Um bom conteúdo visual e textual tem todo o seu valor e o e-mail marketing no e-commerce, utiliza disso para prospectar novos clientes e reter os antigos por meio dos seus disparos.
Então, se você ainda não utiliza desta estratégia em sua operação, pode ser o momento de repensar, observando as possibilidades que essa estratégia trás.
Portanto, vamos te guiar para que você aprenda mais sobre como estreitar a relação com a sua persona, aumentar o nível de consciência dos seus leads e melhorar as vendas da sua operação com essa estratégia.
Por que utilizar o e-mail marketing no e-commerce?
A sua marca precisa obter muito mais do que apenas consumidores, o ideal é que ela seja capaz de fidelizá-los e torná-los admiradores e indicadores da sua loja virtual.
Embora pareça exagerado, a verdade é que o engajamento é uma parte fundamental para o processo de vendas online.
Portanto, mesmo que não seja fácil, posicionar-se de maneira diferenciada no mercado é extremamente necessário quando estamos tratando de vendas online.
Afinal, existem várias operações fornecendo o mesmo produto e ou serviço que o seu, então é imprescindível que o seu e-commerce seja capaz de se destacar dentre os demais, através de seu posicionamento e comunicações assertivas com o cliente.
Dessa forma, o e-mail marketing no e-commerce auxilia a manter o contato da sua marca com os clientes, estreitando o relacionamento, engajando e impactando positivamente na sua taxa de conversão e em outros fatores.
E, alguns de seus principais benefícios são:
Aquisição de novos clientes para seu e-commerce
O Marketing Digital é repleto de ações e uma das mais utilizadas é a do tráfego pago, os anúncios em grandes plataformas.
Entretanto, não é possível dar conta de toda a demanda de novos leads somente com os ads ativos, uma vez que eles são apenas uma parte do processo de atração.
Então, é neste momento que surge a necessidade de implementar outras estratégias, como o e-mail marketing no e-commerce.
Veja da seguinte forma, um possível cliente pode se interessar em saber mais sobre o que sua operação oferece, ao ser impactado por uma propaganda. Porém, talvez ela não compre exatamente naquele momento.
Então, ao entrar no site e cadastrar seu endereço de e-mail na lista de contatos do seu e-commerce, poderá passar a receber os disparos de boas-vindas, promoções, conteúdo de valor, o que pode levar a uma conversão em uma outra oportunidade.
Conhecimento sobre as preferências dos clientes
O e-mail marketing fornece uma ampla possibilidade de criação de conteúdos diversos, assim como você já deve ter percebido.
Inclusive, pode ajudar sua loja virtual a aumentar as vendas dos produtos e serviços.
Como? Oferecendo ao clientes aquilo que esperam do seu e-commerce.
Fazer pesquisas pode ser uma das possibilidades para entender melhor o que a sua persona espera do seu e-commerce, e pode acontecer através de formulários de expectativa/satisfação, criados através de plataformas voltadas especialmente para este fim.
Para realizar os envios dessas pesquisas, você pode enviar junto explicações do porquê elas estão sendo feitas e o quê respondê-las pode trazer como benefício.
Como pequena forma de gratificação pelas respostas, que tal adicionar um cupom de desconto?
Dessa maneira, você incentiva as pessoas a participarem e passa a conhecer cada vez mais sobre quem está do outro lado, melhorando de forma contínua a descrição da sua persona.
E, consequentemente, aumentando suas vendas.
Além disso, observar os eventos capturados, como as sessões iniciadas em cada página de produto pode ajudar a entender quais são os itens mais desejados.
O ideal, portanto, é que juntamente com pesquisas, o perfil de comportamento do seu cliente seja acompanhado, para que as sugestões de próximas compras sejam as mais eficazes possíveis.
Estreitamento do relacionamento com o consumidor com o e-mail marketing no e-commerce
O relacionamento com o consumidor é criado pouco a pouco, por meio das estratégias de atração, engajamento e retenção.
Dessa forma, o e-mail marketing no e-commerce faz o papel de conectar sua loja ao consumidor, e por um canal que ele autorizou que você estabelecesse comunicação.
Logo, tenha em mente que ele precisa se sentir lembrado e perceber que seu negócio estará sempre disponível quando for buscar por algo novo.
Sendo assim, busque criar um cronograma de disparos de e-mail marketing com conteúdo direcionado, lembretes e cumprimentos em datas comemorativas, divulgação de lançamentos e muito mais.
