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Instagram no e-commerce: entenda como utilizar a rede de maneira estratégica e que faça seu e-commerce vender mais!

As redes sociais fazem parte de uma realidade que não dá mais para ser ignorada. E hoje, quando falamos sobre atração e venda, os perfis de Instagram para e-commerce podem se destacar.

Esta mídia é uma das que andam liderando o mercado, sendo integrante do rol das mais fortes e bem sucedidas no mundo.

Só no Brasil, ela conta com cerca de 122 milhões de usuários atualmente. Se acaso sua operação ainda não possui este canal ativo, entenda melhor sobre os benefícios de utilizá-lo a seu favor.

Por que utilizar o Instagram no e-commerce como uma estratégia?

Assim como já citamos, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas.

Em nosso país, fica atrás somente do WhatsApp e do YouTube, segundo o relatório apresentado pela parceria entre a Hootsuite e a We Are Social, em abril de 2022.

E não só é uma das mais utilizadas, como é uma das que as pessoas passam mais tempo navegando durante o seu dia a dia. Podemos citar os mais variados motivos para tal:

-Pelo entretenimento;

-Em busca de se informar;

-Para comprar e vender, etc.

Com uma audiência altamente compenetrada, os esforços para atrair novos interessados em produtos e serviços, diminuem consideravelmente.

Entretanto, não é tão fácil quanto talvez se imagine, pois assim como vender em qualquer outro tipo de lugar ou plataforma exige habilidades específicas, dentro do Instagram não é diferente.

O que torna as vendas ainda mais possíveis, é o fato de que os leads são atingidos pela publicidade sem sentirem tanto o impacto.

Claro que existem os ads, que são mais focados, onde o usuário é alcançado mais facilmente e pode compreender imediatamente a intenção daquele post em específico: vender.

Porém, quando há a chance do seu potencial consumidor engajar com sua operação por uma vontade genuína, as vendas fluem de uma maneira bem mais natural e orgânica.

Ademais, iremos explicar melhor nos próximos tópicos, como colocar estas estratégias em prática e vender mais com o perfil do seu e-commerce no Instagram.

Instagram no e-commerce: uma estratégia para engajar seus clientes

Você já ouviu a palavra ‘engajamento’ antes?

Em sua tradução, retirada do dicionário Michaelis Online, é o “ato ou efeito de engajar-se”;

É esse o intento mais profundo e que costuma ser bastante velado.

No caso de uma página do Instagram para e-commerce, o engajamento através de um conteúdo divertido, interativo e informativo, deve ser um dos objetivos principais.

Pois mais do que nunca, as pessoas estão consumindo somente daquelas operações que demonstrem também se importar com as necessidades dos seus clientes, sendo ‘humanas’ e naturais ao máximo.

Sendo assim, não há como forçar para que um cliente compre algo a qualquer custo, na base da insistência e da inconveniência.

Esse tipo de estratégia não funciona mais e só serve para repelir os possíveis interessados no que você vende.

O advento da internet e a globalização nos renderam grandes oportunidades de conhecimento, onde à distância de um clique, somos capazes de alcançar um universo de novas informações.

Portanto, ser consistente, convincente, atraente e persuasivo é algo que tem sido bastante exigido do e-commerce que opta por divulgar seus produtos em um mar virtual de possibilidades.

Não basta postar algumas poucas imagens e descrições rasas: é preciso ir bem mais além!

O mais do mesmo não atrai, não converte, não engaja e não gera lucros. Lembre-se disso. A função do seu e-commerce no Instagram é agregar cada vez mais ‘fãs’ e defensores.

Como criar um perfil no Instagram para o seu e-commerce

Basta possuir o aplicativo instalado em um dispositivo com acesso à internet, seja ele Android ou iOS.

Para criar um perfil, inicialmente é necessário que a conta seja pessoal, assim como a de qualquer outro usuário da plataforma.

Porém, o perfil do Instagram para seu e-commerce não pode ser um perfil comum: precisa que, de fato, se transforme em uma conta comercial.

A plataforma só oferece uma gama de funcionalidades para as contas que optam por este formato, já que a finalidade é atrair para vender, certo?

