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Ticket médio para e-commerce: o que é, como calcular, analisar e aumentar o seu!

Os indicadores , KPI’s, são parte importantíssima dentro de uma operação de e-commerce. Por isso, neste artigo, vamos entender melhor sobre o ticket médio no e-commerce e os motivos de manter um acompanhamento sólido e constante sobre ele. 

Os indicadores servem para muito mais do que apenas para observar números, gráficos e tabela, eles são as peças-chave de uma excelente gestão de e-commerce, já que permitem entende quais pontos estão funcionando corretamente e quais precisam se otimização.

Existem, porntanto, algumas maneiras de se analisar e aumentar o ticket médio na sua operação de e-commerce. Vamos entender melhor ? Acompanhe a leitura!

O que é o Ticket Médio

Como o próprio nome já diz, é o valor médio dos pedidos realizados na sua loja virtual em um determinado período de tempo. 

No seu e-commerce, o ticket médio pode ser medido por pedido ou por cliente. 

Então, caso você queira analisar o ticket médio da sua operação como um todo, utiliza-se o ticket médio por pedido. 

Mas, se você quer entender quanto os clientes, em média, deixam no seu e-commerce, pode-se utilizar o ticket médio por cliente. 

Para análises que envolvem outros indicadores, o ideial é utilizar o ticket médio por pedido, de modo que a sua operação será analisada globalmente.

Mas, se você pretende estabelecer, por exemplo, uma estratégia de frete-grátis, conhecer o ticket médio por cliente poderá ser mais vantajoso para oferecer o desconto do frete acima do valor médio de compras que os clientes realizam. 

Como calular o ticket médio no seu e-commerce

O cálculo do ticket médio é bastante básico e fácil de realizar.

Contudo, antes de iniciar é preciso defirnir o período que este indicador será calculado.

Será semanal, mensal ou trimestral, qual opção é o mais indicado para sua operação?

A resposta, no entanto, depende da sua operação, de qual costuma ser o volume de suas vendas e dos objetivos ao analisá-lo.

Além disso, é possível calcular o valor de promoções e ações comerciais específicas para entender o ticket médio daquela situação, entendendo se foi significativa ou não e quais pontos podem ser melhorados. 

Lembramos que o cálculo pode acontecer através do número de pedidos do período e número de clientes.

Então, teremos as seguintes fórmulas:

Ticket Médio por cliente

Ticket Médio = faturamento do período/ número de clientes do período

Vamos exemplificar: seu e-commerce faturou R$ 600.000, de janeiro até março. Pois bem, neste contexto, supomos que 3.000 clientes compraram.

Sendo assim, o cálculo do ticket médio por comprador, ficaria:

Ticket Médio = 600.000 / 3.000

Ticket Médio = R$200

Logo, a média dos valores das compras de cada cliente em seu e-commerce, neste período, foi de R$ 200,00.

Então, caso você queira aumentar o valor do ticket médio, por exemplo, oferecer frete-grátis para compras acima de R$ 250 – 300,00 pode ser interessante.

Ticket Médio por pedidos

Ticket Médio= valor total de vendas do período/ número de pedidos do período. 

Para este exemplo,podemos imaginar da seguinte forma: mantemos o valor do faturamento (R$ 600.000) e só observamos como diferença, o número de pedidos finalizados no período, que fora de 3.333 no total.

Neste caso, a conta seria:

Ticket Médio = 600.000 / 3.333

Ticket Médio= R$180

Aqui, podemos observar que o ticket médio por pedido realizado foi de R$ 180,00.

Agora que já entendemos como o Ticket médio é calculado no seu e-commerce, vamos aprender como analisá-lo corretamente.

Fazendo uma análise correta do ticket médio no seu e-commerce

Analisar o ticket médio com uma certa periodicidade é importantíssimo. Com um acompanhamento contínuo, é possível entender melhor quais os picos de vendas, como funcionam os momentos sazonais.

Um exemplo é a Black Friday e qualquer data em especial que queira ativar promoções e descontos,  como datas comemorativas, além de poder colocar novas ações em prática.

Para realizar esta avaliação, você deve se atentar ao período avaliado e compará-lo com o anterior, sempre vislumbrando um panorama do histórico do seu e-commerce.

