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Plataforma para e-commerce, qual é a melhor para sua operação?

Se você quer colocar sua empresa no meio digital, ou já uma operação em funcionamento, pode estar na dúvida de qual plataforma para e-commerce é a ideal para seu negócio. Mas, já adiantamos que existe mais de uma plataforma e vários aspectos para você analisar antes de escolher a sua.

Como a plataforma é uma ferramenta essencial para que seu e-commerce funcione bem, deve ser escolhida de forma criteriosa. Isso porque ao escolher qualquer plataforma tendo como base só o preço, por exemplo, você pode estar ganhando prejuízo, ao invés de lucro. 

Por isso, nesse artigo vamos discutir tudo o que você precisa saber na hora de escolher a plataforma certa para o seu e-commerce!

O que é uma plataforma de e-commerce

Plataforma de e-commerce com letras de plástico sobre o computador.

Antes de tudo, você sabe o que é uma plataforma de e-commerce?

Então, essa ferramenta é a responsável pela criação,  gerenciamento e visualização da sua loja virtual na internet, ou seja, sem ela não é possível ter uma operação em funcionamento. 

Através desta plataforma serão realizadas ações como: 

-Criação da loja virtual;

Gerenciamento de estoque;

Cadastro de produtos;

Pagamento dos pedidos realizados;

-Otimização de vitrines e muito mais. 

Por isso, sem uma boa plataforma todo o processo do seu e-commerce poderá ficar prejudicado.

Porém, a melhor plataforma para o seu negócio nem sempre será a mais cara ou robusta. Logo, é necessário conhecer o que as plataformas oferecem e o que o seu e-commerce realmente precisa.

Vantagens de utilizar uma plataforma

A princípio, você pode se perguntar o porquê de ter uma plataforma para o seu e-commerce. Pois já viu que existem outras maneiras de vender online, como no Instagram, Facebook shopping e marketplaces, por exemplo.

No entanto, ter esse diferencial na sua loja virtual traz vantagens que fazem total diferença no dia a dia de vendas e logística da sua operação.

Ao utilizar uma plataforma que te ajuda a gerenciar todo o processo, você ganha tempo pela facilidade de ter várias áreas em um único lugar, já que através dessa ferramenta vários pontos são otimizados.

Inclusive, uma outra coisa a se considerar é o suporte técnico que é oferecido. Já imaginou seu e-commerce fora do ar?

Certamente, mesmo que seja por pouco tempo, acaba trazendo perda de vendas. Por isso, uma boa plataforma com um suporte rápido faz toda a diferença.

Então, como já que falamos sobre perda de vendas, uma plataforma de e-commerce, normalmente, traz ferramentas de design super responsivos que ajudam em toda a experiência do seu cliente na jornada de compra.

Além dessas vantagens podemos listar também:

-Atende a grandes e pequenos negócios;

-Flexibilidade e agilidade nos processos;

-Algumas opções possuem baixo custo de investimento e mensalidade;

-Facilidade de cadastrar novos meios de pagamentos;

Tipos de plataforma para e-commerce

Agora você já sabe como uma plataforma de e-commerce pode ajudar nos processos da sua operação. Existem alguns tipos de plataformas para você analisar:

Saas

Primeiro vamos falar sobre o modelo de plataforma Software as a Service, a Saas, que usa como infraestrutura o cloud computing. Em outras palavras, o sistema é feito totalmente online usando o sistema de nuvem.

Esse ponto é bom, pois permite o acesso ao seu e-commerce a qualquer momento em qualquer lugar desde que tenha acesso a internet.

Normalmente, quem prefere o sistema Saas são empresas que tem como prioridade a simplicidade e o baixo custo de investimento.

Por se tratar de um sistema mais simples e que prioriza a facilidade do cliente, esse tipo de plataforma já inclui serviços como hospedagem e modelagem do site simplificada que pode ser feita pelo próprio gestor de e-commerce.

Além dessas características a plataforma Saas também possui vantagens como:

-Fácil customização;

-Atualizações automáticas;

-Dispensa alto investimento em infraestrutura e programadores;

-Não tem necessidade de terceirização para desenvolvimento e manutenção técnica.

No entanto, esse modelo conta com restrições, não sendo possível ter acesso ao código fonte da estrutura do e-commerce e não permite expansão como a de adicionar alguns aplicativos e funções ao seu e-commerce.

