A logística para e-commerce é a chave para performar bem na sua operação. Ter uma logística ineficiente pode quebrar seu e-commerce.
Escalar os resultados de um e-commerce exige esforço e leva tempo para que consigamos resultados relevantes. No entanto, uma das maiores demandas de informação que acontece, atualmente, é sobre logística para e-commerce.
Há um novo cenário de experiência do cliente no país, as pessoas não querem pagar pelo frete ou devoluções, preferindo receber o pedido o mais rápido possível .
Dessa forma, a logística no e-commerce capacita sua loja virtual a vender mais, uma vez que é um dos meios mais importantes para promover uma boa experiência para o cliente, uma organização interna eficaz e garantir a eficácia dos processos.
Talvez esse seja o calcanhar de Aquiles da maioria dos empresários, é também o seu caso? Se sim, não se preocupe! Acompanhe esse artigo preparado especialmente para que os gargalos de logística do seu e-commerce sejam sanados.
Logística no e-commerce, o que é?
Você já percebeu que a logística é fundamental para o seu e-commerce, mas o que de fato é?
Logística é o processo de armazenamento e envio do produto ao comprador. Ela acontece com um gerenciamento da cadeia de processos, tanto no negócio tradicional, quanto no e-commerce.
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Porém, a logística do e-commerce tende a ser muito mais complexa que nos modelos de negócio tradicionais. Neste último os produtos vendidos são enviados a um depósito e de lá saem para a distribuição ao cliente, que poderá ser pelos correios ou por uma transportadora contratada.
Já no e-commerce, há além do mesmo processo de armazenamento e distribuição, o gerenciamento de estoque, empacotamento, rastreamento, análise da lucratividade das remessas e a escolha de um bom modelo de envio.
Quais processos envolvem a logística para e-commerce?
Quando trabalhamos com e-commerce precisamos estar preparados para a escalabilidade e, para isso, há alguns processos internos que precisam ser devidamente pensados.
A maior vantagem de ter um e-commerce é exatamente a possibilidade de vender em larga escala e, para vender em larga escala é preciso ter um gerenciamento de estoque.
Gestão de estoque
O gerenciamento de estoque é o processo de gestão e monitoramento dos produtos em estoque de uma empresa.
Isso inclui pedidos de produtos, reposição de estoque, armazenamento de estoque, ajuste de frequência, quantidade de pedidos e previsão de estoque para os próximos meses de acordo com a demanda de datas especiais.
Contudo, é comum o gestor de e-commerce cometer dois erros na hora de planejar o estoque:
– estocar uma quantidade exorbitante de mercadorias;
– ter um estoque deficiente das principais mercadorias.
No primeiro caso, quando lidamos com um estoque exagerado de mercadorias, os custos para manter o armazenamento são altos, há risco do produto se corromper no armazenamento e também podemos ter um espaço grande para um só tipo de produto. Em uma outra realidade, seria possível diversificar os produtos da sua loja e ter um estoque equilibrado.
Além disso, o dinheiro do seu e-commerce está parado na mercadoria em estoque.
Já no segundo, sua loja fica com o risco de não atender às demandas dos clientes. Ter produtos indisponíveis com frequência traz prejuízo para a experiência do cliente e acaba por descredibilizar a sua loja virtual.
Sendo assim, a melhor forma de realizar o gerenciamento do seu estoque é utilizar ferramentas de análises como a Curva ABC e automação. Você pode lançar mão de sistemas de gerenciamento e automatização dos processos de logística da sua loja.
O vídeo abaixo explica mais sobre esse ponto:
Gestão de transporte e frete
O cliente opta pela compra no e-commerce exatamente pelas facilidades que esse modelo de loja traz. Sendo assim, uma das facilidades mais notáveis é o conforto de receber seu produto em casa e de forma rápida.
Dessa forma, as expectativas do cliente são altas e crescentes, criadas e recriadas diariamente à medida que eles encontram experiências altamente satisfatórias. A experiência do cliente traz fidelidade para as lojas e uma vez satisfeito com o serviço de entrega, pouco provavelmente ele optará por outra loja.
