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Gestão financeira no e-commerce: entenda como realizá-la e parar de perder dinheiro na sua operação

A gestão financeira no e-commerce é  um dos pilares que sustentam o sucesso de uma operação, acompanhada de organização, pensamento analítico e muita prudência.

Já parou para pensar se a saúde financeira do seu e-commerce está realmente estável?

Esta é uma precaução óbvia, mas que em muitos casos, acaba sendo deixada de lado ou não é bem executada. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como estabelecer uma gestão financeira inteligente em sua operação.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira envolve planejamento, metodologias e ações aplicadas, voltadas para o gerenciamento dos valores monetários que entram e saem de um negócio.

E assim como acontece nos projetos de lojas físicas, ainda que as técnicas possam ser diferentes, dentro do mundo digital o financeiro precisa estar devidamente alinhado com as despesas, metas e preparado para encarar os desafios do cotidiano.

Dessa forma, cuidar dos recursos econômicos, é tão fundamental quanto estudar o mercado e saber se posicionar dentre os concorrentes. Por isso, compreenda que os e-commerces que negligenciam esta área, podem se perder no caminho.

Caso a sua intenção seja crescer cada vez mais, tenha em mente que a evolução é o um resultado de conhecimento, gestão e sabedoria para administrar assertivamente os lucros, as despesas e os custos.

A importância da gestão financeira no seu e-commerce

É natural que em todo início, os idealizadores voltem todo o seu foco na elaboração de um Plano de Negócios perfeito, tirando do papel cada detalhe do que gostariam de construir com sua marca.

Mas para que tudo flua de acordo com o planejado e de maneira segura, é extremamente importante que a parte financeira seja levada a sério e analisada com calma. Afinal, não se trata de apenas vender, mas sim de saber gerir todo o processo.

Para fins de avaliação do progresso, tudo o que entra precisa ser contabilizado. Da mesma forma que o conhecimento do que sai também é imprescindível, pois é algo que coloca em xeque as necessidades e possibilidades do e-commerce de crescer.

Quando a gestão financeira é negligenciada, facilmente o controle sobre valores disponíveis em estoque, necessidade de vendas, lucro e vários outros fatores se perdem e, dificilmente, essas operações conseguem retomar à estaca zero. Não à toa, muitas operações acabam encerrando suas atividades precocemente.

Ademais, estar atento à gestão financeira no seu e-commerce cotidianamente e com atenção te permite alcançar alguns benefícios, tais como:

-Investimentos mais certeiros;

-Otimização do fluxo de caixa;

-Controle de despesas fixas e previsibilidade das variáveis;

-Melhores oportunidades de negociação com fornecedores;

-Maior segurança no presente e para o futuro próximo;

-Contas pagas em dia;

-Manutenção de patrimônio a longo prazo;

-Altas chances de crescimento exponencial em pouco tempo;

-e etc.

Portanto, lembre-se de que para garantir um futuro promissor, primeiramente é preciso olhar para o presente. Logo, não atropelar as etapas da gestão e acompanhar sempre seus números e resultados, com o auxílio dos indicadores, pode contribuir bastante para o sucesso do seu negócio.

Principais indicadores para uma gestão financeira no e-commerce de excelência

Para realizar uma gestão financeira condizente com o momento atual da sua operação e que te possibilite alcançar as metas de crescimento e lucratividade, é necessário estabelecer um método e ter um processo de melhoria contínua.

Dentro desse cenário, é importante que você conheça os principais indicadores que vão contribuir para que seja feita uma gestão financeira adequada. 

Confira alguns deles abaixo:

Taxa de Conversão

A taxa de conversão indica o envolvimento do visitante na sua loja virtual e com os seus produtos, mostrando se eles são atrativos e levam às vendas. Logo, nos dá a possibilidade de entender o caminho do consumidor e alterar estratégias de atração, para driblar as desistências e abandonos de carrinhos.

Até porque, quanto mais usuários abandonarem o seu site, menor é a sua receita no final de cada mês. Infelizmente, de nada adianta uma boa Gestão de Tráfego, um bom Marketing, se a conversão não acontecer, por gargalos operacionais.