E observar os concorrentes, é algo importante? Sim, é bem interessante comparar e perceber quais foram as lacunas deixadas por eles, e quais os pontos que suas operações necessitam se equiparar ou até mesmo, ultrapassa-los.

Entretanto, a comparação deve ser feita somente entre concorrentes do mesmo nicho e mercado de atuação.

Se o segmento do seu e-commerce é de produtos da área fitness para atletas, não faz sentido algum comparar com um que forneça mercadorias para confeiteiros profissionais. Certo?

Ademais, como já orientamos, estabeleça um intervalo de tempo a ser avaliado e permaneça observando o ticket médio da sua operação.

Busque e implemente otimizações e, conforme essas melhorias forem sendo implementadas, você poderá atestar o quanto esta análise pôde contribuir e fazer a diferença no faturamento do seu e-commerce.

E faça sempre a análise deste KPI aliada aos outros, de maneira que sua análise gerencial seja global e tenha propósito.

Indicadores como o custo de aquisição de clientes – CAC – e o lifetime value – LTV – sofrem interferência do ticket médio, sendo mais um ponto importante para se levar em consideração para analisá-lo.  

Estratégias para o aumento do ticket médio no seu e-commerce

Existem inúmeras formas de implementar estratégias e estimular gatilhos, a fim de aumentar as vendas dentro do seu e-commerce.

Portanto, unir criatividade combinada com análises assertivas e conhecimento sobre seu e-commerce, melhor poderá ser o resultado aumento.

Por isso, vamos listar algumas ações simples de serem implementadas, confira:

Tenha produtos complementares

Pense bem, quanto mais produtos completementares seu cliente encontrar dentro de sua loja online, maiores são as chances de que ele permaneça comprando com você.

Em muitos segmentos, as pessoas procuram por itens complementares e é um grande conforto, aliado à praticidade, encontra-los no mesmo local.  Além de diminuir o custo com frete pra os clientes e loja virtual.

Um exemplo: alguém está planejando iniciar aulas de natação. Caso este cliente ainda não possua os itens necessários para as práticas, provavelmente precisará comprar os trajes de banho, ao menos uma touca de borracha, os óculos de proteção, protetores auriculares, entre outros.

Se seu e-commerce é voltado para a venda de produtos para a prática de esportes, por que não vender todos estes itens? Além de oferecer uma experiência de compra completa, diferencia seu e-commerce da concorrência. 

É o que também nos leva à próxima estratégia.

Descontos progressivos

Entrar para comprar apenas um produto e acabar com o carrinho de compras virtual cheio, é um hábito comum de algumas pessoas. E, a finalização deles é a vontade do gestor. 

Logo, essa é a oportunidade perfeita para fisgar seu cliente, fazendo-o enxergar aquela compra como algo ainda mais magnífico, com descontos progressivos.

Traduzindo, quanto mais ele comprar, maior será o desconto aplicado.

Obviamente, esta estratégia, para ser efetiva, necessita de uma avaliação delicada e um limite no valor de descontos oferecidos a cada pessoa.

Afinal, você visa obter mais lucros e não prejuízos, certo? Então, crie uma campanha baseada na realidade das suas operações e em como essa troca pode ser justa para ambos.

Frete grátis

Outras duas palavrinhas mágicas que acabam despertam a vontade de compra de clientes, são: frete grátis.

A taxa de carrinhos abandonados devido ao valor do frete, é algo muito significativo. Infelizmente, sabemos que em alguns casos, o valor da entrega acaba se sobressaindo ao dos itens selecionados e sejamos francos, pode desanimar o cliente do seu e-commerce.

Sabendo disso, promova campanhas de frete grátis em seu e-commerce, ainda que aconteçam poucas vezes.

Outra possibilidade, então, é fixar um valor, como dito acima, de frete grátis nas compras acima do ticket médio recorrente.

Mas mais uma vez, lembre-se de pautar estas ações com base no que vende, como vende e no mercado o qual está inserido.

Em todos os casos, faça o cliente se sentir confortável e passe claramente a impressão de que aquela aquisição está fazendo todo o sentido.