Lojas como a Amazon condicionaram os clientes a esperar entrega no dia seguinte, ou então na mesma semana. Sendo assim, as expectativas dos clientes não vão diminuir diante dessa realidade, só vão aumentar. Por isso, a velocidade é a nova moeda de competitividade.
Logo, é fundamental conhecer os fornecedores de frete e entrega do mercado, possibilitando escolher aqueles que são mais aderentes para seu produto e que estão em consonância com a expectativa de tempo de entrega dos clientes.
O que você precisa considerar no transporte da sua mercadoria ?
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), quando considerado a armazenagem, o manuseio e o frete/transporte, o último representa 58% dos gastos envolvidos com a logística.
Sendo assim, é um aspecto que precisa ser monitorado com frequência, para que não aconteçam gastos desnecessários ou que mantenha capital parado. Por isso que estratégias de frete grátis devem ser devidamente calculadas.
No Brasil, o Correios e as diversas transportadoras são as opções para a logística no e-commerce.
Segundo a E-commerce Brasil, os Correios ainda possuem muita força no mercado de encomendas no país. “A empresa estatal domina 44% do mercado brasileiro. Sendo a maior operadora de logística, a empresa alcança os 5.570 municípios brasileiros, enquanto os principais concorrentes, juntos, atuam em pouco mais de 600 cidades”.
É bastante comum também que para mercadorias de maior peso, as lojas virtuais optem pela transportadora. Uma vez que, os Correios são vantajosos para a maioria das mercadorias, mas não aquelas que são de alto peso. Já que a empresa cobra taxas a mais para mercadorias conforme o peso aumente.
Por isso, estão à frente as lojas virtuais que optam pelo modelo híbrido de frete, ou seja, aquelas em que dispõe de integrações com diversas transportadoras e permitem que o cliente escolha o melhor preço e prazo.
Além disso, existem várias maneiras de subsidiar ou dividir o frete com o cliente, de maneira que seja vantajoso para ambos os lados.
O que não fazer ?
Com as pressões para conseguir atingir uma boa experiência do cliente, lojas virtuais escolhem ser táticas, ou seja, promovem ações que aumentam a produtividade na etapa do armazenamento, e aumentam o número de estoque e pontos de distribuição.
Também é importante ser estratégico e optar por ferramentas tecnológicas que atendam a sua realidade, reduzindo gastos e aumentando o lucro, produtividade e otimizando tarefas.
Dessa forma, a nova dinâmica de gestão de frete e envio de encomendas rejeita a velha “regra de ouro”: ter planilhas e guias de roteamento. Porém, a cadeia de suprimentos está sujeita a inúmeras variáveis, principalmente quando se trata de grandes volumes.
Portanto, uma simples planilha ou guia de roteamento não é suficiente para otimizar o seu desempenho.
Um Sistema de Gerenciamento de Transporte para remessa de encomendas permite que a sua loja virtual transforme os processos de remessa do e-commerce, otimizando, conectando e adaptando a maneira como as equipes de transporte trabalham para que os volumes de remessa.
Sendo assim, ter um sistema de gerenciamento de transporte pode resolver muitos problemas. Ele vai te ajudar a planejar, executar e otimizar a movimentação física de mercadorias. Você terá um panorama das entradas e saídas, com a documentação adequada, e o controle das remessas.
Qual a importância da logística para e-commerce
As empresas de pequeno porte seguem um processo logístico simples. O processo geralmente começa com um cliente solicitando um produto em sua loja online e prossegue com um software de inventário que aciona a transação. É cada vez mais importante ter um software de gerenciamento de estoque integrado instalado em seu site de e-commerce para que o processo logístico seja tranquilo.
A logística é a espinha dorsal do e-commerce, uma vez que, a maior expectativa do cliente, ou seja, o motivo pelo qual ele deixa de comprar em uma loja física é o fato de confortavelmente e sem muito esforço ele poder receber seu produto em casa.