Portanto, acompanhe com frequência a sua taxa de conversão em vendas e esteja  sempre atento às dificuldades que o seu cliente possa ter que dificultam o engajamento e a compra.

Chargeback

O Chargeback é a contestação do cliente junto à operadora do cartão de crédito, onde o titular pode alegar que uma determinada compra não foi feita por ele e solicitar o estorno

Ou então, porque algo não saiu como o esperado e o consumidor pede a devolução.

Os motivos são os mais variados para que isso ocorra, porém independentemente deles, sabemos que isso pode acabar gerando um prejuízo financeiro ao e-commerce.

Por isso, implemente ações que evitem este tipo de acontecimento, investindo na segurança do seu sistema de pagamentos, oferecendo uma experiência de compras que diminua as taxas de devoluções e não levem ao cancelamento de compras.

Ticket Médio

Qual o valor médio que as pessoas costumam gastar quando compram do seu e-commerce? Se ainda não possui este conhecimento, está mais do que na hora de obtê-lo.

O ticket médio é um dos indicadores que demonstram o quanto seus clientes estão deixando em sua loja virtual. Essa conta é realizada somando todas as vendas feitas em um período, dividindo-as pelo número de clientes, assim conseguimos encontrar o valor deste indicador. 

Acompanhar o ticket médio é importante para saber se a operação está, de fato, aderente ao público que pretende atingir, se está conseguindo crescer e para estabelecer planos e metas para conseguir elevar o valor dele. Isso porque, com um menor número de vendas, mas maior valor delas, o lucro é conseguido de maneira mais fácil.  

LTV

O lifetime value pode ser analisado juntamente ao ticket médio, trazendo informações sobre o tempo de vida útil do cliente: quanto de valor ele gera, enquanto segue comprando da sua operação.

Você deve avaliar se seu LTV é bom o suficiente, considerando a experiência de compra propiciada aos seus consumidores. Nesse caso, quanto melhor o atendimento, maiores são as chances de que o indivíduo volte para o seu e-commerce.

Consequentemente, sua receita aumenta e os custos com o CAC podem diminuir ao longo do tempo.

Em alguns segmentos de e-commerce, as contas podem não fechar no mesmo mês, então, ter o foco na fidelização de clientes e mantê-los comprando por mais tempo e mais vezes ao longo do ano é o que mantém a receita e lucratividade da operação.

Portanto, esse é um ótimo indicador para acompanhar a saúde financeira da sua operação.

CAC

Já o CAC, trata sobre os custos envolvidos na aquisição de novos clientes. Serve para analisar se os valores investidos na atração de leads, foram inferiores, suficientes ou extras.

Acompanhar esse indicador auxilia a entender se os canais de mídia utilizados estão sendo os corretos, se existem melhorias que podem ser feitas, se o LTV precisa ser aumentado e em quanto e várias outras questões.

Entender o investimento em atração de clientes é fundamental, uma vez que quanto mais barato for o processo de levar clientes à sua loja virtual, maior será a lucratividade.

Além disso, o CAC influencia diretamente nos planejamentos de investimento, pois através destas avaliações, é perfeitamente possível saber qual rumo tomar com auxílio da Gestão Financeira do seu e-commerce.

ROI

O ROI é um indicador de retorno, o que quer dizer que ele traz respostas claras sobre a efetividade das ações de marketing implementadas.

Você gostaria de saber se os investimentos estão sendo efetivos e gerando vendas? Utilize o ROI para calcular. Ele indicará qual está sendo o retorno financeiro para cada R$1 investido, por exemplo.

Acompanhar esse indicador é importante para sua operação, contudo, não deve se restringir somente a ele, permitindo uma gestão financeira mais ampla  no seu e-commerce. 

EBITDA

Se quer saber o quanto de receita final seu e-commerce foi capaz de gerar no caixa do mês, mesmo após custear com todas as despesas fixas e variáveis, podemos utilizar os cálculos do EBITDA.

A tradução, a grosso modo da sigla, é lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, então entende- se que é basicamente a subtração dos custos no faturamento vigente.

