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Gestão de e-commerce e marketing digital é necessário escolher apenas um para o sucesso da sua operação?

Gestão de e-commerce e marketing digital, qual é a melhor estratégia para alavancar sua operação?

Essa pode ser a dúvida de alguns gestores quando o e-commerce cresce e passa a necessitar de ajuda exterior para o gerenciamento de processos e para aumentar os resultados dele. 

Contudo, existem diferenças cruciais entre esses dois serviços e que podem impactar diretamente no resultado que se pretende alcançar. 

Por isso, preparamos este texto, para que você consiga distingui-los melhor e fazer a escolha mais acertada para seu negócio. 

Gestão de e-commerce, o que é?

A gestão é uma área do conhecimento que possibilita que as empresas consigam atingir os melhores resultados possíveis por meio do gerenciamento de pessoas, recursos financeiros e tecnológicos disponíveis. 

Dessa forma, o gestor é um profissional capacitado para organizar, planejar e dirigir os processos internos de uma empresa.

Transpondo esse conceito para dentro do universo do e-commerce, teremos, então, um profissional com todas as capacitações acima, mas que também é um especialista em comércio digital. 

Portanto, a gestão de e-commerce envolve os conhecimentos:

Tecnologias;

Estoque;

Comercial;

Financeiro;

Logística.

Embora não esteja exatamente dentro do escopo da gestão, algumas assessorias de gestão de e-commerce, contam também com o Marketing Digital em seus pacotes de serviços. Isso porque, o marketing digital é uma das ferramentas que contribuem para o pleno desempenho das operações, por meio do posicionamento de marca e de sua participação no processo de vendas online.  

E como o Marketing Digital atua no e-commerce?

O Marketing Digital é a estratégia utilizada para promover marcas e produtos utilizando o meio digital como principal canal de contato entre as empresas e os clientes. 

Logo, para que isso aconteça com os melhores resultados possíveis, os profissionais de marketing lançam mão de inúmeras estratégias para auxiliar no posicionamento e venda, como por exemplo:

Inbound Marketing;

SEO;

Marketing de Conteúdo;

Redes Sociais;

Tráfego Pago;

E-mail Marketing

e outras.

Nesse contexto, essas técnicas podem ser utilizadas como suporte em todas as partes do processo de vendas online, auxiliando a atrair e fidelizar clientes do e-commerce. 

Como a gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam?

A gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam por meio da utilização do marketing como uma ferramenta para contribuir nos resultados que uma gestão completa trás para o negócio. 

Alguns tópicos acima, no conceito de gestão, nós dissemos que ela trabalha com as ferramentas e orçamentos disponíveis para oferecer ao cliente os melhores resultados possíveis. 

Pois bem, dentro desse hall de técnicas disponíveis está o marketing digital, sendo utilizado como suporte para o negócio. 

Neste momento você pode estar assustado, pois é muito comum que vendam a ideia de que o marketing é o ponto mais importante e estrutural de um e-commerce. 

Contudo, ele é uma das engrenagens fundamentais para isso, e não o único método. 

Utilizando-se de uma gestão completa de e-commerce, é possível criar um ambiente propício à venda mediante as ações estratégicas de estoque, comercial e vendas e logística, por exemplo. 

Isso porque, o e-commerce não se resume apenas à loja virtual, o ambiente onde o cliente entra em contato com a loja e a venda acontece, afinal, existe um ecossistema completo que deve funcionar corretamente para que seja possível concluir uma venda. 

Ademais, outro ponto fundamental para que a operação tenha os retornos que realmente importam é a gestão financeira. Esse aspecto será responsável por fazer com que o e-commerce siga funcionando e trazendo lucro para o dono e/ou gestor da empresa. 

Mas, onde está o Marketing Digital em meio a esses processos? 

Com a gestão de e-commerce funcionando devidamente, o marketing digital passa a funcionar também sob a óptica da gestão. Ou seja, potencializando os resultados que a estrutura interna proporciona. 

Dessa forma, sem gargalos operacionais, como a falta de produtos principais, precificação pouco rentável e competitiva ou falhas tecnológicas, o processo de atração com o tráfego pago, engajamento e retenção com e-mail marketing e redes sociais, ocorre de maneira mais fluida e com a possibilidade de um retorno maior, acompanhado por meio de indicadores como o ROI e ROAS. 

Gestão de e-commerce e marketing digital, parceiros estratégicos

Como vimos durante todo o texto, a gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam de maneira bem diferente do que costuma ser dito. 

Afinal, os dois não são estratégias que devem ser escolhidas como uma ou outra, mas sim utilizadas em conjunto para permitir que os resultados da operação sejam potencializados. 

Então, embora seja possível conseguir resultados interessantes de vendas utilizando apenas o marketing digital, é necessário que o gestor esteja ciente de que eles são pontuais e em breve estarão em queda sem o investimento interno na gestão.

Em contrapartida, quando utilizado a gestão como processo primordial, e o marketing digital como uma das ferramentas de suporte, a realidade de se transmuta para uma empresa bem gerenciada e que em todos os processos oferece clareza, execução impecável e correção de erros constantes.

E todos esses esforços, podem resultar no aumento de vendas e a possibilidade de crescimento sustentável longo prazo, possibilitando maior lucro ao gestor/dono da operação. 

Portanto, se você quer fazer seu e-commerce crescer e trazer os resultados, aposte na Assessoria de Gestão Completa para E-commerce da Ge-commerce.

Temos mais de 10 anos no mercado e mais de dezenas de milhões de reais em vendas para os nossos clientes, utilizando métodos científicos de Gestão e Marketing.

