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Como aumentar gradativamente o tráfego orgânico no seu site de e-commerce

Pessoa digitando no teclado do notebook.

O que é “tráfego orgânico” e qual é a sua importância no e-commerce?

Podemos definir “tráfego” como o volume de usuários que acessam o seu site de e-commerce. Quanto maior for o volume de tráfego, mais oportunidades de venda você terá. Claro, se o site estiver bem estruturado e as ofertas forem adequadas ao público alvo. 

O tráfego que chega a uma página pode ter diversas origens: indicações através de chats privados, posts em redes sociais, anúncios, blogs, etc. 

Num primeiro momento, vamos dividir essas origens em dois grandes grupos: 

-Tráfego Pago: Quando você cria campanhas patrocinadas para atrair as pessoas e promover seus produtos. 

-Tráfego Orgânico: Estratégias que não tem custos diretos, que atraem pessoas ao seu site organicamente, como melhorar o ranqueamento da sua página no google ou criar conteúdos nas redes sociais. 

Neste artigo, vamos abordar maneiras eficientes de aumentar a quantidade de tráfego orgânico no seu e-commerce ao longo do tempo. Mas, se você quiser se aprofundar em estratégias de tráfego pago, basta visitar este outro artigo do nosso blog: 

Tráfego pago para e-commerce: entenda o que é, por onde é feito e como melhorar a performance na sua operação.

Tráfego orgânico para e-commerce: um jogo de longo prazo

Todas as estratégias que têm como objetivo o aumento na quantidade de tráfego orgânico, tendem a dar resultados realmente exponenciais, pelo simples fato de que a internet é acessada por milhões de pessoas todos os dias. Também, os algoritmos e motores de busca costumam se comportar sob o efeito “bola de neve”. 

Quanto mais relevância você tiver, mais eles vão distribuir e indicar o conteúdo do seu site para as pessoas. 

Entretanto, para evitar frustrações, e antes de direcionar tempo e esforço, é imprescindível ter ciência de que aumentar o tráfego orgânico é um jogo de longo prazo. Os resultados virão, eventualmente, mas não hoje e não amanhã. 

Se você estiver precisando de resultados mais imediatos, talvez o tráfego pago seja a melhor opção neste momento. 

Ao mesmo tempo, centralizar toda a visibilidade da operação no tráfego pago, de forma indefinida, é simplesmente impraticável. Isso porque o custo de mídia e o custo de aquisição de clientes sempre vão tender a aumentar, por causa do grande volume de concorrência. 

Para contornar essa situação, em algum momento você precisará traçar uma estratégia para conquistar tráfego orgânico, a fim de diminuir esses custos de mídia, e aumentar a sua autoridade perante o mercado. 

Veja a seguir as 11 maneiras mais eficientes de aumentar gradativamente o tráfego orgânico do seu site de e-commerce!

Velocidade e responsividade do site

Parece óbvio, mas nem tanto. Quantas vezes você abandonou um site porque ele demorava muito para carregar as páginas? Quando se trata de tráfego orgânico em um site de e-commerce, isso é ainda mais grave, porque o usuário tende a mudar muitas vezes de página para avaliar diferentes produtos. 

Se você não tem certeza sobre a velocidade de carregamento do seu site, acesse ao Google PageSpeed Insights e faça o teste. O site entregará uma nota, e dará sugestões de melhoria para o seu caso. No entanto, é provável que, para implementar essas sugestões, você precise da ajuda de um profissional de TI, ou alguém com experiência na área. 

Tenha um e-commerce Mobile Friendly:

Mulher clicando no smarthphone

53% das compras realizadas na internet são feitas através de um smartphone. Isso quer dizer que, se o seu site não estiver adaptado para dispositivos móveis, você pode estar perdendo mais da metade das oportunidades de venda. 

Se você está na dúvida, faça mais um teste, acessando o site do Google Search Console. Insira a URL do seu e-commerce e espere pela análise da ferramenta. 