Com esta informação, obtemos um panorama geral do financeiro do e-commerce em questão. Pois assim, se tornam facilmente visíveis as possíveis mudanças necessárias para que haja um aumento no lucro.

Margem de Contribuição

É ela que dita o que sobra do faturamento do seu e-commerce com relação à receita bruta. Isto, somente após a dedução dos percentuais de custos e despesas variáveis.

Podemos entender então, que quanto menor for a sua margem de contribuição, um volume maior de faturamento deverá ser gerado, pois só assim é que um lucro realmente rentável acontece.

Mais uma vez, é um outro grande aliado para a gestão financeira do seu e-commerce, já que gira em torno do que pode ser implementado para a ampliação da receita final.

Como manter a gestão financeira do seu e-commerce de maneira saudável?

Ao falarmos de e-commerce, precisamos dizer claramente que é impossível ter um operação que consiga alavancar seus resultados e crescer sem a presença de uma gestão financeira presente. 

Afinal, todas as transações envolvem dinheiro, e caso você não acompanhe exatamente para onde ele está indo, os riscos de se perder no caminho são bastante altos. 

Então, como já vimos quais são os indicadores que se destacam quando falamos de gestão financeira, vamos entender estratégias e ações para manter a sua gestão saudável.

 Acompanhe seus indicadores

Sabemos que é um trabalho árduo e extremamente detalhista. Porém, deixar de lado os resultados obtidos com seus indicadores, seria o mesmo que abandonar a gestão do seu e-commerce.

Por isso, esteja sempre atento a eles e realizando diferentes análises, afinal, qualquer descuido relacionado a eles podem levar a estagnação no seu crescimento ou perda de dinheiro sem que você perceba. 

Contudo, é importante estar atento à escolha de cada um deles, para que não se perca tempo com indicadores de vaidade ou esqueça de algum que é de suma importância. 

Acompanhe os custos fixos e variáveis

Realizar a gestão financeira de uma operação de e-commerce exige comprometimento. Sendo assim, trabalhe a fim de elencar quais são, exatamente, os custos fixos e variáveis na sua DRE.

Isso porque, ter conhecimento e segurança de seus custos é indispensável para compreender o volume de vendas necessário para ultrapassar seus pontos de equilíbrio. 

Além disso, quanto mais conhecimento sobre as suas despesas, melhor será suas contas com indicadores, previsões, precificação, entendimento sobre reposição de produtos e vários outros fatores. 

Faça gestão de estoque

Estoque parado, é capital sem giro. Estoque vazio, é significado de lucro zero. Logo, quanto mais assertiva for a gestão do seu estoque, melhor será para a gestão financeira do seu e-commerce.

Portanto, realizar um acompanhamento individual por SKU, compreendendo sua demanda, preço de venda, e margem de contribuição é indispensável para que você consiga obter lucro a partir da venda deles. 

Acompanhe de perto as preferências dos seus clientes, as tendências de mercado, datas comemorativas e calcule rigorosamente quando realizar a expedição de novos pedidos para seus fornecedores.

Invista na precificação correta

Tome muito cuidado para não levar prejuízo nas vendas, colocando um preço bem abaixo do mercado. Embora os clientes amem cupons de descontos,frete grátis e descontos, conheça o momento correto de aplicar essas estratégias.

Ademais, precifique de maneira correta, levando em consideração os seus custos fixos, lucro desejado, custo do produto. Esteja atento à utilização do markup, uma vez que ele é uma estratégia comumente utilizada de maneira errada e leva a prejuízos. 

Quando pensamos em precificação, também devemos lembrar de aprender a negociar com fornecedores,  de maneira que você consiga preços interessantes que podem ser repassados para os clientes em formato de descontos sem atrapalhar sua margem de lucro. 

Fundo de reserva

Ter um fundo de reserva é extremamente importante para a gestão financeira dos e-commerces, principalmente as que estão iniciando suas operações por agora. 

E isso se deve ao fato de que ainda não tem-se uma previsibilidade sobre as vendas e durante algum tempo será necessário injetar capital na operação para que ela comece a se pagar e alcance o payback. 

Logo, essa conta precisa ser feita antes mesmo de iniciar a operação. 

