido para sua marca, persona e produto. 

Como o algoritmo do Tik Tok é mais aberto e conhecido, pode ser mais fácil alcançar mais pessoas que buscarão pela sua marca para comprar os itens vistos. 

Pinterest

O pinterest é uma rede extremamente visual, onde os usuários podem salvar referências, chamados de “pins” nas mais diversas áreas.

Portanto, utilizar as imagens dos produtos em contexto de uso, infográficos, pequenos vídeos podem contribuir para acessar mais usuários que estão em busca desse conteúdo.

O pinterest tem sua ferramenta própria de ads, o que pode contribuir para melhorar os públicos que acessam seu conteúdo, aproximando-os de sua persona e podendo ser mais fácil de levá-los à compra. 

LinkedIn

Para os e-commerces que funcionam no modelo B2B, ter uma página no LinkedIn pode ser uma forma interessante de mostrar autoridade e alcançar novas pessoas.

O conteúdo empresarial é amplamente compartilhado nesse rede, portanto, é possível criar conteúdos que falem se seus produtos ou serviços.

Assim como o Pinterest, o LinkedIn também tem sua própria plataforma de Ads que pode ajudar a encontrar cada vez mais empresários que se interessam pela solução que o seu e-commerce oferece. 

Independente da plataforma escolhida para sua estratégia de social commerce, lembre-se de que elas precisam ser coerentes com o que seu produto e persona. 

Além disso, que a produção de conteúdo possa ser inserida na rotina da operação sem que outras demandas ou atividades importantes deixem de ser realizadas.

Realizar essa análise antes da implementação de uma nova rede no social commerce permite que as ações sejam mais direcionadas e consigam contribuir de maneira mais eficaz para o aumento da taxa de conversão. 

Tipos de social commerce

O social commerce pode ser praticado por diversos tipos de e-commerce e por pessoas físicas também.

Essa variação ocorre porque existem diversos aplicativos e sites que permitem que pessoas tanto com CPF quanto com CNPJ consigam realizar a movimentação de compra e venda. 

Modelo C2C

O modelo Consumer-to-consumer (C2C) tem ganhado cada vez mais adeptos. 

O consumidor final está fazendo mais negócios entre si e utilizando plataformas digitais como aliadas.

Estas, podem ser:

-OLX;

-Marketplace/grupos de negociação do Facebook;

-Enjoei;

-Airbnb;

-Mercado Livre etc.

São vendidos produtos usados ou itens comprados e que nunca foram utilizados, garantindo a oportunidade de gerar renda extra.

É uma das modalidades que permitem maior conforto e flexibilidade para aqueles que buscam opções mais baratas, sobretudo no que tange ao se comunicar com outra pessoa e não, necessariamente, com uma empresa.

Crowdfunding e suas ramificações

Você já ouviu falar em iniciativas colaborativas, onde várias pessoas se unem por um propósito em comum?

Pois bem, ocorre quando há uma iniciativa por parte de pessoa física, um grupo de pessoas ou de uma empresa que têm uma meta de arrecadação financeira.

Sendo assim, através do apoio por um link de doação, o projeto evolui e cada passo sobre arrecadação e, ao atingir metas, vai sendo informado aos apoiadores.

Alguns dos benefícios são brindes e recompensas extras que são recebidas por aqueles que patrocinam com um valor maior.

Vendas comissionadas/afiliação digital

As vendas comissionadas são aquelas oferecidas por grandes operações, donas de lojas físicas e virtuais, mas que também recrutam terceiros para chegarem até aos consumidores finais.

Como por exemplo:

-Avon;

-O Boticário;

-Hinode;

-Tupperware;

-Magazine Luiza etc.

Antigamente, o social commerce destas operações poderia ser aplicado no formato convencional, onde o contato com os clientes era realizado presencialmente.

Hoje, os aplicativos são utilizados como grandes aliados das vendas destes consultores, já que não há mais a necessidade única da visualização de um catálogo físico.

Compras coletivas

É utilizado quando surge a oportunidade de adquirir algo e há a percepção de que valeria muito mais a pena comprar em grandes quantidades?

Este é um dos objetivos das compras coletivas: um grupo de pessoas que se junta para comprar produtos, em uma loja virtual específica, para que possam dividir o valor total, incluindo o frete.

Já não é algo mais tão presente no mercado brasileiro, mas ainda sim citamos como substancialmente poderoso para as vendas de um e-commerce, sobretudo no atacado.

Todos esses tipos podem se beneficiar dos aplicativos e sites que citamos na seção sobre as principais redes utilizadas.

Vantagens de investir no social commerce

O social commerce é uma estratégia que não aponta pontos negativos, mas, com certeza, precisa de planejamento, planos de ação e responsáveis por cada parte a ser executada.

Mas, ainda pode ser vista como benéfica para as lojas virtuais que a adotam, expandindo as possibilidades de encontrar novos clientes ou de fidelizar aqueles que já compram os produtos do seu e-commerce. 

Mas acaso você ainda não tenha se convencido dos motivos pelos quais implementá-la em sua operação, vamos listar alguns:

Proximidade com o consumidor

Como já dito, os usuários de redes sociais utilizam-as com diversos propósitos, sejam eles: compartilhar o cotidiano, se informar, aprender e encontrar lojas para comprar.

Sendo assim, possuir um canal de contato aberto é algo importantíssimo, pois através destes canais é possível tirar dúvidas e checar informações de forma mais fácil e ágil.

Então, oferecer conteúdos que empoderem os clientes sobre suas compras contribuem para aumentar o engajamento, o que pode possibilitar o aumento de vendas. 