Defina a sua persona para atrair mais tráfego qualificado

Antes mesmo de pensar em tráfego, o seu negócio precisa ter uma persona definida, para que a comunicação seja totalmente direcionada e mais assertiva.

Na prática, uma pequena parcela de tráfego orgânico qualificado no seu e-commerce, que tem grandes chances de comprar de você, vale muito mais do que uma quantidade imensa de pessoas aleatórias, que podem nem precisar dos seus produtos. 

Muitas vezes, antes de avançar, é preciso voltar para as bases e se certificar de que estão realmente firmes.

Faça parcerias lucrativas

Duas pessoas estreitando as mãos

O tráfego de referência é um tipo de tráfego orgânico, e se origina quando algum outro domínio indica o seu, em formato de link clicável. Se você analisar o seu site no Google Analytics, na seção “Tráfego de referência”, poderá identificar por quais páginas os usuários estão acessando o seu site. 

Ao pesquisar no Google, provavelmente você encontrará blogs e sites da internet que conversam com o que você vende e os assuntos que você aborda no seu conteúdo, sem ser a concorrência.

A eles, você pode propor parcerias de indicação mútuas, a fim de aumentar a quantidade do seu tráfego orgânico de referência no seu e-commerce. 

Marketing de conteúdo:

Hoje em dia, é amplamente conhecida a eficácia do marketing de conteúdo para alcançar diversos objetivos, como aumentar sua visibilidade, autoridade e até mesmo as vendas. Não é em vão que 84% das empresas aderem a esta prática. 

Ao definir uma ou duas personas específicas para seu negócio, você pode começar a criar conteúdo de utilidade para elas, e ajudá-las a amadurecer sua decisão de compra. Os canais de distribuição desse conteúdo vão depender do perfil da persona e de quais espaços online ela frequenta. Algumas opções são: blogs, instagram, facebook, linkedin, twitter, pinterest, etc.

SEO (Search Engine Optimization) 

O SEO é composto por um conjunto de otimizações que melhoram o ranqueamento do seu site nos motores de busca, como o Google. 

Para estas otimizações, é necessário entender quais são os critérios do Google ao decidir qual site aparece primeiro ou segundo ao digitar determinada palavra-chave. 

Num primeiro momento, basta você entender que existem algumas prioridades para você considerar otimizar no seu e-commerce, tais como: 

Arquitetura da informação (H1, H2, H3…) 

-Otimização das descrições

-Velocidade de carregamento 

-Mobile friendly 

-Escolha palavras-chave estratégicas 

-Use imagens de qualidade e escreva seus atributos 

-SEO técnico 

Só para citar alguns exemplos do que é composto o SEO on page, que são as otimizações no próprio site. Além delas, tem o SEO off page, que é tudo aquilo que você faz fora do site para atrair mais tráfego. Como a criação de conteúdo em outros canais com links de referência, e a construção da autoridade do seu negócio como um todo.  

Para se aprofundar no assunto, acesse o nosso artigo sobre SEO para e-commerce. 

Priorize a experiência do usuário

O próprio Google definiu a experiência do usuário como um dos fatores mais importantes na hora de ranquear um site. Mas não é apenas sobre isso, a experiência do usuário tem a ver com o conceito do seu negócio e com o potencial de conversões que ele pode gerar. 

Engajamento dos seus atuais clientes

De nada adianta estar constantemente conquistando tráfego “novo”, se não aproveitar aquele que você já recebe. Por isso, encontre maneiras de manter contato com seus clientes e estimular novas visitas ao seu site. Através do marketing de conteúdo, do e-mail marketing, e mesmo da utilização de um CRM, é possível segmentar seus clientes em grupos menores, utilizando uma comunicação mais assertiva para convertê-los mais uma vez em visitantes. 

E-mail marketing 

Como dizemos, o e-mail marketing é uma excelente e lucrativa maneira de manter um contato mais próximo e específico com cada cliente|lead. 