Além disso, para as operações que estão no mercado há bastante tempo, manter dinheiro em caixa permite que os donos e gestores tenham mais segurança para realizar os investimentos necessários para alavancar o negócio. 

Faça a projeção de cenários de custos e lucros

Olhar para o futuro também é importante, então com base em seus indicadores e nas informações disponíveis, faça a projeção do que virá nos meses seguintes, investindo em planejamentos estratégicos muito bem estruturados.

Apoie-se em metas reais, lógicas e atingíveis e, em conjunto, analise os riscos que possam atrapalhar o andamento das ações implementadas e se proteja deles. 

Ademais, esteja sempre atento aos momentos de promoções, como Black Friday, Dia das Mães e outras datas comemorativas onde a presença de descontos são quase imperativos. 

Junto com sua equipe, realize a projeção de investimentos em mídia, lucro desejado, quantidade de produtos, vendas necessárias, possível faturamento e outras contas que te mostrem os cenários positivos e negativos de participar da promoção. 

Quando pensamos nas PME’s, temos que ter consciência de que temos uma limitação financeira e que, por vezes, pode ser financeiramente prudente optar por não oferecer uma promoção agora, mas ter caixa disponível para participar de uma próxima. 

Gestão financeira no e-commerce, já começou a fazer a sua?

Assim como qualquer ação que te direcione para um negócio de sucesso, realizar a gestão financeira do seu e-commerce, não será algo simples ou fácil de se fazer. 

Contudo, é por meio dela que você conseguirá visualizar e perceber o crescimento da sua operação ao longo do tempo, vendo que os esforços realizados estão surtindo efeitos. 

Afinal, no cenário atual são poucas as operações que conseguem se sustentar, sem uma análise rígida de cada etapa do planejamento financeiro e estratégico da operação. 

Portanto, se você deseja ter um e-commerce de sucesso, conheça bem todos os setores que o compõem e invista sua atenção igualmente em cada um deles, para que possam se desenvolver e levar seu negócio ao sucesso. 

Para mais conteúdos incríveis sobre gestão de e-commerce, continue acompanhando a Ge-commerce em todas as redes sociais.

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A gestão financeira no e-commerce é  um dos pilares que sustentam o sucesso de uma operação, acompanhada de organização, pensamento analítico e muita prudência.

Já parou para pensar se a saúde financeira do seu e-commerce está realmente estável?

Esta é uma precaução óbvia, mas que em muitos casos, acaba sendo deixada de lado ou não é bem executada. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como estabelecer uma gestão financeira inteligente em sua operação.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira envolve planejamento, metodologias e ações aplicadas, voltadas para o gerenciamento dos valores monetários que entram e saem de um negócio.

E assim como acontece nos projetos de lojas físicas, ainda que as técnicas possam ser diferentes, dentro do mundo digital o financeiro precisa estar devidamente alinhado com as despesas, metas e preparado para encarar os desafios do cotidiano.

Dessa forma, cuidar dos recursos econômicos, é tão fundamental quanto estudar o mercado e saber se posicionar dentre os concorrentes. Por isso, compreenda que os e-commerces que negligenciam esta área, podem se perder no caminho.

Caso a sua intenção seja crescer cada vez mais, tenha em mente que a evolução é o um resultado de conhecimento, gestão e sabedoria para administrar assertivamente os lucros, as despesas e os custos.

A importância da gestão financeira no seu e-commerce

É natural que em todo início, os idealizadores voltem todo o seu foco na elaboração de um Plano de Negócios perfeito, tirando do papel cada detalhe do que gostariam de construir com sua marca.

Mas para que tudo flua de acordo com o planejado e de maneira segura, é extremamente importante que a parte financeira seja levada a sério e analisada com calma. Afinal, não se trata de apenas vender, mas sim de saber gerir todo o processo.

Para fins de avaliação do progresso, tudo o que entra precisa ser contabilizado. Da mesma forma que o conhecimento do que sai também é imprescindível, pois é algo que coloca em xeque as necessidades e possibilidades do e-commerce de crescer.