É muito importante que a pessoa tenha em mente que está obtendo vantagem, pois assim os estímulos para futuras compras serão cada vez mais latentes.

Cross sell

Neste ponto é importante conhecer sua persona e seus hábitos de consumo e  insirir sugestões de produtos que complementem a jornada de compra do cliente.

Assim como mencionamos acima, na parte de produtos complementares. 

O consumidor está levando um console de videogame? Seria ideal adicionar jogos que sejam de seu interesse, utilizando dados de clientes anteriores e sugestões que façam sentido.

Através de Inteligência Artificial, também é possível ir  mantendo as informações sobre os gostos e preferências de cada cliente e, com isso, obter o poder de deixar em evidência os produtos que se pareçam mais com o estilo daquela pessoa em questão.

Up Selling

Quase que na mesma configuração do Cross Selling, não podemos nos esquecer do Up Selling. É nada mais, nada menos, do que deixar em evidência dentro da listagem de sugestão de produtos do seu e-commerce, aqueles produtos de maior valor.

Contudo, não serão listados apenas porque são mais caros. Mas, sim pois agregam valor à jornada de compra do cliente. Ou seja, é um produto mais caro pois é superior em suas características do que o escolhido pelo cliente. 

Em ambos os casos, sua plataforma de e-commerce deve fornecer uma configuração simples e objetiva para poder colocar esta estratégia em prática.

Basta organizar o catálogo de vendas e unir as sugestões do sistema  e análises do gestor e selecionar as opções mais propícias para cada perfil de cliente.

Costuma funcionar bastante com aqueles consumidores que estão procurando, acima de tudo, conforto e produtos de alto padrão de qualidade.

Investimento em marketing

Algumas estratégias de marketing e remarketing podem ser utilizadas para que seu cliente conviva constantemente com a lembrança da sua marca e sempre que pensar em realizar alguma compra, é em seu e-commerce que ele vai procurar.

São estratégias para se implementar e aumentar o ticket médio da sua operação:

-disparo de e-mails de remarketing

-possibilitar a ativação de notificações do site em qualquer tipo de dispositivo

-envio de lembretes de que o carrinho ainda está cheio instigando a finalização da compra

-cupons de desconto de 5%

Tudo isto também inclui estratégias mais amplas como as de mídia paga  no Google e o Facebook Ads e uma presença forte dentro das redes sociais.

Crie combos e kits de produtos

Já pensou em um kit especial para o Dia das Mães, com tudo o que uma mãe gostaria de ganhar? Ou então, um combo perfeito para que os apaixonados possam aproveitar juntos, todos os itens no Dia dos Namorados? Veja se esta ideia se encaixa, de algum modo, em seu modelo de operação.

Funciona muito bem, especialmente para aquelas pessoas que estão comprando algo de presente e ou não sabem muito bem ou estão em dúvida sobre o que adicionar àquela compra em específico.

Além disso, os kits de produtos diminuem o custo de envio para clientes e para o lojista. 

Overdelivery 

Os famosos brindes, que todo mundo adora e valoriza muito ao abrir uma encomenda: adesivos, bottons, canetas, bloquinhos de anotações.

As opções são infinitas e esta é uma forma excelente de fidelizar o seu cliente.

Brindes denotam carinho, atenção e um cuidado imenso por quem está comprando o produto!

Logo, as pessoas se sentem queridas, apreciadas e percebem que para aquela empresa, não significam somente um número.

A partir daí, é que surgem as indicações boca-a-boca e novas compras se tornam uma realidade.

Cuide apenas para que a distribuição dos brindes faça sentido perante à sua proposta e que a aquisição dos mesmos não se tornem um fardo, um gasto exorbitante dentro das suas operações.

Ticket médio para e-commerce: tudo entendido!

Ainda que outros indicadores sejam extremamente importantes , pudemos ver o quanto saber calcular e acompanhar os valores do ticket médio para e-commerce,  agrega valor  na gestão de um e-commerce.

Portanto, não permita que ele seja ignorado e esteja sempre aliando-o às outras análises estratégicas, permitindo otimizações constantes para seu e-commerce.