Utilizando uma ferramenta como RD Station, Mailchimp e outras, você pode segmentar a sua base de contatos em grupos menores com características semelhantes, e automatizar determinadas mensagens recorrentes, como confirmações de compra e recuperação de carrinhos abandonados. 

Mas não se limite a isso! Veja os interesses do seu público e ofereça benefícios personalizados através do e-mail para estimular as compras e o engajamento. 

Prova social: atendimento e pós venda

Na internet, não há nada mais valorizado do que a prova social. O primeiro que procuramos quando temos interesse em comprar alguma coisa, são as críticas ou elogios de outros compradores. 

E a prova social não se limita apenas ao produto: ela engloba toda a experiência. Fatores como atendimento, prazo de entrega ou problemas com o pagamento, também interferem na sua reputação. 

Por isso, investir no atendimento, no pós venda e na logística reversa, impacta diretamente nas chances de outras pessoas indicarem o seu negócio para amigos e familiares. 

O ecossistema do e-commerce

Luzes do planeta terra vistas desde o espaço

Como você deve ter percebido, todos os tópicos tratados neste artigo se interconectam de alguma maneira. E isso não é casualidade: toda estratégia depende de múltiplos fatores para dar certo.

Na Ge-commerce, chamamos isso de “ecossistema” do e-commerce. E não se limita apenas ao tráfego, ou às vendas, mas engloba o negócio como um todo.

É por este motivo que não podemos garantir que conquistando apenas tráfego orgânico, ou rodando apenas campanhas patrocinadas, o seu negócio dará certo e será lucrativo a longo prazo. Para isso, será preciso alinhar todo o ecossistema particular da operação, incluindo gestão financeira, planejamento, marketing, gestão de estoque, integrações, e outros inúmeros pilares que sustentam um negócio de sucesso.

A nossa assessoria especializada em gestão e marketing para e-commerce conta com especialistas de todas as áreas relevantes para seu negócio, e é exatamente isso que nos comprometemos a entregar aos nossos clientes:

Um ecossistema de gestão de e-commerce altamente alinhado e escalável.

Para conhecer mais sobre como o nosso trabalho pode te entregar resultados incríveis, acesse o site da Ge-commerce.

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Pessoa digitando no teclado do notebook.

O que é “tráfego orgânico” e qual é a sua importância no e-commerce?

Podemos definir “tráfego” como o volume de usuários que acessam o seu site de e-commerce. Quanto maior for o volume de tráfego, mais oportunidades de venda você terá. Claro, se o site estiver bem estruturado e as ofertas forem adequadas ao público alvo. 

O tráfego que chega a uma página pode ter diversas origens: indicações através de chats privados, posts em redes sociais, anúncios, blogs, etc. 

Num primeiro momento, vamos dividir essas origens em dois grandes grupos: 

-Tráfego Pago: Quando você cria campanhas patrocinadas para atrair as pessoas e promover seus produtos. 

-Tráfego Orgânico: Estratégias que não tem custos diretos, que atraem pessoas ao seu site organicamente, como melhorar o ranqueamento da sua página no google ou criar conteúdos nas redes sociais. 

Neste artigo, vamos abordar maneiras eficientes de aumentar a quantidade de tráfego orgânico no seu e-commerce ao longo do tempo. Mas, se você quiser se aprofundar em estratégias de tráfego pago, basta visitar este outro artigo do nosso blog: 

Tráfego pago para e-commerce: entenda o que é, por onde é feito e como melhorar a performance na sua operação.

Tráfego orgânico para e-commerce: um jogo de longo prazo

Todas as estratégias que têm como objetivo o aumento na quantidade de tráfego orgânico, tendem a dar resultados realmente exponenciais, pelo simples fato de que a internet é acessada por milhões de pessoas todos os dias. Também, os algoritmos e motores de busca costumam se comportar sob o efeito “bola de neve”. 

Quanto mais relevância você tiver, mais eles vão distribuir e indicar o conteúdo do seu site para as pessoas. 

