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Tendências de mercado: perspectivas para o e-commerce em 2024!

Saiba o que o futuro reserva para o mundo do e-commerce em 2024. Leia o artigo, descubra as principais tendências de mercado e prepare-se para o sucesso.
tendências de mercado

Já percebeu como comprar pela internet se tornou super normal? Aquela facilidade de fazer compras sem sair de casa e pagar de um jeito seguro é incrível, não é mesmo? Essa revolução digital está mudando tudo e trazendo cada vez mais tendências de mercado.

Ao longo dos anos, o e-commerce cresceu muito e continua surpreendendo. Agora, queremos te levar para o futuro, para descobrir o que vem por aí em 2024. Vamos explorar juntos as novidades que vão transformar ainda mais a nossa forma de comprar online. Está pronto para descobrir? Então, embarque com a gente e decole o seu e-commerce em 2024! 🚀

Quais são as mudanças comportamentais dos consumidores que devemos esperar?

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Antes de mais nada, precisamos entender quais são as perspectivas para o comportamento dos consumidores em 2024. Para isso, trouxemos uma pesquisa, feita pela WGSN, uma empresa que prevê as tendências de mercado através de dados analíticos. 

No estudo, foram destacados 4 perfis de consumidores para 2024, vamos conhecer juntos? 

1- Reguladores

Em primeiro lugar, os reguladores, pertencentes à Geração X (na casa dos 40 aos 50 anos), buscam o controle em suas vidas. Com a maturidade, tornam-se líderes e pais, valorizando a previsibilidade para enfrentar incertezas. Agora no comando, buscam estabilidade, indo contra caos e disrupção.

O mundo tecnológico está em constante evolução, para se ter uma ideia, 90% dos dados que estão na internet, hoje, foram colocados nos últimos 2 anos. A pandemia tem uma grande parcela de culpa sobre as mudanças se tornarem tão frequentes na vida de todas as pessoas. 

Um estudo da Gartner revelou que após a pandemia a capacidade dos trabalhadores em lidar com mudanças é 50% menor do que antes do período pandêmico. Além disso, o mesmo estudo apontou que as pessoas têm dificuldades de lidar com mudanças menores do cotidiano, pois perdem o controle ao processar uma solução. 

Por isso, para os reguladores, a pesquisa feita pela WGSN diz que em 2024, é importante apostar em “click-and-collect”, uma modalidade nova do omnichannel, onde as pessoas começam a comprar por um meio e finalizam seus pedidos por outros. Isso porque, a agilidade e a praticidade serão os motivadores. 

Além disso, sabemos que a Geração X ainda tem muitas dificuldades para pesquisar produtos e serviços, por isso, outra tendência que crescerá em 2024 é a “home commerce” ou compra por voz. Ou seja, será possível perguntar sobre um ítem da televisão e recebê-lo no mesmo dia em sua casa. 

Ademais, a pandemia com certeza mudou os hábitos de consumo dos indivíduos e hoje podemos entender o mundo do e-commerce como “antes da pandemia” ou “depois da pandemia”. 

2- Conectores

A princípio, os conectores representam melhor a geração Z, os “inimigos da pressa”, mas não preguiçosos. Ou seja, esses geralmente não têm filhos, são mais independentes e trocam de emprego facilmente se não se sentirem confortáveis em seu local de trabalho ou por qualquer outro motivo. 

De acordo com a pesquisa realizada pela WGSN, na China, a Geração Z , tem adotado a contramão da cultura da pressa, prezando cada vez mais pela sua saúde mental. Isso é bom para manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Além disso, os conectores preferem um estilo de compra mais compartilhado, como por exemplo, entre 2014 e 2021 houve um aumento de 777% na compra de imóveis de pessoas com sobrenomes distintos.

No estudo, as estratégias de engajamento para os conectores, revelam que investir em transparência é o melhor para o crescimento dos negócios. Ademais, os e-commerces precisam dar atenção aos detalhes, como por exemplo, custo por uso (CPU) e sustentabilidade (para reforçar o compromisso ambiental). 

3- Conectores de memórias

Sem dúvida, os conectores de memórias vivem o presente, pois para eles o passado é estável. Esses consumidores vêm evoluindo muito conforme o tempo, mas novamente, principalmente, na pandemia. 

