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Growth Hacking: o que é e quais são os seus 4 elementos?

Saiba mais sobre o Growth Hacking e descubra estratégias inovadoras para impulsionar o crescimento do seu e-commerce. Acesse o guia completo e leia agora!

Growth Hacking: o que é e quais são os seus 4 elementos?

De fato, a maioria das empresas, começando agora ou não, tem sede por crescer, crescer e crescer no mundo dos negócios, certo? Mas como aproveitar essa vontade e realmente colocar em prática? A resposta está no Growth Hacking.

Nos dias de hoje, para se destacar no mundo dos negócios e superar a concorrência, é essencial adotar estratégias inovadoras e altamente eficazes. Nesse sentido, o Growth Hacking surgiu como uma abordagem revolucionária para impulsionar o crescimento de empresas e startups, e seu impacto tem sido notável. 

Neste guia completo, exploraremos o conceito de Growth Hacking e mergulharemos nos quatro elementos essenciais que o compõem. Prepare-se para descobrir como essas práticas podem revolucionar o crescimento do seu e-commerce.

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking: o que é e quais são os seus 4 elementos?

A princípio, o Growth Hacking é uma abordagem de marketing e estratégia de negócios que se concentra na busca criativa e inovadora por oportunidades de crescimento acelerado.

Em vez de adotar métodos tradicionais de marketing, o Growth Hacking envolve a combinação de técnicas de marketing, desenvolvimento de produtos e análise de dados para identificar as maneiras mais eficazes de expandir um negócio, especialmente em startups e empresas de tecnologia.

Dessa forma, essa abordagem é orientada por experimentação e testes constantes, com o objetivo de encontrar soluções práticas e de baixo custo para adquirir e reter clientes.

Além disso, o Growth Hacking visa otimizar os recursos disponíveis, aproveitar as tendências do mercado e criar estratégias de crescimento que estejam alinhadas com as necessidades e comportamentos dos clientes.

O termo Growth Hacking é relativamente novo e pode ser considerado “da moda”, mas muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a sua real definição. Sean Ellis, empresário, consultor de startups e investidor anjo, foi o pioneiro que abriu as portas para este termo. 

Em 2010, ele introduziu o Growth Hacking em seu Blog de Startups, explicando tudo sobre como esse modelo se conecta com o crescimento dos negócios. Colocando assim, parece fácil, certo?

Entretanto, esse modelo consiste na descoberta de oportunidades de desenvolvimento sustentável através da análise de dados e experimentação. Essa abordagem visa aprimorar a eficiência dos recursos e dos processos, como pode ser observado na imagem abaixo:

Growth Hacking: o que é e quais são os seus 4 elementos?
Fonte: G4 Educação

Portanto, é viável compreender a direção na qual a empresa está se expandindo. Se for necessário realizar ajustes de percurso, uma base de dados sólida permite que essas mudanças ocorram com maior fluidez e eficácia. Além disso, a ideia do Growth Marketing é:

– Fornecer ideias e insights relevantes;

– Dar prioridade para os experimentos;

– Testar, sempre!;

– Analisar tudo o que foi feito.

Como funciona esse processo de crescimento com o Growth Hacking? 

Growth Hacking: o que é e quais são os seus 4 elementos?

Muitas vezes, surgem dúvidas sobre quais departamentos ou equipes são responsáveis pelo “growth” dentro de uma organização. É comum que haja uma interpretação equivocada de que “growth hacking” é apenas outra forma de se referir ao marketing digital. 

Para esclarecer, é importante destacar que “growth hacking” não deve ser confundido com marketing digital. Nesse sentido, para compreender melhor como essa metodologia opera em uma empresa, imagine que todos os times de uma organização, de uma maneira ou de outra, contribuem para seu crescimento. Cada equipe desempenha um papel específico no que diz respeito ao crescimento, alinhado com suas áreas de atuação. 

No entanto, uma área dedicada ao “growth” possui um foco especial em aprimorar os processos em todas as áreas, concentrando-se em impulsionar o crescimento do negócio. Portanto, é fundamental explorar o conceito de alavancas de crescimento em uma empresa, compreendendo o que são e como se encaixam no modelo de growth hacking.

Como o Growth Hacking se caracteriza dentro de uma organização?

Como, então, o “growth” se encaixa dentro de uma organização e qual é o seu papel? Pense assim, no processo de aquisição de clientes:

O time de marketing é responsável pela geração de leads, enquanto o time de vendas visa converter esses leads em clientes. Posteriormente, para garantir que esses clientes permaneçam e retornem, o time de customer experience (CX) se esforça para proporcionar a melhor satisfação e experiência possível.