Entretanto, para evitar frustrações, e antes de direcionar tempo e esforço, é imprescindível ter ciência de que aumentar o tráfego orgânico é um jogo de longo prazo. Os resultados virão, eventualmente, mas não hoje e não amanhã. 

Se você estiver precisando de resultados mais imediatos, talvez o tráfego pago seja a melhor opção neste momento. 

Ao mesmo tempo, centralizar toda a visibilidade da operação no tráfego pago, de forma indefinida, é simplesmente impraticável. Isso porque o custo de mídia e o custo de aquisição de clientes sempre vão tender a aumentar, por causa do grande volume de concorrência. 

Para contornar essa situação, em algum momento você precisará traçar uma estratégia para conquistar tráfego orgânico, a fim de diminuir esses custos de mídia, e aumentar a sua autoridade perante o mercado. 

Veja a seguir as 11 maneiras mais eficientes de aumentar gradativamente o tráfego orgânico do seu site de e-commerce!

Velocidade e responsividade do site

Parece óbvio, mas nem tanto. Quantas vezes você abandonou um site porque ele demorava muito para carregar as páginas? Quando se trata de tráfego orgânico em um site de e-commerce, isso é ainda mais grave, porque o usuário tende a mudar muitas vezes de página para avaliar diferentes produtos. 

Se você não tem certeza sobre a velocidade de carregamento do seu site, acesse ao Google PageSpeed Insights e faça o teste. O site entregará uma nota, e dará sugestões de melhoria para o seu caso. No entanto, é provável que, para implementar essas sugestões, você precise da ajuda de um profissional de TI, ou alguém com experiência na área. 

Tenha um e-commerce Mobile Friendly:

Mulher clicando no smarthphone

53% das compras realizadas na internet são feitas através de um smartphone. Isso quer dizer que, se o seu site não estiver adaptado para dispositivos móveis, você pode estar perdendo mais da metade das oportunidades de venda. 

Se você está na dúvida, faça mais um teste, acessando o site do Google Search Console. Insira a URL do seu e-commerce e espere pela análise da ferramenta. 

Defina a sua persona para atrair mais tráfego qualificado

Antes mesmo de pensar em tráfego, o seu negócio precisa ter uma persona definida, para que a comunicação seja totalmente direcionada e mais assertiva.

Na prática, uma pequena parcela de tráfego orgânico qualificado no seu e-commerce, que tem grandes chances de comprar de você, vale muito mais do que uma quantidade imensa de pessoas aleatórias, que podem nem precisar dos seus produtos. 

Muitas vezes, antes de avançar, é preciso voltar para as bases e se certificar de que estão realmente firmes.

Faça parcerias lucrativas

Duas pessoas estreitando as mãos

O tráfego de referência é um tipo de tráfego orgânico, e se origina quando algum outro domínio indica o seu, em formato de link clicável. Se você analisar o seu site no Google Analytics, na seção “Tráfego de referência”, poderá identificar por quais páginas os usuários estão acessando o seu site. 

Ao pesquisar no Google, provavelmente você encontrará blogs e sites da internet que conversam com o que você vende e os assuntos que você aborda no seu conteúdo, sem ser a concorrência.

A eles, você pode propor parcerias de indicação mútuas, a fim de aumentar a quantidade do seu tráfego orgânico de referência no seu e-commerce. 

Marketing de conteúdo:

Hoje em dia, é amplamente conhecida a eficácia do marketing de conteúdo para alcançar diversos objetivos, como aumentar sua visibilidade, autoridade e até mesmo as vendas. Não é em vão que 84% das empresas aderem a esta prática. 

Ao definir uma ou duas personas específicas para seu negócio, você pode começar a criar conteúdo de utilidade para elas, e ajudá-las a amadurecer sua decisão de compra. Os canais de distribuição desse conteúdo vão depender do perfil da persona e de quais espaços online ela frequenta. Algumas opções são: blogs, instagram, facebook, linkedin, twitter, pinterest, etc.