Quando a gestão financeira é negligenciada, facilmente o controle sobre valores disponíveis em estoque, necessidade de vendas, lucro e vários outros fatores se perdem e, dificilmente, essas operações conseguem retomar à estaca zero. Não à toa, muitas operações acabam encerrando suas atividades precocemente.

Ademais, estar atento à gestão financeira no seu e-commerce cotidianamente e com atenção te permite alcançar alguns benefícios, tais como:

-Investimentos mais certeiros;

-Otimização do fluxo de caixa;

-Controle de despesas fixas e previsibilidade das variáveis;

-Melhores oportunidades de negociação com fornecedores;

-Maior segurança no presente e para o futuro próximo;

-Contas pagas em dia;

-Manutenção de patrimônio a longo prazo;

-Altas chances de crescimento exponencial em pouco tempo;

-e etc.

Portanto, lembre-se de que para garantir um futuro promissor, primeiramente é preciso olhar para o presente. Logo, não atropelar as etapas da gestão e acompanhar sempre seus números e resultados, com o auxílio dos indicadores, pode contribuir bastante para o sucesso do seu negócio.

Principais indicadores para uma gestão financeira no e-commerce de excelência

Para realizar uma gestão financeira condizente com o momento atual da sua operação e que te possibilite alcançar as metas de crescimento e lucratividade, é necessário estabelecer um método e ter um processo de melhoria contínua.

Dentro desse cenário, é importante que você conheça os principais indicadores que vão contribuir para que seja feita uma gestão financeira adequada. 

Confira alguns deles abaixo:

Taxa de Conversão

A taxa de conversão indica o envolvimento do visitante na sua loja virtual e com os seus produtos, mostrando se eles são atrativos e levam às vendas. Logo, nos dá a possibilidade de entender o caminho do consumidor e alterar estratégias de atração, para driblar as desistências e abandonos de carrinhos.

Até porque, quanto mais usuários abandonarem o seu site, menor é a sua receita no final de cada mês. Infelizmente, de nada adianta uma boa Gestão de Tráfego, um bom Marketing, se a conversão não acontecer, por gargalos operacionais.

Portanto, acompanhe com frequência a sua taxa de conversão em vendas e esteja  sempre atento às dificuldades que o seu cliente possa ter que dificultam o engajamento e a compra.

Chargeback

O Chargeback é a contestação do cliente junto à operadora do cartão de crédito, onde o titular pode alegar que uma determinada compra não foi feita por ele e solicitar o estorno

Ou então, porque algo não saiu como o esperado e o consumidor pede a devolução.

Os motivos são os mais variados para que isso ocorra, porém independentemente deles, sabemos que isso pode acabar gerando um prejuízo financeiro ao e-commerce.

Por isso, implemente ações que evitem este tipo de acontecimento, investindo na segurança do seu sistema de pagamentos, oferecendo uma experiência de compras que diminua as taxas de devoluções e não levem ao cancelamento de compras.

Ticket Médio

Qual o valor médio que as pessoas costumam gastar quando compram do seu e-commerce? Se ainda não possui este conhecimento, está mais do que na hora de obtê-lo.

O ticket médio é um dos indicadores que demonstram o quanto seus clientes estão deixando em sua loja virtual. Essa conta é realizada somando todas as vendas feitas em um período, dividindo-as pelo número de clientes, assim conseguimos encontrar o valor deste indicador. 

Acompanhar o ticket médio é importante para saber se a operação está, de fato, aderente ao público que pretende atingir, se está conseguindo crescer e para estabelecer planos e metas para conseguir elevar o valor dele. Isso porque, com um menor número de vendas, mas maior valor delas, o lucro é conseguido de maneira mais fácil.  

LTV

O lifetime value pode ser analisado juntamente ao ticket médio, trazendo informações sobre o tempo de vida útil do cliente: quanto de valor ele gera, enquanto segue comprando da sua operação.

Você deve avaliar se seu LTV é bom o suficiente, considerando a experiência de compra propiciada aos seus consumidores. Nesse caso, quanto melhor o atendimento, maiores são as chances de que o indivíduo volte para o seu e-commerce.