Alguns dos recursos mais importantes, são:

Instagram Insights

Os Insights são algumas das ferramentas primordiais para quem busca medir o nível do engajamento através dos cliques nos links, crescimento de seguidores no perfil, visualizações, entre outros.

Instagram Ads

Os anúncios pagos fazem parte das estratégias mais ‘agressivas’, ou seja, aquelas em que o público é bombardeado de chamadas para ação de compra ou são direcionados para cliques em links de interesse.

Instagram Shopping

Esta é uma das ferramentas preferidas dos administradores de perfis de e-commerce no Instagram, pois funciona basicamente como uma ‘loja de bolso’: dá para adicionar fotos, descrições e preços dos produtos, além dos links que redirecionam os usuários para o checkout.

Porém, como pode perceber, para que todas estas métricas façam sentido, é preciso um alinhamento em perfeita sincronia entre gestão e marketing.

Ambos trabalham em conjunto, jamais separados. O mérito do sucesso na margem de lucro não pode ser atribuído a somente um deles, já que uma estrutura sólida se dá através de diversos fatores.

Estratégias para vender mais utilizando o Instagram

Bom, dito tudo isso, é importante dizermos que para que as vendas fluam dentro do perfil do seu e-commerce no Instagram, deve ser criado um planejamento de gestão, e um de social media, para que o foco esteja totalmente nas melhores estratégias.

Listamos algumas dicas:

Foque em uma bio otimizada e informativa

As bios (ou biografias) dos perfis do Instagram para e-commerce não podem, de maneira alguma, serem compostas de mesmices. 

Elas servem para informar e guiar o seu lead, para que assim, ele possa saber exatamente como chegar até você.

Traga uma breve descrição das soluções que são oferecidas, os dados mais pertinentes e os links importantes da sua operação – WhatsApp, endereço da loja virtual, etc. Existem agregadores ótimos para esse fim.

Ademais, faça com que a bio fique agradável visualmente, utilizando emojis e termos simples.

Publique conteúdos diversos

Sabemos que criar conteúdo não é uma tarefa muito fácil, mas evite focar somente em um tipo de publicação.

Além do nível de entrega dos posts funcionar sempre de forma alternada, devido aos testes e inovações do Instagram, você diversifica o contato com o seu consumidor em potencial. 

Faça vídeos curtos, carrosséis contendo assuntos que sejam de interesse da sua persona, fotos dos produtos sendo utilizados por clientes reais, stories dos bastidores da sua operação, como as preparações das entregas, etc.

Aposte nos CTAs dos posts

A grande maioria dos conteúdos publicados nas redes sociais, principalmente no Instagram, demandam um Call To Action para guiar os usuários sobre o que fazer após consumi-los.

Pode ser algo voltado para a compra de algum produto, uma interação maior nos comentários, para o clique em uma landing page na qual você irá capturar os dados dos seus leads, entre outros tipos de chamadas.

Entretanto, atenção: utilize apenas UM CTA por vez, senão sua audiência pode se sentir confusa e acabar não colocando nada do que você gostaria em prática.

Invista nos ads e acompanhe os Insights

Os anúncios são fundamentais para que sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. 

Afinal, são inúmeros perfis comerciais disputando um espaço maior na mesma plataforma.

Sabendo investir nos anúncios, seu perfil evolui das simples curtidas, para um e-commerce vivo no Instagram, onde a meta é fazer com que pelo menos 60% dos seguidores sejam, de fato, consumidores constantes.

Além disso, mensurar as métricas e acompanhá-las através dos Insights é entender que as ferramentas disponibilizadas não estão lá para enfeite: elas realmente possuem um papel fundamental na gestão da sua operação.

As redes sociais são inúteis se você não souber utilizá-las de maneira estratégica

Não é sobre criar um perfil do seu e-commerce no Instagram porque isso está em alta, mas sim, porque este recurso pode servir como algo extremamente valioso no aumento da visibilidade da sua operação e de seus lucros.

Lembrando que sem uma excelente gestão, todo e qualquer esforço de marketing/publicidade impresso, se torna descartável.

Por isso, invista em estratégias que possam fortalecer as duas frentes.

Aproveite as mais variadas trilhas para chegar até as pessoas e estude os contextos mais sagazes para conseguir embasar suas ideias.