SEO (Search Engine Optimization) 

O SEO é composto por um conjunto de otimizações que melhoram o ranqueamento do seu site nos motores de busca, como o Google. 

Para estas otimizações, é necessário entender quais são os critérios do Google ao decidir qual site aparece primeiro ou segundo ao digitar determinada palavra-chave. 

Num primeiro momento, basta você entender que existem algumas prioridades para você considerar otimizar no seu e-commerce, tais como: 

Arquitetura da informação (H1, H2, H3…) 

-Otimização das descrições

-Velocidade de carregamento 

-Mobile friendly 

-Escolha palavras-chave estratégicas 

-Use imagens de qualidade e escreva seus atributos 

-SEO técnico 

Só para citar alguns exemplos do que é composto o SEO on page, que são as otimizações no próprio site. Além delas, tem o SEO off page, que é tudo aquilo que você faz fora do site para atrair mais tráfego. Como a criação de conteúdo em outros canais com links de referência, e a construção da autoridade do seu negócio como um todo.  

Para se aprofundar no assunto, acesse o nosso artigo sobre SEO para e-commerce. 

Priorize a experiência do usuário

O próprio Google definiu a experiência do usuário como um dos fatores mais importantes na hora de ranquear um site. Mas não é apenas sobre isso, a experiência do usuário tem a ver com o conceito do seu negócio e com o potencial de conversões que ele pode gerar. 

Engajamento dos seus atuais clientes

De nada adianta estar constantemente conquistando tráfego “novo”, se não aproveitar aquele que você já recebe. Por isso, encontre maneiras de manter contato com seus clientes e estimular novas visitas ao seu site. Através do marketing de conteúdo, do e-mail marketing, e mesmo da utilização de um CRM, é possível segmentar seus clientes em grupos menores, utilizando uma comunicação mais assertiva para convertê-los mais uma vez em visitantes. 

E-mail marketing 

Como dizemos, o e-mail marketing é uma excelente e lucrativa maneira de manter um contato mais próximo e específico com cada cliente|lead. 

Utilizando uma ferramenta como RD Station, Mailchimp e outras, você pode segmentar a sua base de contatos em grupos menores com características semelhantes, e automatizar determinadas mensagens recorrentes, como confirmações de compra e recuperação de carrinhos abandonados. 

Mas não se limite a isso! Veja os interesses do seu público e ofereça benefícios personalizados através do e-mail para estimular as compras e o engajamento. 

Prova social: atendimento e pós venda

Na internet, não há nada mais valorizado do que a prova social. O primeiro que procuramos quando temos interesse em comprar alguma coisa, são as críticas ou elogios de outros compradores. 

E a prova social não se limita apenas ao produto: ela engloba toda a experiência. Fatores como atendimento, prazo de entrega ou problemas com o pagamento, também interferem na sua reputação. 

Por isso, investir no atendimento, no pós venda e na logística reversa, impacta diretamente nas chances de outras pessoas indicarem o seu negócio para amigos e familiares. 

O ecossistema do e-commerce

Luzes do planeta terra vistas desde o espaço

Como você deve ter percebido, todos os tópicos tratados neste artigo se interconectam de alguma maneira. E isso não é casualidade: toda estratégia depende de múltiplos fatores para dar certo.

Na Ge-commerce, chamamos isso de “ecossistema” do e-commerce. E não se limita apenas ao tráfego, ou às vendas, mas engloba o negócio como um todo.

É por este motivo que não podemos garantir que conquistando apenas tráfego orgânico, ou rodando apenas campanhas patrocinadas, o seu negócio dará certo e será lucrativo a longo prazo. Para isso, será preciso alinhar todo o ecossistema particular da operação, incluindo gestão financeira, planejamento, marketing, gestão de estoque, integrações, e outros inúmeros pilares que sustentam um negócio de sucesso.

A nossa assessoria especializada em gestão e marketing para e-commerce conta com especialistas de todas as áreas relevantes para seu negócio, e é exatamente isso que nos comprometemos a entregar aos nossos clientes:

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