No período pandêmico, as pessoas sentiram a necessidade de “jogar tudo fora”, isso valeu muito para relacionamentos. No Brasil, foram registrados cerca de 43.859 divórcios, em 2020. Entretanto, essas mesmas pessoas também se livraram de amizades tóxicas, trabalhos que afetam a saúde mental, entre outros. 

Além disso, a definição de família foi modificada, para essa geração, a família é quem cria e não a qual nasceram. Por isso, à medida que os valores à família também vão se modificando, é necessário adaptar os produtos e serviços para esses comportamentos. 

Ainda assim, muitos estão repensando a vida profissional, como por exemplo, em 2024, a tendência é sempre marcar reuniões com objetivos e temas que evitem a remarcação, justamente porque os conectores de memórias não querem “perder tempo”, querem viver o presente. 

Para engajá-los, é muito importante investir em pautas de cuidados, como por exemplo, beleza, alimentação, bebidas, tecnologia e uma abordagem mais inclusiva, que abrace os consumidores. Além disso, os conectores de memórias, vão preferir uma comunicação mais personalizada em 2024.  

4- Neo-sensorialistas

Por fim, mas não menos importante, conhecidos como consumidores híbridos, esses consumidores vivem em dois mundos: o futuro da tecnologia e a realidade. Algumas formas de engajamento para este perfil são oferecer recompensas digitais e criar estratégias para que eles se sintam no melhor dos dois mundos. 

De acordo com a pesquisa, em até 2024, 93% das pessoas vão considerar as criptomoedas, biometrias e formas de pagamento sem contato, como mais práticas e seguras. Além disso, preferem ir a eventos exclusivos da marca e criar experiências memoráveis. 

Agora que você já sabe quais são os possíveis comportamentos dos consumidores para 2024, vamos analisar quais são as perspectivas e tendências de mercado para e-commerce. Vem com a gente!

12 tendências de mercado para alavancar seu e-commerce em 2024

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Em um mundo digital em constante evolução, as tendências de mercado moldam o cenário do e-commerce, oferecendo oportunidades inovadoras e desafios constantes. 

Por isso, à medida que nos aproximamos de 2024, é crucial explorar as tendências que moldarão o futuro do comércio eletrônico. Essas mudanças não apenas impactam a forma como os consumidores fazem compras, mas também oferecem insights valiosos para os empreendedores que buscam alavancar seus negócios online. 

Sendo assim, vamos mergulhar nas expectativas e antecipar as principais tendências que definirão o sucesso do e-commerce em 2024. Vamos lá? 

1- Clubes de assinatura

Em primeiro lugar, os clubes de assinatura continuam a prosperar, oferecendo aos consumidores uma experiência única e personalizada. Empresas que adotam esse modelo fornecem aos clientes uma seleção cuidadosamente curada de produtos regularmente, mantendo a surpresa e a conveniência. 

Além disso, para os e-commerces, a criação de clubes de assinatura pode impulsionar a fidelização, proporcionando uma fonte de receita recorrente.

2- Experiências de compra personalizadas

De fato, a personalização ganha destaque, com e-commerces utilizando dados para oferecer experiências de compra altamente personalizadas. Por exemplo, recomendações de produtos, ofertas exclusivas e interfaces adaptadas ao usuário possuem foco na individualidade, aumentando a satisfação do cliente.

3- Investimento em Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Sem dúvida, o investimento em tecnologias como realidade aumentada e virtual transforma a experiência de compra. Permitindo que os consumidores visualizem produtos virtualmente, essa tendência eleva a confiança na compra online, especialmente em setores como moda e decoração.

Além disso, também permite que os clientes tenham uma experiência de compra imersiva, pois essa tecnologia prevê o consumidor experimentando roupas e móveis virtualmente, além de visualizarem produtos em 3D. 

4- Compras por voz

A ascensão das compras por voz redefine a conveniência. Nesse sentido, e-commerces estão integrando assistentes de voz, facilitando o processo de compra. Além disso, estratégias de SEO voltadas para pesquisas por voz tornam-se essenciais para garantir visibilidade nesse cenário.

5- Formas de pagamento rápidas, seguras e instantâneas

A busca por métodos de pagamento eficientes, seguros e instantâneos cresce. Além disso, o uso crescente de blockchain e criptomoedas oferece uma alternativa descentralizada e segura, expandindo as opções para os consumidores.

