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Inteligência Artificial e o futuro do e-commerce

Nos últimos meses, o conceito de Inteligência Artificial (IA) vem sendo uma das pautas mais procuradas do mundo inteiro, e não é para menos, visto o potencial que esta ferramenta tem.

Neste artigo, vamos explicar por que o assunto está em alta e, claro, como seu e-commerce pode se beneficiar com isso. Boa leitura! 

Antes de mais nada, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) são áreas da ciência da computação que buscam desenvolver algoritmos capazes de imitar o pensamento humano ao realizar tarefas que exigem inteligência, tais como escrever, desenhar e criar soluções para todo tipo de problemas. 

Desta forma, podemos chamar de IA aqueles sistemas que conseguem tomar decisões autônomas com base em dados previamente carregados, enquanto o ML é uma categoria dentro de IA que se concentra em desenvolver melhores mecanismos de aprendizado para as máquinas. 

Por incrível que pareça, a origem teórica da Inteligência Artificial remonta ao século XVII, quando o filósofo e matemático Gottfried Wilhelm Leibniz elaborou conceitos fundamentais de sistematização para a lógica e o conhecimento. 

Porém, como ainda não existiam as ferramentas necessárias, o desenvolvimento da área culminou apenas no século XX, graças aos avanços tecnológicos da época. 

Posteriormente, em 1959, o psicólogo Arthur Samuel criou um programa de xadrez capaz de aprimorar suas habilidades à medida que jogava mais partidas, se transformando em um grande marco da área. 

Hoje em dia, muitas das ferramentas que utilizamos no dia a dia possuem IA embutida, mesmo que não seja imediatamente perceptível.

(E essa é mesmo a intenção da IA: ser mais discreta e amigável do que um robô). 

Veja alguns exemplos de Inteligência Artificial: 

– Os algoritmos de reconhecimento facial do Facebook usam IA para marcar pessoas em fotos automaticamente. Até mesmo as sugestões são geradas por algoritmos de IA dentro da rede social. 

– A Netflix usa IA para recomendar conteúdo personalizado para cada usuário com base em seu histórico de visualização e preferências. 

– O Google Maps usa IA para prever o tráfego e sugerir rotas alternativas em tempo real, enquanto o Waze usa IA para analisar dados de tráfego e atualizar as informações de rota.

– A assistente de voz Siri da Apple e o Google Assistant usam IA para entender comandos de voz e fornecer respostas precisas.

Em resumo, a IA está presente em todo lugar. Mas, por que estamos ouvindo tanto sobre ela somente agora em 2023?

A importância da Big Data para o fortalecimento da Inteligência Artificial

Código aberto de programação

Como mencionamos até aqui, a IA não é uma descoberta nova, mas o que tem impulsionado seu crescimento nos últimos anos é a grande quantidade de dados gerados e armazenada diariamente, conhecidos como Big Data.

A Big Data é uma coleção de dados estruturados e não estruturados que são processados ​​para extrair deles informações que possam ser úteis para alguém. 

Ao passo que estas informações são geradas em diversos canais, como dispositivos móveis, sensores, redes sociais, transações online, entre outros. 

E, tanto a digitalização das nossas vidas quanto o avanço dos computadores e celulares no geral, contribuem para um fato assombroso: 90% dos dados existentes foram gerados apenas nos últimos 2 anos. 

O gigantesco volume de dados disponíveis é uma oportunidade para grandes empresas como Google e Microsoft investirem no aprimoramento de ferramentas de IA, com o objetivo de obter informações valiosas, resolver problemas e até delegar tarefas, reduzindo erros humanos e aumentando a eficiência.

Em resumo, a popularização da Inteligência Artificial nos últimos anos é resultado do grande volume de dados gerados diariamente, bem como do avanço da tecnologia e o surgimento de empresas que desenvolvem soluções usando IA. 

Algumas aplicações que a IA pode ter nos mais diversos campos: 

-Saúde: diagnóstico de doenças através de imagens médicas e análise de dados médicos em larga escala.

– Finanças: detecção de fraude em transações financeiras, análise de crédito e previsão de risco de investimento.

– Educação: adaptação de programas educacionais às necessidades individuais dos alunos, análise de dados para avaliação do desempenho acadêmico e previsão de resultados.

– Varejo: personalização da experiência do cliente, gerenciamento de estoque e previsão de demanda.

– Marketing: análise de dados de clientes para prever tendências de mercado, gerenciamento de campanhas publicitárias e segmentação de mercado.

– Indústria automotiva: condução autônoma, previsão de falhas em veículos e otimização de processos de produção.