Praticidade

O social commerce é um fator facilitador para ambos os lados: as operações encontram seus potenciais consumidores de forma mais direcionada por tráfego pago ou orgânico.

E, em contrapartida, os usuários conseguem identificar rapidamente as lojas das quais compraria, de acordo com seus gostos pessoais.

Dessa forma, a identificação, engajamento e outras etapas do processo de vendas online passam a acontecer de maneira mais fluida e, muitas vezes, sem a necessidade de amplo investimento. 

Quanto mais a jornada do jonsumidor for otimizada, melhor será para que o cliente retorne.

Experiência

Sim, é verdade que muitas pessoas estão comprando via redes sociais. Entretanto, quando entramos em um perfil do Instagram, por exemplo, nossa primeira intenção não costuma ser esta.

Através da criação de um conteúdo de qualidade e fornecendo uma experiência completa (visual, de áudio, textual, etc), é bem mais fácil que haja uma identificação maior com sua marca.

Sendo assim, o universo criado na rede social pode ser materializado por meio de sua experiência de unboxing, por exemplo, dando continuidade às experiências que a marca gera.

Visibilidade

Os algoritmos ajudam muito aos perfis de social commerce a chegarem até ao público certo, já que a associação se dá através do tipo de perfil que os usuários mais consomem e interagem.

Portanto, é um divulgador gratuito do que seu e-commerce oferece. Além disso, quanto mais sua loja virtual for mencionada é indicada, mais pessoas serão atraídas.

Então, além de receber feedbacks sobre o seu e-commerce, eles podem ser maneiras orgânicas de atrair novos clientes por meio das indicações. 

Resultados

Se tratando de gestão, as redes sociais são ótimas parcerias no quesito avaliação de resultados. Como o contato com os clientes é mais simples, o feedback também acontece de forma mais espontânea e em tempo real.

As pessoas estão se sentindo mais seguras e confiantes para se comunicarem, expondo suas opiniões sobre determinados produtos ou serviços.

Por este motivo, esteja atento ao  atendimento e esteja aberto às críticas.

O comportamento diante destas situações é um dos fatores que determinam como a sua operação será vista pelo seu público.

Além disso, a maioria das redes sociais oferecem indicadores de análise, para entender cliques, compras, número de contatos e outras informações que podem subsidiar sua escolha de sair ou permanecer naquela rede desenvolvendo social commerce.

Como utilizar o social commerce em sua operação

Se você já se convenceu de que esta estratégia é uma das melhores para a gestão da sua loja virtual, agora deve estar se perguntando como, afinal, colocá-la em ação.

Vamos descobrir maneiras de fazer isso:

Selecione os produtos certos

Faça uma escolha analítica dos produtos que serão expostos, pelo menos inicialmente, sendo os mais atrativos.

É possível que o critério seja o mesmo já utilizado na sua operação para escolher os produtos em exibição em sua vitrine. 

Aos poucos, o perfil irá se complementar de acordo com que as divulgações forem ocorrendo e as vendas estiverem dando certo.

Foque naquilo que trouxer uma maior lucratividade, ou seja, os produtos que mais atraem clientes e que têm boa margem de lucro na precificação.

Saiba utilizar os recursos

Avalie quais ferramentas e recursos serão essenciais para seu destaque dentro das plataformas.

Embora existam vários recursos, lembre-se de tentar ser inovador e utilizá-las de maneira personalizada.

Isto é, de modo que deixe claro os valores da sua marca e que também seja interessante para sua persona.

Por vezes, existirão recursos que não se encaixam no perfil do seu e-commerce ou do seu cliente, portanto, esteja tranquilo quanto a não utilizar ele.

Esteja disposto a fazer parcerias

A rede de indicação criada pelas redes sociais possibilitam o contato com pessoas que ainda não tiveram a chance de conhecer a sua marca.

Portanto, algumas marcas realizam contratos com os influenciadores digitais que realizam um trabalho sério e competente, baseado em números reais e que podem contribuir para aumentar seu alcance.

Além de pensar nos influenciadores, é possível buscar marcas que complementam a jornada de compra dos seus consumidores, em um sistema de indicação mútuo.

Por exemplo, se seu e-commerce é de moda masculina, lojas de acessórios como cintos, carteiras e relógios podem ser interessantes parcerias para divulgação em conjunto.

Sendo assim, sua marca passa a criar provas sociais, tanto de outras marcas quanto dos clientes que já realizam a compra e deixam um comentário avaliando.

Atente-se às interações

Toda e qualquer interação dos usuários, sejam eles clientes ou não, é importante. Demonstrar que sua operação valoriza estes contatos, traz a percepção de que a mesma é digna de confiança e engajamento.

Além disso, servem também para analisar o desempenho das estratégias executadas, mostrando aquilo que funciona e o que não funciona em relação aos planejamentos aplicados em seu social commerce.

Social commerce, uma estratégia a mais para auxiliar na fidelização

Entender e utilizar o social commerce na sua operação é mais uma das formas de conseguir atrair tráfego, engajar e, possivelmente, levar essas pessoas à compra.

Como já dito, entender o comportamento atual dos consumidores é uma ótima forma de conseguir oferecer soluções cada vez mais alinhadas com seus desejos e, o social commerce pode contribuir com isso. 

Ademais,  como é conhecido por todos, atrair e fidelizar clientes é fundamental para que as operações de e-commerce sejam cada vez mais lucrativas. Portanto, essa estratégia pode auxiliar a manter a fidelização de ainda mais clientes ao longo do tempo. 

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.

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