Se existe uma estratégia que nem sempre é levada em conta, mas que quando bem aplicada gera bons resultados, é a do e-mail marketing. Inclusive, você saberia dizer com quais tipos de e-mail marketing podemos trabalhar?
Muito além da newsletter, esse investimento é útil e pode ajudar a concretizar ainda mais a relação do seu cliente – ou do seu futuro cliente, o famoso lead – com o seu e-commerce.
Confira a seguir os principais tipos de e-mail marketing existentes para que possa implementar em seus planejamentos o quanto antes.
Tipos de e-mail marketing para aplicar no seu e-commerce
Sabemos que não é nada fácil investir nesta estratégia, afinal, criar todo e qualquer tipo de conteúdo textual acaba sendo um desafio e tanto.
Porém, nem só de textos vivem os variados tipos de e-mail marketing:
-Podemos mesclar elementos visuais, como imagens, gifs, vídeos anexados via links de YouTube ou alguma outra plataforma;
-Criar layouts atrativos e coloridos;
-Utilizar áudios, entre outros.
Veja como funciona em cada caso:
Newsletter
Esse é o tipo de e-mail marketing mais difundido e utilizado pelas operações.
Também podem ser chamados de boletins informativos, já que sua função é basicamente informar, trazendo as últimas novidades do e-commerce em si e de assuntos que envolvem o universo de seu nicho.
Pode ser disparada periodicamente para uma lista de contatos e trazer uma infinita variedade de assuntos. Como atinge igualmente a todos os níveis do funil, busque criar um vínculo maior entre sua base de dados e seu e-commerce.
Campanhas promocionais
Outro tipo de assunto importantíssimo a ser tratado dentro dos conteúdos do e-mail marketing, é o das campanhas promocionais.
Afinal, os clientes precisam saber quando elas irão acontecer, para que assim possam acessar a loja virtual e comprar seus produtos, certo?
Dito isso, quanto mais pessoas souberem das campanhas, maiores serão as chances de realizar ótimas vendas.
Portanto, objetive pensar nas promoções, em sua sazonalidade e alinha-las com antecedência ao escopo dos e-mails.
Esse tipo de e-mail marketing costuma trazer resultados expressivos quando falamos sobre descontos, datas comemorativas e sobretudo, no foco da divulgação de determinados produtos ou até mesmo de um conteúdo/serviço gratuito.
E-mails transacionais
Esse tipo de e-mail marketing é um dos mais tranquilos, leves e funcionais.
Basicamente, podemos dizer que são aqueles disparos automáticos que ocorrem quando o cliente realiza uma compra, visita sua loja virtual, deixa seu contato, etc.
Eles servem, literalmente, para frisar a existência de uma transação entre consumidor e e-commerce. Ou seja:
-Dão as boas-vindas para os leads recém-chegados;
-Confirmam os dados do cliente;
-Confirmam uma reserva ou compra realizada;
-Avisam do envio do item comprado, seu código de rastreamento, etc.
O ideal aqui, é que você contrate plataformas de automação de e-mails, pois assim os envios não necessitarão de mão-de-obra manual, o que diminui a incidência de erros e atrasos.
Lifecycle E-mail
O termo lifecycle, em Português, significa ciclo de vida.
É aquele tipo de e-mail marketing que é totalmente direcionado à cada etapa ou ciclo do funil de vendas em que um grupo determinado de pessoas está.
Você deve produzir esses conteúdos de maneira bem segmentada. Alguns exemplos de segregação dos agrupamentos podem ser:
-Leads;
-Potenciais consumidores;
-Pessoas que já fazem parte da sua cartela de clientes;
-Clientes únicos, que consumiram apenas uma vez;
-E os que já não realizam nenhuma compra há um bom tempo.
Traduzindo: cada tipo de público, carece de um tipo diferente de conteúdo. Portanto, para retê-los, é preciso pensar em estratégias distintas – assim como praticar o upsell e ou o upgrade, por exemplo.
Automação de marketing
Assim como citamos no caso dos e-mails transacionais, existem outros casos em que a automação de e-mail marketing pode ajudar bastante:
-Download de conteúdos relevantes, como os e-books, catálogos e tabelas;
-Informe de ofertas relâmpago ou descontos imperdíveis dentro da loja virtual;
-Retorno do preenchimento de formulários de interesse em uma landing page, por exemplo.
Nesse caso, apesar de os e-mails serem disparados de forma automática, também precisam manter todos os conteúdos bem estruturados e segmentados.
Até porque abraçará a todo o seu público, independentemente de onde e como cada um está na jornada de compra.
Desse modo, além de atender o seu lead/consumidor de bate-pronto, isso permite à sua equipe focar suas atenções em demandas mais urgentes e necessárias da operação.
Ademais, esse tipo de e-mail marketing costuma possuir um bom nível de engajamento e contribui na condução do seu lead pelo caminho mais curto, até chegar ao consumo de fato.
Para cada tipo de mensagem que você deseja passar, existe um conteúdo e uma linguagem própria dentro do e-mail marketing
Lembre-se de que os mais variados tipos de e-mail marketing podem possuir o intento de:
-Informar;
-Atualizar os clientes sobre conteúdos novos nas redes sociais e no blog;
-Reter os clientes novos e resgatar os antigos;
-Nutrir aqueles que já possuem um contato mais constante com a operação;
-Divertir;
-Contextualizar sobre algum assunto em voga;
-Saudar os clientes em datas comemorativas;
-Oferecer descontos, novos produtos (ou similares aos das últimas compras do cliente) e ofertas;
-Enviar mensagens automáticas;
-Envios internos, como funciona com os releases produzidos para as divulgações que acontecem no meio da imprensa, etc.
Uma dica muito importante: Se atente às boas práticas
Apesar de estarmos todos com os olhos diariamente vidrados nas redes sociais, o e-mail ainda assim se demonstra importante, sobretudo na visão profissional. Ainda é uma ferramenta muito valiosa e perfeitamente capaz de engajar muitos clientes.
Entretanto, gostaríamos de deixar uma dica extra que pode salvar o alcance do seu conteúdo: além de segmenta-lo, jamais compre uma base de dados pronta, vinda da lista de mailing de outras operações.
Diante da LGPD, isso pode configurar o ferimento da privacidade do usuário, já que o mesmo provavelmente não autorizou o compartilhamento de seus dados individuais.
Já quando olhamos pelo prisma da conversão, ninguém gosta de ser importunado por publicidades não desejadas em sua caixa de entrada de mensagens.
Quer dizer que as chances de os leads se interessarem pelo que você vende, neste caso, são muito baixas.
Sendo assim, cuide da sua gestão até mesmo (e principalmente) nesses aspectos, pois são os detalhes que contribuem para que o sucesso das vendas seja uma realidade.
Priorize a boa imagem do seu e-commerce, desde o tipo de marketing que é aplicado, perpassando pela organização interna, até ao atendimento que seus clientes recebem.
Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce e insights que podem mudar sua operação, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e os posts novos da Ge-commerce em todas as nossas redes sociais.