Porém, sempre evite spam, atentando-se ao excesso de comunicação, uma vez que isso pode levar ao descadastramento da sua lista de contatos devido à inconveniência.
Segmentação de leads: sua importância para fundamentar a estratégia
A segmentação de leads faz parte do funil de vendas e auxilia na criação de conteúdos específicos para os clientes de acordo com seu nível de consciência sobre o produto.
Um caso bastante comum, é o de acharmos que precisamos atingir a todos os públicos, quando na verdade, quanto melhor definida estiver a persona, mais assertivo será os investimentos marketing e o alcance do público que deseja e está pronto para a compra.
Da mesma forma, devemos pensar sobre a segmentação de leads para a utilização do e-mail marketing no e-commerce.
Uma vez que se comunicar com leads qualificados é a melhor escolha na hora de planejar o envio dos emails e para isso, é necessário refinar os dados, de maneira que o envio de conteúdo faça sentido para o cliente que recebe.
Existem algumas ações a serem tomadas para melhorar ainda mais esta conexão:
Sua persona pode apresentar variações
Suponha que você possua um e-commerce voltado para a venda de vinis antigos e alguns novos que estão em produção atualmente.
Esta loja online não vende discos de apenas um gênero musical. Como então, fazer uma divulgação assertiva para cada tipo de gosto? Bom, fazendo a segmentação.
Desse modo, você coloca em prática um número mais reduzido de disparos, para as pessoas certas e não enche a caixa de entrada dos seus outros clientes, com e-mails contendo informações descartáveis.
Nem sempre os desejos de compra e as dores, serão iguais dentro de uma mesma persona definida.
Portanto, para isso, você também pode criar outras personas para seu e-commerce, caso necessário.
A linguagem também muda
Quando pensamos que dentro de um e-commerce podemos ter diversas personas com gostos e características diferentes, lembre-se que cada um se comunica de uma forma.
Isso quer dizer, que existem gatilhos e objeções diferentes de compra.
Portanto, podemos adequar a sua comunicação de disparos de acordo com o público.
Um dos principais motivos que fazem as pessoas se identificarem com uma marca em específico, é a linguagem que é empregada em suas peças de comunicação.
Estude as tendências, o que anda sendo comentado, como a personalidade dessas pessoas é empregada nos mais variados aspectos, os “memes” usados e utilize estas informações na hora de produzir os e-mails.
Tipos de e-mail marketing para aplicar no seu e-commerce
Como vimos, os disparos de e-mail marketing no e-commerce podem variar de acordo com a segmentação e até mesmo a comunicação empregada.
Contudo, existem alguns tipos de e-mail que são bastante utilizados por operações e vale a pena conhecer. São eles:
E-mail de boas-vindas
Este é, geralmente, o primeiro contato que o consumidor possui com a loja virtual.
Sua função é cumprimentá-lo, podendo ainda conter algum cupom de desconto como cortesia de boas-vindas e sinalizar áreas e produtos da loja que ainda não foram explorados.
Além disso, pode trazer também o que chamamos de prova social, com depoimentos de clientes já fidelizados, com o intuito de induzir a primeira compra.
E-mail de rastreio do pedido
Aqui, o conteúdo já é voltado para o cliente que realizou uma compra e está aguardando a chegada do produto.
Um e-mail é enviado com a confirmação, os dados referentes ao método escolhido como pagamento, uma descrição detalhada do pedido e o que costuma ser mais aguardado: a data de postagem do pedido, o código de rastreio e as informações pertinentes à entrega, como a data prevista.
E-mail de pós-venda, um aliado para seu e-commerce
O pós-venda é extremamente importante e é por meio dessa atenção que o relacionamento com o cliente pode se estreitar ainda mais.
O conteúdo tem como função agradecer pela compra e busca saber se as expectativas foram atendidas.
Esse pode ser o momento para pedir a opinião e avaliação do produto de quem comprou do seu e-commerce!
Mas este e-mail não serve somente para encerrar os contatos sobre aquele pedido em específico, representa também a manutenção da relação com o seu cliente, portanto atente-se ao atendimento e à cordialidade!
E-mail de lembrete de abandono de carrinho
Sabemos que muitos clientes acabam desistindo quando chegam no estágio final, a finalização de carrinhos.
Os motivos são os mais diversos, mas podemos relembrar que o pedido ficou pendente.
Se a pessoa está em dúvida por algum motivo, é uma ótima oportunidade de convencê-la.