Por isso, a logística para e-commerce possui a capacidade de fazer com que você venda cada vez mais, uma vez que dá a possibilidade de uma escalabilidade cada vez maior.
E, ainda, possibilita que os seus processos internos estejam bem alinhados, favorecendo a produtividade e diminuindo as chances de erros.
Como a logística interfere nas vendas e experiência do cliente no e-commerce
Pense que quando um mesmo produto é oferecido por diferentes com o mesmo preço, os consumidores podem escolher onde comprar o item, com base no frete.
E, quando falamos do frete não estamos falando apenas do valor dele, mas também do tempo de entrega, onde está inserido o tempo de separação e preparação do produto para envio. Esses pontos precisam de atenção tanto quanto os outros.
Sendo assim, a logística configura um setor do seu e-commerce que merece intensa atenção, uma vez que muitas lojas virtuais estão dando cada vez mais atenção à ele e sair na frente com soluções traz para a sua loja uma vantagem frente a concorrência.
Logística reversa
Atualmente, tem sido um fator preponderante na escolha do cliente quando existe um bom gerenciamento da logística reversa. Isso porque o cliente se sente seguro em poder devolver uma mercadoria que veio errada ou defeituosa, traz tranquilidade e confiabilidade do cliente para com sua loja virtual.
O processo de devolução é relativamente demorado e trabalhoso e resulta em altos custos de transporte de retorno, o que prejudica ainda mais suas margens de lucro.
Sendo assim, o ideal é reduzir o número de pedidos com devolução para aumentar a lucratividade. Logo, seu objetivo deve ser prevenir as devoluções evitáveis.
Porém, é extremamente importante que a a troca ou devolução não seja desestimulada no seu e-commerce. Por isso, é importante manter a previsibilidade de que elas irão acontecer, projetar os valores que poderão ser gastos e auxiliar o cliente o quanto for possível no processo.
Contudo, uma das possíveis soluções é descobrir qual é o motivo mais frequente para devoluções da sua loja virtual. Você pode descobrir isso através de:
-pesquisas;
-avaliações na internet;
-feedback do produto;
-analisando os dados internos das últimas devoluções.
Com esses dados será possível arquitetar um planejamento estratégico para diminuir o volume de devoluções.
KPIs para medir o desempenho da sua logística
Primeiramente, os KPIs ou indicadores chave de desempenho são valores mensuráveis que mostram a eficácia com que uma empresa está alcançando os principais objetivos e atingindo suas metas. Neste caso, podemos contar com os KPIs de logística.
Sendo assim, KPIs de logística permitirão que você analise as ações postas em prática para melhorar, se necessário, seus processos logísticos. Mais que ter uma boa estratégia de logística é necessário mensurar o quanto essa estratégia tem te atendido.
Você pode contar com KPIs específicos para a logística como o KPIs de estoque.
Eles permitirão que você faça previsões para gerenciar o volume de abastecimento e estoque da cadeia de abastecimento e são um elemento central da medição do desempenho da função logística, pois vão determinar as compras de acordo com as necessidades do setor comercial.
Além disso, tão ou mais importante para sanar problemas de logística é usar KPIs para mensurar o transporte, como o custo de transporte de mercadorias na venda; a taxa de preenchimento da frota; consumo de combustível e outros. Os KPIs de transporte logístico são decisivos, pois permitem controlar os seus prazos de forma a transmitir informações precisas aos seus clientes.
Logística para e-commerce: indispensável
A princípio, a logística para e-commerce pode parecer complexa, principalmente devido a este ser um novo cenário em que os empresários estão lidando. Todo novo assusta, no entanto, com as informações corretas será possível realizar a melhor tomada de decisão.
Por fim, a sua tomada de decisão deve incluir uma boa análise da atual situação do seu e-commerce, avaliar e projetar quais as suas metas e com a ajuda do KPIs mensurar onde estão para projetar para onde irão.
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