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.

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As redes sociais fazem parte de uma realidade que não dá mais para ser ignorada. E hoje, quando falamos sobre atração e venda, os perfis de Instagram para e-commerce podem se destacar.

Esta mídia é uma das que andam liderando o mercado, sendo integrante do rol das mais fortes e bem sucedidas no mundo.

Só no Brasil, ela conta com cerca de 122 milhões de usuários atualmente. Se acaso sua operação ainda não possui este canal ativo, entenda melhor sobre os benefícios de utilizá-lo a seu favor.

Por que utilizar o Instagram no e-commerce como uma estratégia?

Assim como já citamos, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas.

Em nosso país, fica atrás somente do WhatsApp e do YouTube, segundo o relatório apresentado pela parceria entre a Hootsuite e a We Are Social, em abril de 2022.

E não só é uma das mais utilizadas, como é uma das que as pessoas passam mais tempo navegando durante o seu dia a dia. Podemos citar os mais variados motivos para tal:

-Pelo entretenimento;

-Em busca de se informar;

-Para comprar e vender, etc.

Com uma audiência altamente compenetrada, os esforços para atrair novos interessados em produtos e serviços, diminuem consideravelmente.

Entretanto, não é tão fácil quanto talvez se imagine, pois assim como vender em qualquer outro tipo de lugar ou plataforma exige habilidades específicas, dentro do Instagram não é diferente.

O que torna as vendas ainda mais possíveis, é o fato de que os leads são atingidos pela publicidade sem sentirem tanto o impacto.

Claro que existem os ads, que são mais focados, onde o usuário é alcançado mais facilmente e pode compreender imediatamente a intenção daquele post em específico: vender.

Porém, quando há a chance do seu potencial consumidor engajar com sua operação por uma vontade genuína, as vendas fluem de uma maneira bem mais natural e orgânica.

Ademais, iremos explicar melhor nos próximos tópicos, como colocar estas estratégias em prática e vender mais com o perfil do seu e-commerce no Instagram.

Instagram no e-commerce: uma estratégia para engajar seus clientes

Você já ouviu a palavra ‘engajamento’ antes?

Em sua tradução, retirada do dicionário Michaelis Online, é o “ato ou efeito de engajar-se”;

É esse o intento mais profundo e que costuma ser bastante velado.

No caso de uma página do Instagram para e-commerce, o engajamento através de um conteúdo divertido, interativo e informativo, deve ser um dos objetivos principais.

Pois mais do que nunca, as pessoas estão consumindo somente daquelas operações que demonstrem também se importar com as necessidades dos seus clientes, sendo ‘humanas’ e naturais ao máximo.

Sendo assim, não há como forçar para que um cliente compre algo a qualquer custo, na base da insistência e da inconveniência.

Esse tipo de estratégia não funciona mais e só serve para repelir os possíveis interessados no que você vende.

O advento da internet e a globalização nos renderam grandes oportunidades de conhecimento, onde à distância de um clique, somos capazes de alcançar um universo de novas informações.

Portanto, ser consistente, convincente, atraente e persuasivo é algo que tem sido bastante exigido do e-commerce que opta por divulgar seus produtos em um mar virtual de possibilidades.

Não basta postar algumas poucas imagens e descrições rasas: é preciso ir bem mais além!

O mais do mesmo não atrai, não converte, não engaja e não gera lucros. Lembre-se disso. A função do seu e-commerce no Instagram é agregar cada vez mais ‘fãs’ e defensores.

Como criar um perfil no Instagram para o seu e-commerce

Basta possuir o aplicativo instalado em um dispositivo com acesso à internet, seja ele Android ou iOS.

Para criar um perfil, inicialmente é necessário que a conta seja pessoal, assim como a de qualquer outro usuário da plataforma.

Porém, o perfil do Instagram para seu e-commerce não pode ser um perfil comum: precisa que, de fato, se transforme em uma conta comercial.

A plataforma só oferece uma gama de funcionalidades para as contas que optam por este formato, já que a finalidade é atrair para vender, certo?