Consequentemente, sua receita aumenta e os custos com o CAC podem diminuir ao longo do tempo.

Em alguns segmentos de e-commerce, as contas podem não fechar no mesmo mês, então, ter o foco na fidelização de clientes e mantê-los comprando por mais tempo e mais vezes ao longo do ano é o que mantém a receita e lucratividade da operação.

Portanto, esse é um ótimo indicador para acompanhar a saúde financeira da sua operação.

CAC

Já o CAC, trata sobre os custos envolvidos na aquisição de novos clientes. Serve para analisar se os valores investidos na atração de leads, foram inferiores, suficientes ou extras.

Acompanhar esse indicador auxilia a entender se os canais de mídia utilizados estão sendo os corretos, se existem melhorias que podem ser feitas, se o LTV precisa ser aumentado e em quanto e várias outras questões.

Entender o investimento em atração de clientes é fundamental, uma vez que quanto mais barato for o processo de levar clientes à sua loja virtual, maior será a lucratividade.

Além disso, o CAC influencia diretamente nos planejamentos de investimento, pois através destas avaliações, é perfeitamente possível saber qual rumo tomar com auxílio da Gestão Financeira do seu e-commerce.

ROI

O ROI é um indicador de retorno, o que quer dizer que ele traz respostas claras sobre a efetividade das ações de marketing implementadas.

Você gostaria de saber se os investimentos estão sendo efetivos e gerando vendas? Utilize o ROI para calcular. Ele indicará qual está sendo o retorno financeiro para cada R$1 investido, por exemplo.

Acompanhar esse indicador é importante para sua operação, contudo, não deve se restringir somente a ele, permitindo uma gestão financeira mais ampla  no seu e-commerce. 

EBITDA

Se quer saber o quanto de receita final seu e-commerce foi capaz de gerar no caixa do mês, mesmo após custear com todas as despesas fixas e variáveis, podemos utilizar os cálculos do EBITDA.

A tradução, a grosso modo da sigla, é lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, então entende- se que é basicamente a subtração dos custos no faturamento vigente.

Com esta informação, obtemos um panorama geral do financeiro do e-commerce em questão. Pois assim, se tornam facilmente visíveis as possíveis mudanças necessárias para que haja um aumento no lucro.

Margem de Contribuição

É ela que dita o que sobra do faturamento do seu e-commerce com relação à receita bruta. Isto, somente após a dedução dos percentuais de custos e despesas variáveis.

Podemos entender então, que quanto menor for a sua margem de contribuição, um volume maior de faturamento deverá ser gerado, pois só assim é que um lucro realmente rentável acontece.

Mais uma vez, é um outro grande aliado para a gestão financeira do seu e-commerce, já que gira em torno do que pode ser implementado para a ampliação da receita final.

Como manter a gestão financeira do seu e-commerce de maneira saudável?

Ao falarmos de e-commerce, precisamos dizer claramente que é impossível ter um operação que consiga alavancar seus resultados e crescer sem a presença de uma gestão financeira presente. 

Afinal, todas as transações envolvem dinheiro, e caso você não acompanhe exatamente para onde ele está indo, os riscos de se perder no caminho são bastante altos. 

Então, como já vimos quais são os indicadores que se destacam quando falamos de gestão financeira, vamos entender estratégias e ações para manter a sua gestão saudável.

 Acompanhe seus indicadores

Sabemos que é um trabalho árduo e extremamente detalhista. Porém, deixar de lado os resultados obtidos com seus indicadores, seria o mesmo que abandonar a gestão do seu e-commerce.

Por isso, esteja sempre atento a eles e realizando diferentes análises, afinal, qualquer descuido relacionado a eles podem levar a estagnação no seu crescimento ou perda de dinheiro sem que você perceba. 

Contudo, é importante estar atento à escolha de cada um deles, para que não se perca tempo com indicadores de vaidade ou esqueça de algum que é de suma importância. 

Acompanhe os custos fixos e variáveis

Realizar a gestão financeira de uma operação de e-commerce exige comprometimento. Sendo assim, trabalhe a fim de elencar quais são, exatamente, os custos fixos e variáveis na sua DRE.