Nesse processo simplificado envolvendo marketing, vendas e CX, diversas etapas afetam a aquisição, tais como a qualidade dos leads, a taxa de conversão nas entrevistas e o Net Promoter Score (NPS). Cada um desses elementos apresenta indicadores e pode enfrentar desafios que impactam no resultado desejado.

O papel do time de “growth” é analisar ativamente todos esses processos, que saão conhecidos como “alavancas”. Portanto, a equipe de “growth” examina todas essas alavancas e procura oportunidades de otimização, com o objetivo constante de gerar crescimento e melhorias, mantendo o funcionamento eficiente das operações.

Sendo assim, quando pensamos na atuação de um time dedicado ao “growth” dentro de uma empresa, sua responsabilidade envolve uma visão abrangente de todas as equipes e de todo o negócio. 

Aqui na Ge-commerce, nós também acreditamos que olhar para todas as frentes de um negócio é o que vai fazer o seu e-commerce crescer exponencialmente, pois muitos acreditam que o foco de uma empresa é apenas a área de marketing digital, que também é importante, mas não é sinônimo de lucro, o principal objetivo de qualquer empreendimento. 

Afinal, quais são os 4 elementos do Growth hacking?

Sem dúvida, para que o conceito de growth hacking funcione de forma eficaz, é essencial compreender os quatro elementos fundamentais que compõem esse modelo e como eles estão interconectados para acelerar o crescimento de um negócio. Esses elementos são:

– Mercado: refere-se ao público-alvo que a empresa pretende atender. O mercado representa quem são os potenciais consumidores do produto ou serviço.

– Produto: este elemento aborda a solução fornecida pela organização. Vale destacar que o “produto” não se limita a bens físicos, podendo ser um serviço, sistema, software, ou qualquer outra oferta.

– Canal: refere-se ao meio ou plataforma utilizado pela empresa para distribuir e vender seu produto ou serviço. Isso pode incluir canais online, lojas físicas, estratégias de marketing outbound ou inbound, entre outros.

– Modelo de negócios: por fim, este elemento engloba o formato em que a empresa conduz seus negócios e realiza vendas. Isso pode variar entre modelos de negócios sob demanda, assinaturas, vendas únicas, entre outros.

Portanto, compreender esses quatro elementos é fundamental para implementar com sucesso as estratégias de “growth hacking” e impulsionar o crescimento de um negócio de maneira eficiente e sustentável.

Como os elementos do Growth hacking se conectam na prática? Veja os Fits!

Como dissemos anteriormente, cada um dos elementos que exploramos anteriormente (mercado, produto, canal e modelo de negócios) está intrinsecamente ligado. A chave para o sucesso reside em encontrar a combinação perfeita de componentes para cada um desses elementos. Em outras palavras, cada negócio possui seu mercado, produto, canal e modelo ideais, e o desafio é identificá-los.

Para que o growth hacking seja eficiente, é essencial assegurar que esses elementos estejam alinhados. Mas como isso é aplicado na prática? Isso ocorre por meio dos “fits”, que representam uma espécie de encaixe perfeito entre um elemento e outro. Entenda mais!

Fit: Produto e Mercado

Nesta etapa, a empresa precisa alinhar o seu produto com o mercado, ou seja, atender as necessidades dos seus consumidores. De acordo com a CB Insights, entre 2018 e 2021, 35% das empresas fecharam por não atenderem a demanda do mercado. A pesquisa foi feita com 111 empresas que fecharam suas portas nesse período. 

Por isso, é preciso garantir que o produto oferecido realmente gere satisfação aos potenciais clientes. 

Fit: Modelo de negócios e Mercado

Sem dúvida, é crucial compreender que o mercado-alvo tem um impacto significativo no modelo de negócios escolhido. O segredo está em encontrar a correspondência ideal entre o modelo e o mercado-alvo.

Por exemplo, se sua empresa atua no mercado B2G (Business to Government), fornecendo produtos ou serviços para órgãos governamentais, é fundamental adotar um modelo de negócios que esteja em conformidade com as peculiaridades desse mercado. 

Imagine uma empresa que fornece tecnologia de segurança cibernética para agências governamentais. Nesse contexto, ela deve seguir rigorosos regulamentos de segurança cibernética e estabelecer contratos que atendam aos requisitos governamentais.