Alguns dos recursos mais importantes, são:

Instagram Insights

Os Insights são algumas das ferramentas primordiais para quem busca medir o nível do engajamento através dos cliques nos links, crescimento de seguidores no perfil, visualizações, entre outros.

Instagram Ads

Os anúncios pagos fazem parte das estratégias mais ‘agressivas’, ou seja, aquelas em que o público é bombardeado de chamadas para ação de compra ou são direcionados para cliques em links de interesse.

Instagram Shopping

Esta é uma das ferramentas preferidas dos administradores de perfis de e-commerce no Instagram, pois funciona basicamente como uma ‘loja de bolso’: dá para adicionar fotos, descrições e preços dos produtos, além dos links que redirecionam os usuários para o checkout.

Porém, como pode perceber, para que todas estas métricas façam sentido, é preciso um alinhamento em perfeita sincronia entre gestão e marketing.

Ambos trabalham em conjunto, jamais separados. O mérito do sucesso na margem de lucro não pode ser atribuído a somente um deles, já que uma estrutura sólida se dá através de diversos fatores.

Estratégias para vender mais utilizando o Instagram

Bom, dito tudo isso, é importante dizermos que para que as vendas fluam dentro do perfil do seu e-commerce no Instagram, deve ser criado um planejamento de gestão, e um de social media, para que o foco esteja totalmente nas melhores estratégias.

Listamos algumas dicas:

Foque em uma bio otimizada e informativa

As bios (ou biografias) dos perfis do Instagram para e-commerce não podem, de maneira alguma, serem compostas de mesmices. 

Elas servem para informar e guiar o seu lead, para que assim, ele possa saber exatamente como chegar até você.

Traga uma breve descrição das soluções que são oferecidas, os dados mais pertinentes e os links importantes da sua operação – WhatsApp, endereço da loja virtual, etc. Existem agregadores ótimos para esse fim.

Ademais, faça com que a bio fique agradável visualmente, utilizando emojis e termos simples.

Publique conteúdos diversos

Sabemos que criar conteúdo não é uma tarefa muito fácil, mas evite focar somente em um tipo de publicação.

Além do nível de entrega dos posts funcionar sempre de forma alternada, devido aos testes e inovações do Instagram, você diversifica o contato com o seu consumidor em potencial. 

Faça vídeos curtos, carrosséis contendo assuntos que sejam de interesse da sua persona, fotos dos produtos sendo utilizados por clientes reais, stories dos bastidores da sua operação, como as preparações das entregas, etc.

Aposte nos CTAs dos posts

A grande maioria dos conteúdos publicados nas redes sociais, principalmente no Instagram, demandam um Call To Action para guiar os usuários sobre o que fazer após consumi-los.

Pode ser algo voltado para a compra de algum produto, uma interação maior nos comentários, para o clique em uma landing page na qual você irá capturar os dados dos seus leads, entre outros tipos de chamadas.

Entretanto, atenção: utilize apenas UM CTA por vez, senão sua audiência pode se sentir confusa e acabar não colocando nada do que você gostaria em prática.

Invista nos ads e acompanhe os Insights

Os anúncios são fundamentais para que sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. 

Afinal, são inúmeros perfis comerciais disputando um espaço maior na mesma plataforma.

Sabendo investir nos anúncios, seu perfil evolui das simples curtidas, para um e-commerce vivo no Instagram, onde a meta é fazer com que pelo menos 60% dos seguidores sejam, de fato, consumidores constantes.

Além disso, mensurar as métricas e acompanhá-las através dos Insights é entender que as ferramentas disponibilizadas não estão lá para enfeite: elas realmente possuem um papel fundamental na gestão da sua operação.

As redes sociais são inúteis se você não souber utilizá-las de maneira estratégica

Não é sobre criar um perfil do seu e-commerce no Instagram porque isso está em alta, mas sim, porque este recurso pode servir como algo extremamente valioso no aumento da visibilidade da sua operação e de seus lucros.

Lembrando que sem uma excelente gestão, todo e qualquer esforço de marketing/publicidade impresso, se torna descartável.

Por isso, invista em estratégias que possam fortalecer as duas frentes.

Aproveite as mais variadas trilhas para chegar até as pessoas e estude os contextos mais sagazes para conseguir embasar suas ideias.

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