Open Source

Agora, temos também a Open Source que traduzido significa código aberto. Certamente, esse modelo de plataforma traz mais liberdade para o cliente, por isso comparado ao Saas tem custo de investimento mais alto. Além de precisar terceirizar alguns processos.

Mas apesar dessas características tem sido bastante escolhida por ter benefícios como:

-Possibilidade de customização;

-A sua empresa ser proprietária do código fonte do sistema;

-Atualizações frequentes dos desenvolvedores dos códigos.

Entretanto, se você não quer fazer um grande investimento logo no início ou ter que lidar com pessoas terceirizadas nos processos de desenvolvimento do seu e-commerce, essa pode não ser uma boa opção para você.

Isso porque, para criação do seu e-commerce é preciso um conhecimento específico de códigos da web podendo ser feita por empresas terceirizadas ou profissionais.

Então, além do investimento feito na plataforma, se tornam necessários alguns outros para que seu e-commerce esteja no ar.

Principais funcionalidades de uma plataforma de e-commerce

Apesar de cada plataforma para e-commerce ter as suas características para que sua loja virtual seja realmente funcional, tanto para a sua empresa quanto para o seu consumidor, existem algumas características básicas que ela precisa ter.

Sendo a principal a integração de processos e sistemas. Dentre as exigências de um sistema, principalmente de vendas, otimizar o tempo e trabalho de cada setor é realmente fundamental.

Então, uma plataforma precisa trazer para o seu e-commerce um fluxo de processos para a sua equipe e para a jornada de compra do seu cliente, ou seja, ter um sistema responsivo.

Portanto, para isso uma plataforma de e-commerce precisa ter essas funções de integração:

-Gestão logística;

-Métodos de pagamento;

-Método de entrega;

-Marketplace;

-CRM.

Características de uma boa plataforma de e-commerce

Pessoa sentada na cama navegando por uma loja online

Mas, tirando as funcionalidades que todo e-commerce precisa ter, existem as características de uma boa plataforma de e-commerce para você observar na hora da escolha.

Usabilidade na loja virtual

Quando o seu consumidor entrar no seu site, ele precisa ser claro, fácil e objetivo. Por isso, olhar se a plataforma tem uma boa facilidade de uso para o seu consumidor é tão importante. Afinal, se ele não conseguir navegar no seu site, não irá comprar.

Além de uma boa navegação, a plataforma precisa oferecer diferentes tipos de botão de interação com seu consumidor, tornando o seu site interativo.

Mais um ponto para olhar é se dentro do site você consegue padronizar alguns recursos, isso traz ao cliente mais conforto na navegação se a cada página que ele entrar conseguir ver semelhança e identificar as funcionalidades.

Segurança no e-commerce

Uma outra coisa que é preciso ver e é essencial para o seu e-commerce, é a segurança. Tanto para os seus processos internos na plataforma, quanto para seu consumidor comprar sem qualquer receio.

Então esteja atento a:

-Política de privacidade da plataforma;

-Suporte de segurança que ela traz para ataques externos na web;

-Proteção de dados dos seus clientes.

Todos esses pontos de segurança dever ser estudados na plataforma que você deseja contratar para seu e-commerce.

Suporte

Sem dúvidas o suporte que a plataforma oferece é muito importante para que você não perca vendas no futuro.

Verificar questões como instabilidade da plataforma e erros recorrentes que os usuários se queixam podem te guiar em como o suporte da plataforma trabalha.

Isso porque se seu site der erro sempre, os seus clientes passarão a desistir de comprar na sua loja virtual, além dos novos clientes irem procurar o produto na sua concorrência.

Então, estudar esse ponto na plataforma pode poupar muita dor de cabeça, já que até mesmo fazer a migração de uma plataforma para outra é bastante trabalhoso e pode render alguns prejuízos para o seu e-commerce, além de perda de tempo e dinheiro em todo o processo.

Otimização SEO 

Não é novidade que o principal meio dos consumidores buscarem por produtos ou serviços no meio digital é através de sites de pesquisa. Por isso, é muito importante que a plataforma que você deseja tenha a possibilidade de otimizar o SEO do seu e-commerce.

Se por acaso você ainda não conhece o que é SEO, essa sigla é a abreviação para Search Engine Optimization que, em tradução livre, significa ‎otimização do mecanismo de busca‎, ou seja, é essa a prática que ajuda seu site estar em uma boa posição nas páginas de buscas.

Portanto, é essencial que a plataforma desejada tenha esse recurso de otimização direto. 