Por outro lado, considere uma empresa que opera no mercado B2C (Business to Consumer), atendendo diretamente os consumidores. Um exemplo disso é uma plataforma de streaming de música, como o Spotify. Nesse modelo de negócios, o foco é oferecer acesso a músicas e conteúdo sob demanda para os consumidores, por meio de uma assinatura mensal. 

Se o Spotify tentasse adotar um modelo de contratos extensos e complexos com cada usuário, em vez de um serviço de assinatura conveniente, isso tornaria o crescimento praticamente impossível. Nesse sentido, essa incompatibilidade entre o modelo de negócios e as expectativas dos consumidores dificultaria o sucesso da empresa.

Por isso, é importante compreender as especificidades do mercado, como:

– questões como regulamentações;

– preços;

– relacionamentos;

– ciclos de negociação.

Além disso, o modelo de negócios deve ser capaz de manter a estrutura financeira da empresa, assegurando que os produtos ou serviços sejam adquiridos a preços adequados e dentro dos ciclos de negociação apropriados, garantindo a sustentabilidade financeira do negócio em geral. 

Fit: Modelo e Canal

A princípio, é muito importante entender os canais de divulgação do seu negócio. Por exemplo, vendas muito complexas, com valores altos e com estratégias maiores, raramente serão vendidos por “boca a boca”, afinal, mesmo que gere resultados, não será tão eficiente como em ciclos de consumos menores. 

Entretanto, isso também vale para vendas que não são tão complexas, você não vai colocar elas para serem divulgadas na TV, correto? Afinal, o ticket médio provavelmente é baixo, então não faria sentido você investir um valor tão alto para divulgar o produto ou serviço. 

Por isso, além de entender o mercado, é necessário estar no lugar certo e na hora exata. 

Fit: Canal e Produto

O fit de canal e produto é um componente crucial do Growth Hacking, pois determina como e onde você distribui e promove seus produtos ou serviços. Em outras palavras, não se trata de estar em todos os lugares, mas sim de estar nos lugares certos.

Muitas empresas cometem o erro de tentar estar em todas as plataformas e canais de marketing possíveis, acreditando que essa é a melhor maneira de alcançar o público. No entanto, essa abordagem pode ser contraproducente.

A verdade é que você não precisa estar em todos os lugares, a menos que seu público-alvo realmente esteja em todos os lugares. Em vez disso, é fundamental compreender onde seu público se concentra, e direcionar seus esforços de marketing para esses locais específicos.

Por exemplo, se você vende roupas de banho personalizadas para um público jovem e antenado, pode ser mais eficaz concentrar seus esforços de marketing no Instagram e no Facebook, plataformas que são populares entre esse público. 

Por outro lado, se você vende software de gerenciamento financeiro para pequenas empresas, o LinkedIn pode ser a plataforma mais apropriada, já que é onde muitos empreendedores e proprietários de pequenas empresas estão ativos.

Em resumo, o fit de canal e produto envolve escolher cuidadosamente os canais de marketing que são mais relevantes para o seu público e ajustar suas estratégias de acordo. 

Não se trata de estar em todos os lugares, mas sim de estar nos lugares certos, onde você pode alcançar o seu público-alvo de maneira mais eficaz. Essa abordagem economiza tempo, recursos e melhora a eficácia de suas estratégias de crescimento.

Preparado para transformar o seu negócio com o Modelo Growth Hacking? 

O Growth Hacking é uma abordagem ágil e inovadora que visa impulsionar o crescimento das empresas de maneira eficiente e eficaz. Ao explorar os quatro elementos essenciais – mercado, produto, canal e modelo – as empresas podem alavancar seu potencial de crescimento e se destacar no mercado. 

Outro ponto importante é que essa abordagem oferece uma vantagem competitiva, permite uma melhor alocação de recursos e promove a inovação. No entanto, o Growth Hacking não é apenas para empresas de tecnologia ou startups. 

Nesse sentido, empresas de todos os tamanhos e setores podem se beneficiar dessas práticas e transformar sua abordagem de crescimento. O segredo está em entender o público, otimizar as estratégias e adotar uma mentalidade orientada por dados.

Agora, voltamos nosso olhar para a Ge-commerce. Como uma empresa líder no fornecimento de soluções de e-commerce, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a alcançar seu potencial de crescimento, com nossos serviços de engenharia e gestão de e-commerce. 
Se você deseja explorar o mundo do e-commerce e aplicar estratégias de Growth Hacking ao seu negócio, estamos aqui para ajudar, pois também olhamos para todas as frentes do seu empreendimento. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos impulsionar seu crescimento no mundo digital.

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