E, para mais conteúdos valiosos que irão te ajudar a alavancar seu e-commerce, continue acompanhando a Ge-commerce nas nossas redes sociais.

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Os indicadores , KPI’s, são parte importantíssima dentro de uma operação de e-commerce. Por isso, neste artigo, vamos entender melhor sobre o ticket médio no e-commerce e os motivos de manter um acompanhamento sólido e constante sobre ele. 

Os indicadores servem para muito mais do que apenas para observar números, gráficos e tabela, eles são as peças-chave de uma excelente gestão de e-commerce, já que permitem entende quais pontos estão funcionando corretamente e quais precisam se otimização.

Existem, porntanto, algumas maneiras de se analisar e aumentar o ticket médio na sua operação de e-commerce. Vamos entender melhor ? Acompanhe a leitura!

O que é o Ticket Médio

Como o próprio nome já diz, é o valor médio dos pedidos realizados na sua loja virtual em um determinado período de tempo. 

No seu e-commerce, o ticket médio pode ser medido por pedido ou por cliente. 

Então, caso você queira analisar o ticket médio da sua operação como um todo, utiliza-se o ticket médio por pedido. 

Mas, se você quer entender quanto os clientes, em média, deixam no seu e-commerce, pode-se utilizar o ticket médio por cliente. 

Para análises que envolvem outros indicadores, o ideial é utilizar o ticket médio por pedido, de modo que a sua operação será analisada globalmente.

Mas, se você pretende estabelecer, por exemplo, uma estratégia de frete-grátis, conhecer o ticket médio por cliente poderá ser mais vantajoso para oferecer o desconto do frete acima do valor médio de compras que os clientes realizam. 

Como calular o ticket médio no seu e-commerce

O cálculo do ticket médio é bastante básico e fácil de realizar.

Contudo, antes de iniciar é preciso defirnir o período que este indicador será calculado.

Será semanal, mensal ou trimestral, qual opção é o mais indicado para sua operação?

A resposta, no entanto, depende da sua operação, de qual costuma ser o volume de suas vendas e dos objetivos ao analisá-lo.

Além disso, é possível calcular o valor de promoções e ações comerciais específicas para entender o ticket médio daquela situação, entendendo se foi significativa ou não e quais pontos podem ser melhorados. 

Lembramos que o cálculo pode acontecer através do número de pedidos do período e número de clientes.

Então, teremos as seguintes fórmulas:

Ticket Médio por cliente

Ticket Médio = faturamento do período/ número de clientes do período

Vamos exemplificar: seu e-commerce faturou R$ 600.000, de janeiro até março. Pois bem, neste contexto, supomos que 3.000 clientes compraram.

Sendo assim, o cálculo do ticket médio por comprador, ficaria:

Ticket Médio = 600.000 / 3.000

Ticket Médio = R$200

Logo, a média dos valores das compras de cada cliente em seu e-commerce, neste período, foi de R$ 200,00.

Então, caso você queira aumentar o valor do ticket médio, por exemplo, oferecer frete-grátis para compras acima de R$ 250 – 300,00 pode ser interessante.

Ticket Médio por pedidos

Ticket Médio= valor total de vendas do período/ número de pedidos do período. 

Para este exemplo,podemos imaginar da seguinte forma: mantemos o valor do faturamento (R$ 600.000) e só observamos como diferença, o número de pedidos finalizados no período, que fora de 3.333 no total.

Neste caso, a conta seria:

Ticket Médio = 600.000 / 3.333

Ticket Médio= R$180

Aqui, podemos observar que o ticket médio por pedido realizado foi de R$ 180,00.

Agora que já entendemos como o Ticket médio é calculado no seu e-commerce, vamos aprender como analisá-lo corretamente.

Fazendo uma análise correta do ticket médio no seu e-commerce

Analisar o ticket médio com uma certa periodicidade é importantíssimo. Com um acompanhamento contínuo, é possível entender melhor quais os picos de vendas, como funcionam os momentos sazonais.

Um exemplo é a Black Friday e qualquer data em especial que queira ativar promoções e descontos,  como datas comemorativas, além de poder colocar novas ações em prática.