Sem dúvida, oferecer formas de pagamento limitadas aos seus consumidores, diminui os riscos de carrinhos abandonados, além de fazer o seu e-commerce sempre estar à frente da concorrência. 

6- Consciência ambiental e social – E-commerces sustentáveis

De fato, e-commerces comprometidos com a sustentabilidade ganham preferência. Isso porque, a consciência ambiental e social influencia as escolhas dos consumidores, impulsionando práticas sustentáveis em embalagens, processos e cadeia de suprimentos.

Além disso, essa habilidade mostra o quanto os e-commerce estão preocupados com os impactos ambientais, é um compromisso. 

7- Social e-commerce

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Sem dúvida, as redes sociais são muito importantes para as tomadas de decisões dos consumidores. Inclusive, grande parte deles compram produtos através dos conteúdos desses canais. 

Por isso, prevê-se que os consumidores realizem compras diretamente por meio de plataformas sociais. A integração de funcionalidades de compra nas redes sociais capitaliza a influência desses canais, permitindo transações instantâneas inspiradas por conteúdos cativantes.

8- Logística otimizada

A otimização logística torna-se crucial, com a implementação de entregas por drones e rotas mais eficientes. Além de proporcionar rapidez, essa abordagem visa reduzir impactos ambientais, alinhando-se à crescente preocupação com a sustentabilidade.

9- Avanço de chatbots e atendimento automatizado

A evolução dos chatbots oferece suporte instantâneo e personalizado aos clientes. A integração de inteligência artificial aprimora o atendimento automatizado, agilizando a resolução de dúvidas e melhorando a experiência do usuário.

Além disso, espera-se em 2024, que inteligências artificiais sejam cada vez mais proativas e solucionem problemas de forma rápida e eficaz. 

10-  Vídeos mais interativos e tutoriais

Vídeos interativos e tutoriais ganham espaço, proporcionando uma abordagem visual envolvente. E-commerces exploram conteúdos mais dinâmicos para apresentar produtos, instruções de uso e contar histórias que cativam o público.

Os consumidores estão gostando cada vez mais de pessoas reais que indicam produtos para problemas reais. Além disso, os influenciadores digitais que também criarem conteúdos nesse formato, obterão sucesso. 

11- Maior expansão global

A expansão global intensifica-se, impulsionada pela acessibilidade digital. E-commerces buscam novos mercados, adaptando-se às nuances culturais e regulatórias para conquistar uma presença global significativa.

12- Omnichannel

Como já falamos anteriormente, a experiência de compra omnichannel evolui, integrando de forma coesa os diversos pontos de contato do consumidor. A convergência entre lojas físicas e virtuais proporciona uma jornada integrada, ampliando as opções e conveniência para os compradores.

Portanto, ao antecipar e incorporar essas tendências, os e-commerces estarão preparados para maximizar oportunidades, atender às expectativas dos consumidores e manter-se na vanguarda do mercado em constante transformação. 

Sendo assim, essas estratégias não apenas respondem às demandas presentes, mas também preparam o terreno para um futuro digital ainda mais dinâmico, em 2024.

Pronto para utilizar as chaves das tendências de mercado em 2024?

Ao incorporar essas tendências de mercado, seu e-commerce não apenas se adapta ao presente, mas molda ativamente o futuro digital. Por isso, esteja pronto para uma jornada de inovação contínua, oferecendo experiências excepcionais, sustentabilidade, eficiência logística e presença global. 

Além disso, o cenário e-commerce de 2024 promete desafios, mas também oportunidades ímpares. Na Ge-commerce, entendemos a complexidade desse ambiente dinâmico. Dessa forma, nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a decolar seu e-commerce para o sucesso no próximo ano. 

Seja explorando estratégias de omnichannel, aprimorando a experiência do usuário ou adotando soluções inovadoras, estamos aqui para impulsionar seu negócio. Entre em contato conosco e esteja à frente das transformações que o futuro reserva para o e-commerce. Estamos comprometidos em fazer do seu sucesso a nossa prioridade.

Saiba como nossos serviços de engenharia e gestão do e-commerce podem ajudar você a alcançar resultados expansivos! Fale com um de nossos especialistas agora mesmo, não perca essa chance!

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