– Agricultura: análise de dados para otimização de culturas, monitoramento de condições climáticas e previsão de colheitas.

– Segurança pública: reconhecimento facial, análise de dados para prevenção de crimes e monitoramento de áreas de alto risco.

– Mídia: recomendação de conteúdo personalizado, análise de tendências de consumo de mídia e criação de notícias automatizadas.

– Chatbots: assistentes virtuais de conversação para atendimento ao cliente, fornecimento de informações e suporte técnico.

– Chat GPT: geração de texto automatizado em diversas áreas, como tradução de idiomas, criação de roteiros, assistentes virtuais, entre outros.

E o mundo do e-commerce, como se beneficia com a chegada da Inteligência Artificial?

Programador sentado no comutador, de costas.

Se você entendeu tudo até aqui, percebe que a inteligência artificial tem o potencial de transformar o mundo como um todo, e no setor de e-commerce não será diferente. 

Veja bem: diferentes soluções de IA podem ajudar as operações de e-commerce a melhorar sua eficiência, reduzir custos, aumentar a personalização, melhorar a experiência do usuário e fornecer insights valiosos sobre o comportamento do cliente.

Veja alguns exemplos de aplicações que já existem ou estão pouco distantes no futuro, dentro do segmento de e-commerce: 

– Personalização da experiência do cliente: Recomendando produtos com base em histórico de compras, histórico de navegação e preferências do cliente

– Otimização de preços em tempo real: Ajustando preços com base na demanda, histórico de vendas e concorrência.

– Automação do atendimento ao cliente: Com chatbots que podem responder a perguntas comuns, ajudar os clientes a encontrar produtos e fornecer suporte técnico.

– Otimização de estoque: Gerenciando níveis de estoque com base na demanda e histórico de vendas

– Previsão de demanda: Usando algoritmos de aprendizado de máquina para prever a demanda futura e garantir que o estoque esteja disponível para atender a essa demanda.

– Análise de dados do cliente: Identificando padrões de comportamento do cliente para melhorar a personalização e a experiência do usuário.

– Recomendações de upsell e cross-sell: Recomendando produtos adicionais que podem ser de interesse do cliente com base em compras anteriores.

– Otimização da logística: Ajudando a empresa a gerenciar melhor o processo de entrega, rastreamento de pedidos e gerenciamento de estoque.

– Análise de concorrência: Monitorando os preços e estratégias de marketing dos concorrentes para melhorar a vantagem competitiva.

– Análise de revisões e feedback dos clientes: Ajudando a empresa a identificar áreas de melhoria em produtos e serviços mais rapidamente.

– Detecção de fraudes: Usando IA para identificar atividades fraudulentas em transações.

– Automação de marketing: Otimizando campanhas de marketing com base em análise de dados e aprendizado de máquina.

– Análise de sentimentos: Monitorando o sentimento dos clientes em relação à empresa e produtos para melhorar a reputação da marca.

– Otimização da pesquisa no site: Ajudando os clientes a encontrar produtos relevantes com base em suas consultas de pesquisa.

– Análise de dados de produtos: Ajudando a empresa a entender melhor as tendências do mercado e identificar oportunidades de novos produtos.

Essas são apenas algumas das muitas aplicações de IA que podem beneficiar o setor de e-commerce.

E, cabe destacar: muitas destas atividades você já implementa hoje no seu negócio, de forma manual ou usando ferramentas que facilitam o processo. 

A diferença de passar a utilizar IA está nesses 3 benefícios: 

Eficiência: A IA pode processar grandes quantidades de dados muito mais rapidamente do que um ser humano. Dessa forma, permite que as empresas tomem decisões e executem tarefas mais rapidamente. O que pode levar a uma redução nos custos operacionais e a um aumento na eficiência geral da empresa.

Escalabilidade: Lidar com um grande número de tarefas ao mesmo tempo e sem comprometer a qualidade do trabalho não implicaria em contratar mais pessoas. 

Precisão: A Inteligência Artificial pode analisar dados de maneira mais precisa e confiável do que um ser humano. Sem dúvidas, isso pode levar a melhores resultados. Particularmente é importante em tarefas como detecção de fraudes e previsão de demanda.

Conclusão: 

Embora a maioria das aplicações mais sofisticadas que envolvem IA para e-commerce sejam relativamente novas, já é possível observar seu potencial e esperar ainda mais avanços no campo, visto a quantidade de investimento que ele recebe. 

Por este motivo, é muito importante para pequenas e médias empresas se manterem atualizadas e prontas para inovar dentro dos seus processos, pois esse pode ser um dos grandes diferenciais na escalada do seu negócio. 

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