Para realizar esta avaliação, você deve se atentar ao período avaliado e compará-lo com o anterior, sempre vislumbrando um panorama do histórico do seu e-commerce.

E observar os concorrentes, é algo importante? Sim, é bem interessante comparar e perceber quais foram as lacunas deixadas por eles, e quais os pontos que suas operações necessitam se equiparar ou até mesmo, ultrapassa-los.

Entretanto, a comparação deve ser feita somente entre concorrentes do mesmo nicho e mercado de atuação.

Se o segmento do seu e-commerce é de produtos da área fitness para atletas, não faz sentido algum comparar com um que forneça mercadorias para confeiteiros profissionais. Certo?

Ademais, como já orientamos, estabeleça um intervalo de tempo a ser avaliado e permaneça observando o ticket médio da sua operação.

Busque e implemente otimizações e, conforme essas melhorias forem sendo implementadas, você poderá atestar o quanto esta análise pôde contribuir e fazer a diferença no faturamento do seu e-commerce.

E faça sempre a análise deste KPI aliada aos outros, de maneira que sua análise gerencial seja global e tenha propósito.

Indicadores como o custo de aquisição de clientes – CAC – e o lifetime value – LTV – sofrem interferência do ticket médio, sendo mais um ponto importante para se levar em consideração para analisá-lo.  

Estratégias para o aumento do ticket médio no seu e-commerce

Existem inúmeras formas de implementar estratégias e estimular gatilhos, a fim de aumentar as vendas dentro do seu e-commerce.

Portanto, unir criatividade combinada com análises assertivas e conhecimento sobre seu e-commerce, melhor poderá ser o resultado aumento.

Por isso, vamos listar algumas ações simples de serem implementadas, confira:

Tenha produtos complementares

Pense bem, quanto mais produtos completementares seu cliente encontrar dentro de sua loja online, maiores são as chances de que ele permaneça comprando com você.

Em muitos segmentos, as pessoas procuram por itens complementares e é um grande conforto, aliado à praticidade, encontra-los no mesmo local.  Além de diminuir o custo com frete pra os clientes e loja virtual.

Um exemplo: alguém está planejando iniciar aulas de natação. Caso este cliente ainda não possua os itens necessários para as práticas, provavelmente precisará comprar os trajes de banho, ao menos uma touca de borracha, os óculos de proteção, protetores auriculares, entre outros.

Se seu e-commerce é voltado para a venda de produtos para a prática de esportes, por que não vender todos estes itens? Além de oferecer uma experiência de compra completa, diferencia seu e-commerce da concorrência. 

É o que também nos leva à próxima estratégia.

Descontos progressivos

Entrar para comprar apenas um produto e acabar com o carrinho de compras virtual cheio, é um hábito comum de algumas pessoas. E, a finalização deles é a vontade do gestor. 

Logo, essa é a oportunidade perfeita para fisgar seu cliente, fazendo-o enxergar aquela compra como algo ainda mais magnífico, com descontos progressivos.

Traduzindo, quanto mais ele comprar, maior será o desconto aplicado.

Obviamente, esta estratégia, para ser efetiva, necessita de uma avaliação delicada e um limite no valor de descontos oferecidos a cada pessoa.

Afinal, você visa obter mais lucros e não prejuízos, certo? Então, crie uma campanha baseada na realidade das suas operações e em como essa troca pode ser justa para ambos.

Frete grátis

Outras duas palavrinhas mágicas que acabam despertam a vontade de compra de clientes, são: frete grátis.

A taxa de carrinhos abandonados devido ao valor do frete, é algo muito significativo. Infelizmente, sabemos que em alguns casos, o valor da entrega acaba se sobressaindo ao dos itens selecionados e sejamos francos, pode desanimar o cliente do seu e-commerce.

Sabendo disso, promova campanhas de frete grátis em seu e-commerce, ainda que aconteçam poucas vezes.

Outra possibilidade, então, é fixar um valor, como dito acima, de frete grátis nas compras acima do ticket médio recorrente.

Mas mais uma vez, lembre-se de pautar estas ações com base no que vende, como vende e no mercado o qual está inserido.

Em todos os casos, faça o cliente se sentir confortável e passe claramente a impressão de que aquela aquisição está fazendo todo o sentido.