Checkout otimizado

Normalmente, uma das fases mais complicadas da jornada de compra dos clientes é o checkout. Por isso, muitos consumidores acabam abandonando seus carrinhos na fase de finalização da compra.

Os motivos para essa desistência acontecer podem variar muito, mas na maioria dos casos o responsável é o checkout demorado ou parece não ser muito seguro.

Coisas como:

-Campos demais para um cliente preencher;

-Muitas páginas e redirecionamentos;

-Cadastro de cartão desconhecido ou não seguro etc.

Além disso, poucos meios de pagamento disponíveis e custos inesperados também influenciam no abandono de carrinhos.

Isso faz seu cliente pensar demais ou não sentir segurança para fazer a compra. Por isso, veja se a plataforma oferece uma finalização de compra segura, otimizada, simples e com checkout transparente.

Como escolher a melhor plataforma para seu e-commerce

Acredito que até aqui já é possível você ver os pontos que considera importantes para o seu negócio. São esses pontos que vão te guiar a escolher a melhor opção de plataforma para o seu e-commerce.

Mas, para além das ferramentas disponíveis na plataforma, é necessário que você entenda seus requisitos de negócio e se eles serão ou não atendidos pela plataforma.

Vamos falar sobre alguns deles. 

Plano de negócio

Qual o seu plano de negócio no curto, médio e longo prazo?

Sem dúvida, a melhor opção hoje pode não ser a melhor no futuro e vice-versa. Por isso, analisar esses pontos é importante para você escolher um modelo de plataforma que atenda a todas as suas necessidades e acompanhe o crescimento da sua operação.

Então, entra nessa mesma linha as suas prioridades de gastos, benefícios que você deseja, quais as desvantagens você está disposto a ter etc.

Perfil do consumidor

Mais um ponto importante a considerar na escolha do seu e-commerce é o perfil de quem de fato irá comprar nele e isso está diretamente atrelado ao seu tipo de e-commerce.

Portanto, ter claro quem é a sua persona já é meio caminho andado nessa decisão, pois conhecendo o seu consumidor você entende o que é importante para ele na jornada de compra. Assim, você cria e personaliza a sua loja virtual de acordo com a sua empresa e com o seu consumidor.

Investimento

Por fim, um ponto importante para pensar na hora de escolher uma plataforma para seu e-commerce é o investimento x benefícios.

Certamente, se sua empresa não tem tantos recursos para investir em uma plataforma mais robusta, existem plataformas com um custo menor ou até mesmo gratuitas, porém com limitações.

Também é preciso avaliar o quanto você está disposto a investir na plataforma e o quanto isso impacta na parte econômico-financeira do seu e-commerce.

Por fim, escolha a que melhor atenda seus requisitos de negócio, preços, portabilidade e personalização.

Top 5 plataformas de e-commerce Brasil 2021

https://www.gecommerce.com.br/marketing-digital-ecommerce/seo-para-e-commerce/

Atualmente existem algumas plataformas de e-commerce muito recomendadas no mercado, e para te ajudar trouxemos um top 6 das melhores plataformas pagas, que são:

Nuvemshop;

Tray Corp;

WooCommerce;

Shopify;

Magento

Vtex.

Plataformas Gratuitas

Contudo, se você ainda não tem muito capital para investir em uma plataforma paga para o seu e-commerce, também têm plataformas de e-commerce gratuitas. Elas podem te ajudar a começar no digital de forma simples e fácil que são:

OpenCart;

PrestaShop;

Spree E-Commerce;

Zeuscart;

Conclusão

laptop com vários gráficos e tablet com calendário

Resumindo, a escolha da sua plataforma para e-commerce precisa de uma análise global para que seja assertiva. Mas, graças à tecnologia, já temos muitas opções cada vez mais baratas e com soluções cada vez mais modernas para atender às necessidades dos seu e-commerce.

Por isso, uma boa pesquisa é bem importante e, se puder, conte com ajuda de profissionais que entendam desse universo, como uma empresa de gestão de e-commerce. Esse investimento em profissionais pode poupar muitos gastos e dores de cabeça no futuro.

Mas, não é uma regra. No meio digital, as coisas sofrem transformações muito mais rápido do que o normal e uma plataforma que é boa hoje pode não se enquadrar nas suas necessidades no futuro. Então, é importante que você também pesquise o histórico de crescimento da plataforma que você escolher.