Portanto, relembre-a dos métodos de pagamento, ofereça cupons e utilize dos gatilhos mentais de escassez e urgência para obter um maior sucesso com o disparo.
E-mail marketing no e-commerce, aplicando estratégias de remarketing
Outro exemplo de e-mail, é o de remarketing.
Ele possui o objetivo de retomar o interesse daqueles clientes que realizaram suas compras já há algum tempo ou daqueles que somente visitaram sua loja virtual.
Nesse caso, podemos trazer os produtos que estão em promoção no catálogo, enviar um pequeno cupom de desconto e aplicar as técnicas de Cross e Up Selling para os que já compraram.
E-mail sobre datas comemorativas
É imprescindível o contato durante as datas festivas mais importantes do ano, e é uma das pautas que devem ser incluídas logo no primeiro planejamento de e-mail marketing no e-commerce e em todos os meses subsequentes.
Avise aos clientes sobre as datas comemorativas, informando se haverá algum tipo de campanha na época em questão.
Foque também nas datas comemorativas pessoais, como os aniversários dos clientes ou aniversário da própria loja.
Dessa forma, é possível oferecer cupons individuais, ajudando a frisar a importância que aquele consumidor possui para o seu e-commerce.
Como estruturar uma boa estratégia de e-mail marketing no seu e-commerce
Como o próprio nome já diz, é uma estratégia, então é algo que deve ser criado pensando nos caminhos mais viáveis e nos objetivos finais daquela ação.
A produção de e-mail marketing não deve ser banalizada, uma vez que existem algumas etapas e recomendações na estruturação dessa estratégia.
Por isso, vamos conhecê-las a seguir.
Escolha as melhores maneiras de capturar leads para sua base
Existem maneiras bem eficazes de captar os leads, portanto, estude quais delas fazem mais sentido para seu e-commerce.
As landing pages (LP)são páginas à parte com informações sobre campanhas especiais com formulários de interesse a serem preenchidos pelos clientes.
As LP podem ser utilizadas para o cadastro de reserva em lançamentos de produtos, ofertas de materiais ricos ou para o resgate de brindes, por exemplo.
Os pop-ups também ajudam na captação de leads, tanto os que aparecem durante a navegação, quanto os que surgem quando a pessoa está prestes a sair da página.
Uma dica importante, no entando, é não importar base de dados de outras operações, ou comprar listas de e-mails, uma vez que isso gera um base de leads sem engajamento com seu produto.
Portanto, busque sempre pedir a permissão do usuário para utilizar seus dados, já que o contrário disso pode ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Faça o planejamento de conteúdo do seu disparo
Para bons resultados no e-mail marketing do seu e-commerce, é preciso chamar a atenção do consumidor desde o assunto até o conteúdo do e-mail.
Por isso, não negligencie o que será escrito ou as os criativos utilizados.
As taxas de abertura e de conversão são baseadas justamente na qualidade de conteúdo que é oferecido, portanto pense em como sua persona irá encarar aquele chamado em sua caixa de entrada.
Ademais, não envie somente conteúdo sobre vendas, ainda que seu propósito seja esse.
Há formas muito sutis de aplicar Inbound Marketing, sem que o cliente sinta que está sendo induzido a compra em todas as comunicações da sua empresa.
Personalize o corpo do e-mail
Durante a comunicação, é importante que você utilize da pessoalidade.
Portanto, chamar seu cliente pelo nome demonstra atenção e cuidado e pode deixa-lo ainda mais interessado no seu conteúdo.
Realize testes
Teste as áreas de inserção de links de CTA, insira imagens interativas, vídeos curtos, enquetes, entre outras ações e teste quais tem uma performance melhor.
Estes são chamados de Testes A/B e auxiliam na coleta de dados que traduzem quais são os melhores resultados para as campanhas.
Desse modo, você pode disparar os modelos certos para o restante da base de dados, possibilitando que seu e-commerce atinja um número ainda maior de pessoas com aquele conteúdo.
E então, pronto para utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce?
Como vimos, o e-mail marketing no e-commerce é uma ferramenta que quando bem realizada pode impactar positivamente na taxa de conversão da sua loja virtual.
No entanto, assim como em outras partes de uma operação, é necessário entender onde se pretende quer chegar com o conteúdo enviado, usando da objetividade e criatividade para alcançá-los.
Portanto, entender e cuidar bem da sua régua de relacionamento, engajando quem ainda não se demonstrou tão interessado e mantendo o interesse daqueles que já estão sempre presentes é fundamental para essa estratégia.
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