Isso porque, ter conhecimento e segurança de seus custos é indispensável para compreender o volume de vendas necessário para ultrapassar seus pontos de equilíbrio. 

Além disso, quanto mais conhecimento sobre as suas despesas, melhor será suas contas com indicadores, previsões, precificação, entendimento sobre reposição de produtos e vários outros fatores. 

Faça gestão de estoque

Estoque parado, é capital sem giro. Estoque vazio, é significado de lucro zero. Logo, quanto mais assertiva for a gestão do seu estoque, melhor será para a gestão financeira do seu e-commerce.

Portanto, realizar um acompanhamento individual por SKU, compreendendo sua demanda, preço de venda, e margem de contribuição é indispensável para que você consiga obter lucro a partir da venda deles. 

Acompanhe de perto as preferências dos seus clientes, as tendências de mercado, datas comemorativas e calcule rigorosamente quando realizar a expedição de novos pedidos para seus fornecedores.

Invista na precificação correta

Tome muito cuidado para não levar prejuízo nas vendas, colocando um preço bem abaixo do mercado. Embora os clientes amem cupons de descontos,frete grátis e descontos, conheça o momento correto de aplicar essas estratégias.

Ademais, precifique de maneira correta, levando em consideração os seus custos fixos, lucro desejado, custo do produto. Esteja atento à utilização do markup, uma vez que ele é uma estratégia comumente utilizada de maneira errada e leva a prejuízos. 

Quando pensamos em precificação, também devemos lembrar de aprender a negociar com fornecedores,  de maneira que você consiga preços interessantes que podem ser repassados para os clientes em formato de descontos sem atrapalhar sua margem de lucro. 

Fundo de reserva

Ter um fundo de reserva é extremamente importante para a gestão financeira dos e-commerces, principalmente as que estão iniciando suas operações por agora. 

E isso se deve ao fato de que ainda não tem-se uma previsibilidade sobre as vendas e durante algum tempo será necessário injetar capital na operação para que ela comece a se pagar e alcance o payback. 

Logo, essa conta precisa ser feita antes mesmo de iniciar a operação. 

Além disso, para as operações que estão no mercado há bastante tempo, manter dinheiro em caixa permite que os donos e gestores tenham mais segurança para realizar os investimentos necessários para alavancar o negócio. 

Faça a projeção de cenários de custos e lucros

Olhar para o futuro também é importante, então com base em seus indicadores e nas informações disponíveis, faça a projeção do que virá nos meses seguintes, investindo em planejamentos estratégicos muito bem estruturados.

Apoie-se em metas reais, lógicas e atingíveis e, em conjunto, analise os riscos que possam atrapalhar o andamento das ações implementadas e se proteja deles. 

Ademais, esteja sempre atento aos momentos de promoções, como Black Friday, Dia das Mães e outras datas comemorativas onde a presença de descontos são quase imperativos. 

Junto com sua equipe, realize a projeção de investimentos em mídia, lucro desejado, quantidade de produtos, vendas necessárias, possível faturamento e outras contas que te mostrem os cenários positivos e negativos de participar da promoção. 

Quando pensamos nas PME’s, temos que ter consciência de que temos uma limitação financeira e que, por vezes, pode ser financeiramente prudente optar por não oferecer uma promoção agora, mas ter caixa disponível para participar de uma próxima. 

Gestão financeira no e-commerce, já começou a fazer a sua?

Assim como qualquer ação que te direcione para um negócio de sucesso, realizar a gestão financeira do seu e-commerce, não será algo simples ou fácil de se fazer. 

Contudo, é por meio dela que você conseguirá visualizar e perceber o crescimento da sua operação ao longo do tempo, vendo que os esforços realizados estão surtindo efeitos. 

Afinal, no cenário atual são poucas as operações que conseguem se sustentar, sem uma análise rígida de cada etapa do planejamento financeiro e estratégico da operação. 

Portanto, se você deseja ter um e-commerce de sucesso, conheça bem todos os setores que o compõem e invista sua atenção igualmente em cada um deles, para que possam se desenvolver e levar seu negócio ao sucesso. 

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