Por fim, para mais conteúdos como esse, siga acompanhe a Ge-commerce nas redes sociais! 

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Se você quer colocar sua empresa no meio digital, ou já uma operação em funcionamento, pode estar na dúvida de qual plataforma para e-commerce é a ideal para seu negócio. Mas, já adiantamos que existe mais de uma plataforma e vários aspectos para você analisar antes de escolher a sua.

Como a plataforma é uma ferramenta essencial para que seu e-commerce funcione bem, deve ser escolhida de forma criteriosa. Isso porque ao escolher qualquer plataforma tendo como base só o preço, por exemplo, você pode estar ganhando prejuízo, ao invés de lucro. 

Por isso, nesse artigo vamos discutir tudo o que você precisa saber na hora de escolher a plataforma certa para o seu e-commerce!

O que é uma plataforma de e-commerce

Plataforma de e-commerce com letras de plástico sobre o computador.

Antes de tudo, você sabe o que é uma plataforma de e-commerce?

Então, essa ferramenta é a responsável pela criação,  gerenciamento e visualização da sua loja virtual na internet, ou seja, sem ela não é possível ter uma operação em funcionamento. 

Através desta plataforma serão realizadas ações como: 

-Criação da loja virtual;

Gerenciamento de estoque;

Cadastro de produtos;

Pagamento dos pedidos realizados;

-Otimização de vitrines e muito mais. 

Por isso, sem uma boa plataforma todo o processo do seu e-commerce poderá ficar prejudicado.

Porém, a melhor plataforma para o seu negócio nem sempre será a mais cara ou robusta. Logo, é necessário conhecer o que as plataformas oferecem e o que o seu e-commerce realmente precisa.

Vantagens de utilizar uma plataforma

A princípio, você pode se perguntar o porquê de ter uma plataforma para o seu e-commerce. Pois já viu que existem outras maneiras de vender online, como no Instagram, Facebook shopping e marketplaces, por exemplo.

No entanto, ter esse diferencial na sua loja virtual traz vantagens que fazem total diferença no dia a dia de vendas e logística da sua operação.

Ao utilizar uma plataforma que te ajuda a gerenciar todo o processo, você ganha tempo pela facilidade de ter várias áreas em um único lugar, já que através dessa ferramenta vários pontos são otimizados.

Inclusive, uma outra coisa a se considerar é o suporte técnico que é oferecido. Já imaginou seu e-commerce fora do ar?

Certamente, mesmo que seja por pouco tempo, acaba trazendo perda de vendas. Por isso, uma boa plataforma com um suporte rápido faz toda a diferença.

Então, como já que falamos sobre perda de vendas, uma plataforma de e-commerce, normalmente, traz ferramentas de design super responsivos que ajudam em toda a experiência do seu cliente na jornada de compra.

Além dessas vantagens podemos listar também:

-Atende a grandes e pequenos negócios;

-Flexibilidade e agilidade nos processos;

-Algumas opções possuem baixo custo de investimento e mensalidade;

-Facilidade de cadastrar novos meios de pagamentos;

Tipos de plataforma para e-commerce

Agora você já sabe como uma plataforma de e-commerce pode ajudar nos processos da sua operação. Existem alguns tipos de plataformas para você analisar:

Saas

Primeiro vamos falar sobre o modelo de plataforma Software as a Service, a Saas, que usa como infraestrutura o cloud computing. Em outras palavras, o sistema é feito totalmente online usando o sistema de nuvem.

Esse ponto é bom, pois permite o acesso ao seu e-commerce a qualquer momento em qualquer lugar desde que tenha acesso a internet.

Normalmente, quem prefere o sistema Saas são empresas que tem como prioridade a simplicidade e o baixo custo de investimento.

Por se tratar de um sistema mais simples e que prioriza a facilidade do cliente, esse tipo de plataforma já inclui serviços como hospedagem e modelagem do site simplificada que pode ser feita pelo próprio gestor de e-commerce.

Além dessas características a plataforma Saas também possui vantagens como:

-Fácil customização;

-Atualizações automáticas;

-Dispensa alto investimento em infraestrutura e programadores;

-Não tem necessidade de terceirização para desenvolvimento e manutenção técnica.

No entanto, esse modelo conta com restrições, não sendo possível ter acesso ao código fonte da estrutura do e-commerce e não permite expansão como a de adicionar alguns aplicativos e funções ao seu e-commerce.