É muito importante que a pessoa tenha em mente que está obtendo vantagem, pois assim os estímulos para futuras compras serão cada vez mais latentes.

Cross sell

Neste ponto é importante conhecer sua persona e seus hábitos de consumo e  insirir sugestões de produtos que complementem a jornada de compra do cliente.

Assim como mencionamos acima, na parte de produtos complementares. 

O consumidor está levando um console de videogame? Seria ideal adicionar jogos que sejam de seu interesse, utilizando dados de clientes anteriores e sugestões que façam sentido.

Através de Inteligência Artificial, também é possível ir  mantendo as informações sobre os gostos e preferências de cada cliente e, com isso, obter o poder de deixar em evidência os produtos que se pareçam mais com o estilo daquela pessoa em questão.

Up Selling

Quase que na mesma configuração do Cross Selling, não podemos nos esquecer do Up Selling. É nada mais, nada menos, do que deixar em evidência dentro da listagem de sugestão de produtos do seu e-commerce, aqueles produtos de maior valor.

Contudo, não serão listados apenas porque são mais caros. Mas, sim pois agregam valor à jornada de compra do cliente. Ou seja, é um produto mais caro pois é superior em suas características do que o escolhido pelo cliente. 

Em ambos os casos, sua plataforma de e-commerce deve fornecer uma configuração simples e objetiva para poder colocar esta estratégia em prática.

Basta organizar o catálogo de vendas e unir as sugestões do sistema  e análises do gestor e selecionar as opções mais propícias para cada perfil de cliente.

Costuma funcionar bastante com aqueles consumidores que estão procurando, acima de tudo, conforto e produtos de alto padrão de qualidade.

Investimento em marketing

Algumas estratégias de marketing e remarketing podem ser utilizadas para que seu cliente conviva constantemente com a lembrança da sua marca e sempre que pensar em realizar alguma compra, é em seu e-commerce que ele vai procurar.

São estratégias para se implementar e aumentar o ticket médio da sua operação:

-disparo de e-mails de remarketing

-possibilitar a ativação de notificações do site em qualquer tipo de dispositivo

-envio de lembretes de que o carrinho ainda está cheio instigando a finalização da compra

-cupons de desconto de 5%

Tudo isto também inclui estratégias mais amplas como as de mídia paga  no Google e o Facebook Ads e uma presença forte dentro das redes sociais.

Crie combos e kits de produtos

Já pensou em um kit especial para o Dia das Mães, com tudo o que uma mãe gostaria de ganhar? Ou então, um combo perfeito para que os apaixonados possam aproveitar juntos, todos os itens no Dia dos Namorados? Veja se esta ideia se encaixa, de algum modo, em seu modelo de operação.

Funciona muito bem, especialmente para aquelas pessoas que estão comprando algo de presente e ou não sabem muito bem ou estão em dúvida sobre o que adicionar àquela compra em específico.

Além disso, os kits de produtos diminuem o custo de envio para clientes e para o lojista. 

Overdelivery 

Os famosos brindes, que todo mundo adora e valoriza muito ao abrir uma encomenda: adesivos, bottons, canetas, bloquinhos de anotações.

As opções são infinitas e esta é uma forma excelente de fidelizar o seu cliente.

Brindes denotam carinho, atenção e um cuidado imenso por quem está comprando o produto!

Logo, as pessoas se sentem queridas, apreciadas e percebem que para aquela empresa, não significam somente um número.

A partir daí, é que surgem as indicações boca-a-boca e novas compras se tornam uma realidade.

Cuide apenas para que a distribuição dos brindes faça sentido perante à sua proposta e que a aquisição dos mesmos não se tornem um fardo, um gasto exorbitante dentro das suas operações.

Ticket médio para e-commerce: tudo entendido!

Ainda que outros indicadores sejam extremamente importantes , pudemos ver o quanto saber calcular e acompanhar os valores do ticket médio para e-commerce,  agrega valor  na gestão de um e-commerce.

Portanto, não permita que ele seja ignorado e esteja sempre aliando-o às outras análises estratégicas, permitindo otimizações constantes para seu e-commerce.

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