O gestor de tráfego no e-commerce tem o papel de divulgar o seu e-commerce e de levar um número cada vez maior de visitantes para o seu site.
Entretanto, sabemos que assim como tudo o que envolve o desenvolvimento do trabalho de uma loja online, para obter resultados realmente importantes, a gestão de tráfego deve participar de um planejamento maior dentro da gestão completa da sua operação.
Por isso, entender qual é o papel do gestor de tráfego no e-commerce, quais atividades pertencem ao seu ramo e os fatores que impactam o aumento de vendas é fundamental.
O que é o tráfego para e-commerce?
Antes de tudo, é preciso que você conheça e saiba um pouco mais do trabalho que o gestor de tráfego desempenha.
Bom, o tráfego pago é uma estratégia de marketing outbound, onde anúncios são por meio das plataformas digitais, a fim de atingir possíveis interessados em uma na sua operação, produto ou serviço.
Através das campanhas rodadas, podemos obter relatórios e uma boa análise geral, entendendo se o conteúdo está sendo realmente atrativo para os usuários impactados pelas campanhas.
E como observamos isso? Por meio do número de cliques e visitas no site do seu e-commerce, por exemplo.
Cada plataforma possui um método e uma maneira diferente para criar os anúncios, mas geralmente é preciso definir:
-Média de idade;
-Localidade;
-Interesses em comum dos usuários, entre outras informações cruciais.
O objetivo central do tráfego pago é atrair público qualificado – seu consumidor em potencial – até o seu site para que ele possa chegar até o fundo do funil, ou seja, finalizar uma compra no checkout do seu e-commerce.
O que é um gestor de tráfego?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona o tráfego pago, pode compreender que então, o gestor de tráfego é o profissional responsável pelo gerenciamento das campanhas de anúncios, criando e realizando supervisão delas.
Ou seja, ele é um profissional diretamente voltado para a função de atrair público para sua loja virtual, trabalhando, essencialmente, com as plataformas de mídia paga como Google Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads, LinkedIn Ads e várias outras.
E, apesar de ser uma profissão mais voltada ao universo do marketing, a pessoa que opta por trabalhar na área precisa possuir os seguintes pré-requisitos como soft e hard skills:
-Ser criativo;
-Sede de aprendizado e evolução constante;
-Foco e habilidade prévia em vendas;
-Capacidade de planejamento e análise crítica;
-Boa comunicação interpessoal;
-Interesse pelo conhecimento do mundo dos negócios.
O que faz um gestor de tráfego?
Assim como já explicamos brevemente no tópico anterior, o gestor de tráfego é o responsável por planejar, criar e otimizar uma campanha de anúncios em qualquer tipo de mídia digital que forneça esta ferramenta paga.
Soltar um anúncio exige um objetivo muito bem estruturado e todo um escopo prévio do que será inserido nele.
Seu e-commerce pode querer divulgar uma oferta em específico, um evento, voltar as atenções a uma landing page, iniciar uma campanha de remarketing e várias outras situações em que é necessário trazer pessoas para perto.
Sendo assim, podemos dizer que um gestor de tráfego deve ser hábil e capaz de traduzir exatamente quais são os focos do marketing da operação em determinada campanha.
Os resultados precisam chegar e serem totalmente tangíveis pela ótica dos gestores, trazendo uma melhoria significativa com relação a novos contatos e no aumento das vendas.
Gestor de tráfego X agência de marketing: principais diferenças
Uma agência de marketing fornece o pacote todo para quem busca criar, divulgar e/ou melhorar a imagem profissional dos clientes, pois são oferecidos os mais diversos serviços.
Em contrapartida, apesar de algumas agências terem gestores de tráfego em seus times.
Eles vêm ganhando uma notoriedade cada vez maior no mercado, devido à competitividade entre as empresas dentro de uma era extremamente digital e existem vários gestores de tráfego que têm suas próprias empresas individuais.
Espera-se que os gestores sejam especialistas, trazendo consigo uma bagagem extensa cuidando do impulsionamento de vários outros empreendimentos.
Então, podemos dizer que as agências seguem a tradição de ter um time extenso que cobre diversas frentes de marketing, enquanto o gestor de tráfego trabalha apenas com a compra de mídia/ público e pode trabalhar sozinho.
Gestor de tráfego no e-commerce, vale a pena contratar?
Como explicado durante o texto, o gestor de tráfego é responsável pelas campanhas de marketing pagas para a atração de público.
Quando pensamos em uma operação de e-commerce, o motivo para que os empresários busquem esses profissionais como solução é a esperança de que ao pagá-los e investir dinheiro terão um resultado garantido.
No entanto, é extremamente importante salientar que embora o trabalho de levar público para dentro da loja virtual seja fundamental para que exista a possibilidade de venda, isso não é uma garantia.
Para que a venda aconteça, além de todos os fatores psicológicos e a preparação do cliente para compra, é necessário que a loja virtual esteja otimizada, atrativa, com produtos realmente aderentes em suas vitrines e que contenham estoque.
Ademais, é fundamental que o checkout esteja funcionando de maneira prática, rápida e esteja em constantes otimizações.
Dentro desse cenário, é fundamental que cada vez mais os donos de e-commerce entendam que estratégias avulsas não trazem o resultado que o conjunto de ações de uma gestão completa é capaz de fazer para sua operação.
Gestão de tráfego para e-commerce, um serviço exclusivo Ge-commerce
Mesmo que o mercado esteja inflado com agências de marketing e publicidade e gestores de tráfego oferecendo diversas soluções para e-commerces, a maioria deles não entende de especificidades de gestão e detalhes muito importantes que são a virada de chave para passar a vender mais.
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