Open Source

Agora, temos também a Open Source que traduzido significa código aberto. Certamente, esse modelo de plataforma traz mais liberdade para o cliente, por isso comparado ao Saas tem custo de investimento mais alto. Além de precisar terceirizar alguns processos.

Mas apesar dessas características tem sido bastante escolhida por ter benefícios como:

-Possibilidade de customização;

-A sua empresa ser proprietária do código fonte do sistema;

-Atualizações frequentes dos desenvolvedores dos códigos.

Entretanto, se você não quer fazer um grande investimento logo no início ou ter que lidar com pessoas terceirizadas nos processos de desenvolvimento do seu e-commerce, essa pode não ser uma boa opção para você.

Isso porque, para criação do seu e-commerce é preciso um conhecimento específico de códigos da web podendo ser feita por empresas terceirizadas ou profissionais.

Então, além do investimento feito na plataforma, se tornam necessários alguns outros para que seu e-commerce esteja no ar.

Principais funcionalidades de uma plataforma de e-commerce

Apesar de cada plataforma para e-commerce ter as suas características para que sua loja virtual seja realmente funcional, tanto para a sua empresa quanto para o seu consumidor, existem algumas características básicas que ela precisa ter.

Sendo a principal a integração de processos e sistemas. Dentre as exigências de um sistema, principalmente de vendas, otimizar o tempo e trabalho de cada setor é realmente fundamental.

Então, uma plataforma precisa trazer para o seu e-commerce um fluxo de processos para a sua equipe e para a jornada de compra do seu cliente, ou seja, ter um sistema responsivo.

Portanto, para isso uma plataforma de e-commerce precisa ter essas funções de integração:

-Gestão logística;

-Métodos de pagamento;

-Método de entrega;

-Marketplace;

-CRM.

Características de uma boa plataforma de e-commerce

Pessoa sentada na cama navegando por uma loja online

Mas, tirando as funcionalidades que todo e-commerce precisa ter, existem as características de uma boa plataforma de e-commerce para você observar na hora da escolha.

Usabilidade na loja virtual

Quando o seu consumidor entrar no seu site, ele precisa ser claro, fácil e objetivo. Por isso, olhar se a plataforma tem uma boa facilidade de uso para o seu consumidor é tão importante. Afinal, se ele não conseguir navegar no seu site, não irá comprar.

Além de uma boa navegação, a plataforma precisa oferecer diferentes tipos de botão de interação com seu consumidor, tornando o seu site interativo.

Mais um ponto para olhar é se dentro do site você consegue padronizar alguns recursos, isso traz ao cliente mais conforto na navegação se a cada página que ele entrar conseguir ver semelhança e identificar as funcionalidades.

Segurança no e-commerce

Uma outra coisa que é preciso ver e é essencial para o seu e-commerce, é a segurança. Tanto para os seus processos internos na plataforma, quanto para seu consumidor comprar sem qualquer receio.

Então esteja atento a:

-Política de privacidade da plataforma;

-Suporte de segurança que ela traz para ataques externos na web;

-Proteção de dados dos seus clientes.

Todos esses pontos de segurança dever ser estudados na plataforma que você deseja contratar para seu e-commerce.

Suporte

Sem dúvidas o suporte que a plataforma oferece é muito importante para que você não perca vendas no futuro.

Verificar questões como instabilidade da plataforma e erros recorrentes que os usuários se queixam podem te guiar em como o suporte da plataforma trabalha.

Isso porque se seu site der erro sempre, os seus clientes passarão a desistir de comprar na sua loja virtual, além dos novos clientes irem procurar o produto na sua concorrência.

Então, estudar esse ponto na plataforma pode poupar muita dor de cabeça, já que até mesmo fazer a migração de uma plataforma para outra é bastante trabalhoso e pode render alguns prejuízos para o seu e-commerce, além de perda de tempo e dinheiro em todo o processo.

Otimização SEO 

Não é novidade que o principal meio dos consumidores buscarem por produtos ou serviços no meio digital é através de sites de pesquisa. Por isso, é muito importante que a plataforma que você deseja tenha a possibilidade de otimizar o SEO do seu e-commerce.

Se por acaso você ainda não conhece o que é SEO, essa sigla é a abreviação para Search Engine Optimization que, em tradução livre, significa ‎otimização do mecanismo de busca‎, ou seja, é essa a prática que ajuda seu site estar em uma boa posição nas páginas de buscas.