E seu e-commerce pode ser o próximo a alcançar resultados excepcionais!

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Gestão de e-commerce e marketing digital, qual é a melhor estratégia para alavancar sua operação?

Essa pode ser a dúvida de alguns gestores quando o e-commerce cresce e passa a necessitar de ajuda exterior para o gerenciamento de processos e para aumentar os resultados dele. 

Contudo, existem diferenças cruciais entre esses dois serviços e que podem impactar diretamente no resultado que se pretende alcançar. 

Por isso, preparamos este texto, para que você consiga distingui-los melhor e fazer a escolha mais acertada para seu negócio. 

Gestão de e-commerce, o que é?

A gestão é uma área do conhecimento que possibilita que as empresas consigam atingir os melhores resultados possíveis por meio do gerenciamento de pessoas, recursos financeiros e tecnológicos disponíveis. 

Dessa forma, o gestor é um profissional capacitado para organizar, planejar e dirigir os processos internos de uma empresa.

Transpondo esse conceito para dentro do universo do e-commerce, teremos, então, um profissional com todas as capacitações acima, mas que também é um especialista em comércio digital. 

Portanto, a gestão de e-commerce envolve os conhecimentos:

Tecnologias;

Estoque;

Comercial;

Financeiro;

Logística.

Embora não esteja exatamente dentro do escopo da gestão, algumas assessorias de gestão de e-commerce, contam também com o Marketing Digital em seus pacotes de serviços. Isso porque, o marketing digital é uma das ferramentas que contribuem para o pleno desempenho das operações, por meio do posicionamento de marca e de sua participação no processo de vendas online.  

E como o Marketing Digital atua no e-commerce?

O Marketing Digital é a estratégia utilizada para promover marcas e produtos utilizando o meio digital como principal canal de contato entre as empresas e os clientes. 

Logo, para que isso aconteça com os melhores resultados possíveis, os profissionais de marketing lançam mão de inúmeras estratégias para auxiliar no posicionamento e venda, como por exemplo:

Inbound Marketing;

SEO;

Marketing de Conteúdo;

Redes Sociais;

Tráfego Pago;

E-mail Marketing

e outras.

Nesse contexto, essas técnicas podem ser utilizadas como suporte em todas as partes do processo de vendas online, auxiliando a atrair e fidelizar clientes do e-commerce. 

Como a gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam?

A gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam por meio da utilização do marketing como uma ferramenta para contribuir nos resultados que uma gestão completa trás para o negócio. 

Alguns tópicos acima, no conceito de gestão, nós dissemos que ela trabalha com as ferramentas e orçamentos disponíveis para oferecer ao cliente os melhores resultados possíveis. 

Pois bem, dentro desse hall de técnicas disponíveis está o marketing digital, sendo utilizado como suporte para o negócio. 

Neste momento você pode estar assustado, pois é muito comum que vendam a ideia de que o marketing é o ponto mais importante e estrutural de um e-commerce. 

Contudo, ele é uma das engrenagens fundamentais para isso, e não o único método. 

Utilizando-se de uma gestão completa de e-commerce, é possível criar um ambiente propício à venda mediante as ações estratégicas de estoque, comercial e vendas e logística, por exemplo. 

Isso porque, o e-commerce não se resume apenas à loja virtual, o ambiente onde o cliente entra em contato com a loja e a venda acontece, afinal, existe um ecossistema completo que deve funcionar corretamente para que seja possível concluir uma venda. 

Ademais, outro ponto fundamental para que a operação tenha os retornos que realmente importam é a gestão financeira. Esse aspecto será responsável por fazer com que o e-commerce siga funcionando e trazendo lucro para o dono e/ou gestor da empresa. 

Mas, onde está o Marketing Digital em meio a esses processos? 

Com a gestão de e-commerce funcionando devidamente, o marketing digital passa a funcionar também sob a óptica da gestão. Ou seja, potencializando os resultados que a estrutura interna proporciona. 

Dessa forma, sem gargalos operacionais, como a falta de produtos principais, precificação pouco rentável e competitiva ou falhas tecnológicas, o processo de atração com o tráfego pago, engajamento e retenção com e-mail marketing e redes sociais, ocorre de maneira mais fluida e com a possibilidade de um retorno maior, acompanhado por meio de indicadores como o ROI e ROAS. 

Gestão de e-commerce e marketing digital, parceiros estratégicos

Como vimos durante todo o texto, a gestão de e-commerce e marketing digital se relacionam de maneira bem diferente do que costuma ser dito. 

Afinal, os dois não são estratégias que devem ser escolhidas como uma ou outra, mas sim utilizadas em conjunto para permitir que os resultados da operação sejam potencializados. 

Então, embora seja possível conseguir resultados interessantes de vendas utilizando apenas o marketing digital, é necessário que o gestor esteja ciente de que eles são pontuais e em breve estarão em queda sem o investimento interno na gestão.

Em contrapartida, quando utilizado a gestão como processo primordial, e o marketing digital como uma das ferramentas de suporte, a realidade de se transmuta para uma empresa bem gerenciada e que em todos os processos oferece clareza, execução impecável e correção de erros constantes.

E todos esses esforços, podem resultar no aumento de vendas e a possibilidade de crescimento sustentável longo prazo, possibilitando maior lucro ao gestor/dono da operação. 

Portanto, se você quer fazer seu e-commerce crescer e trazer os resultados, aposte na Assessoria de Gestão Completa para E-commerce da Ge-commerce.

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