Portanto, é essencial que a plataforma desejada tenha esse recurso de otimização direto. 

Checkout otimizado

Normalmente, uma das fases mais complicadas da jornada de compra dos clientes é o checkout. Por isso, muitos consumidores acabam abandonando seus carrinhos na fase de finalização da compra.

Os motivos para essa desistência acontecer podem variar muito, mas na maioria dos casos o responsável é o checkout demorado ou parece não ser muito seguro.

Coisas como:

-Campos demais para um cliente preencher;

-Muitas páginas e redirecionamentos;

-Cadastro de cartão desconhecido ou não seguro etc.

Além disso, poucos meios de pagamento disponíveis e custos inesperados também influenciam no abandono de carrinhos.

Isso faz seu cliente pensar demais ou não sentir segurança para fazer a compra. Por isso, veja se a plataforma oferece uma finalização de compra segura, otimizada, simples e com checkout transparente.

Como escolher a melhor plataforma para seu e-commerce

Acredito que até aqui já é possível você ver os pontos que considera importantes para o seu negócio. São esses pontos que vão te guiar a escolher a melhor opção de plataforma para o seu e-commerce.

Mas, para além das ferramentas disponíveis na plataforma, é necessário que você entenda seus requisitos de negócio e se eles serão ou não atendidos pela plataforma.

Vamos falar sobre alguns deles. 

Plano de negócio

Qual o seu plano de negócio no curto, médio e longo prazo?

Sem dúvida, a melhor opção hoje pode não ser a melhor no futuro e vice-versa. Por isso, analisar esses pontos é importante para você escolher um modelo de plataforma que atenda a todas as suas necessidades e acompanhe o crescimento da sua operação.

Então, entra nessa mesma linha as suas prioridades de gastos, benefícios que você deseja, quais as desvantagens você está disposto a ter etc.

Perfil do consumidor

Mais um ponto importante a considerar na escolha do seu e-commerce é o perfil de quem de fato irá comprar nele e isso está diretamente atrelado ao seu tipo de e-commerce.

Portanto, ter claro quem é a sua persona já é meio caminho andado nessa decisão, pois conhecendo o seu consumidor você entende o que é importante para ele na jornada de compra. Assim, você cria e personaliza a sua loja virtual de acordo com a sua empresa e com o seu consumidor.

Investimento

Por fim, um ponto importante para pensar na hora de escolher uma plataforma para seu e-commerce é o investimento x benefícios.

Certamente, se sua empresa não tem tantos recursos para investir em uma plataforma mais robusta, existem plataformas com um custo menor ou até mesmo gratuitas, porém com limitações.

Também é preciso avaliar o quanto você está disposto a investir na plataforma e o quanto isso impacta na parte econômico-financeira do seu e-commerce.

Por fim, escolha a que melhor atenda seus requisitos de negócio, preços, portabilidade e personalização.

Top 5 plataformas de e-commerce Brasil 2021

https://www.gecommerce.com.br/marketing-digital-ecommerce/seo-para-e-commerce/

Atualmente existem algumas plataformas de e-commerce muito recomendadas no mercado, e para te ajudar trouxemos um top 6 das melhores plataformas pagas, que são:

Nuvemshop;

Tray Corp;

WooCommerce;

Shopify;

Magento

Vtex.

Plataformas Gratuitas

Contudo, se você ainda não tem muito capital para investir em uma plataforma paga para o seu e-commerce, também têm plataformas de e-commerce gratuitas. Elas podem te ajudar a começar no digital de forma simples e fácil que são:

OpenCart;

PrestaShop;

Spree E-Commerce;

Zeuscart;

Conclusão

laptop com vários gráficos e tablet com calendário

Resumindo, a escolha da sua plataforma para e-commerce precisa de uma análise global para que seja assertiva. Mas, graças à tecnologia, já temos muitas opções cada vez mais baratas e com soluções cada vez mais modernas para atender às necessidades dos seu e-commerce.

Por isso, uma boa pesquisa é bem importante e, se puder, conte com ajuda de profissionais que entendam desse universo, como uma empresa de gestão de e-commerce. Esse investimento em profissionais pode poupar muitos gastos e dores de cabeça no futuro.

Mas, não é uma regra. No meio digital, as coisas sofrem transformações muito mais rápido do que o normal e uma plataforma que é boa hoje pode não se enquadrar nas suas necessidades no futuro. Então, é importante que você também pesquise o histórico de crescimento da plataforma que você escolher.

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