O SKU para e-commerce faz parte de uma série de ferramentas que auxiliam na gestão de estoque da sua operação.
Você já conhece como funciona? Se sim, será que tem aplicado corretamente?
Pois é disso que vamos falar, te explicando o que é, como e porque usar o SKU na sua operação.
Além de mostrar as possíveis melhorias que existem ao optar por utilizá-lo para gerir os produtos da sua loja virtual.
O que é SKU?
O Stock Keeping Unit – ou como é chamado comumente, SKU – pode ter seu significado traduzido simplesmente como a unidade básica de identificação de produtos.
Ou seja, é um sistema de reconhecimento de cada item único dentro de um estoque, através de códigos específicos que podem conter uma média de 8 a 12 dígitos alfanuméricos.
Ele é importantíssimo no fluxo da logística de qualquer e-commerce, já que também proporciona uma organização metódica do que foi adquirido para revenda.
Até aqui você já deve ter entendido o quanto ele contribui para uma gestão eficaz, certo? Pois bem, com uma gestão de estoque alinhada, é possível evitar pecar tanto pelo excesso, quanto pela falta.
O excesso de itens na prateleira é significado de capital sem giro.
Em contrapartida, a falta dos mesmos implica em esforços em vão e na perda vendas.
Se você trabalha com varejo, o SKU para e-commerce é ainda mais imprescindível, devido à variedade de produtos em estoque e à grande demanda por parte dos compradores.
Afinal, quando trabalhamos com vendas – sejam elas físicas ou no universo online – precisamos nos atentar ao alinhamento dos processos internos, somados às expectativas dos nossos clientes.
Como funciona o SKU para e-commerce ?
Vamos dar um exemplo: imagine que você possua um e-commerce de artigos esportivos. Dentre eles, geralmente encontramos tênis, meias, materiais para as práticas, roupas, etc.
Podemos concluir, basicamente, que são inúmeros produtos e que cada um deles tem suas próprias variações de tamanho, cores, modelos e outros atributos.
É nesse contexto que podemos utilizar o SKU para e-commerce: cada código registrado possui uma lógica e o objetivo de distinguir e manter controlada a quantidade de cada item, com suas respectivas particularidades.
Desse modo, é possível otimizar e deixar cada vez mais enxuta a gestão do estoque do seu e-commerce, simplificando e agilizando os processos do dia a dia, inclusive os de entrega.
Como criar códigos de SKU para o seu e-commerce?
Criar os códigos SKU da sua loja online pode ser algo simples .
Entretanto, entenda que para geri-los, você deve escolher uma equipe responsável, proativa e totalmente orientada à solução.
Com um número grande de produtos e variações, e sem a gestão adequada, é possível perder controle do que entra, do que está parado e do que sai das prateleiras, ocasionando quebras de estoque e perda de dinheiro.
Por isso, vamos citar alguns pontos chave para uma excelente criação e manutenção do SKU:
Foque nas informações importantes
Os SKUs são criados a fim de facilitar o cotidiano e não para complicar ainda mais a procura dentro do sistema da operação.
Portanto, centralize apenas as informações imprescindíveis dos produtos e evite cadastrá-los com nomes genéricos que possam ser confundidos.
Pense em códigos curtos, que contenham letras e números por meio dos quais seja possível identificar rapidamente o item registrado em questão.
Geralmente são compostos pela marca ou pelo seu nome, cor, tamanho, material, modelo, fabricante e etc.
Crie SKUs lógicos e intuitivos
Como já citamos, os códigos clamam por uma sequência lógica. Dito isto, tente ao máximo criar algo que seja inerente aos produtos e suas variações em si, separadamente.
Um exemplo: Tênis All Star, cano longo, tamanho 34, na cor amarela. Poderíamos, então, identificá-lo da seguinte maneira:
-Marca All Star: ASTR
-Modelo: LNG
-Cor: AM
-Tamanho: 34
O que, em sequência, ficaria algo como ASTRLNGAM34.
Claro que esta é apenas uma hipótese, mas inicialmente, podemos entender o SKU para e-commerce como sendo algo simples e objetivo, de rápida compreensão.
Evite caracteres confusos no SKU do seu e-commerce
Novamente, como o intuito é simplificar, evite caracteres que possam ser facilmente confundidos durante as buscas.
A letra O e o numeral 0, por exemplo, tornam o entendimento complexo. Assim como a combinação da letra L minúscula e da letra i maiúscula, entre outros exemplos.
Seja perspicaz também neste sentido, pois breves confusões podem acabar causando prejuízos de tempo e logística para a sua operação.
Ademais, não use caracteres em símbolos, pois pode ser que alguns sistemas não consigam reconhecê-los e pode acabar gerando erros na validação dos cadastros.
Personalize os códigos de acordo com as variações
O SKU para e-commerce foca em grupos de produtos com características iguais, portanto, saiba identificar no sistema cada conjunto, de cada item em específico.
E isso é válido para todas as mercadorias que possuam variações entre si: eletrônicos, roupas, calçados, brinquedos, etc.
Lembra do exemplo do tênis da marca All Star que acabamos de utilizar? Temos várias cores disponíveis, modelos de cano baixo, médio e longo, além dos tamanhos que possuem alterações.
Sendo assim, para cada um deles é necessário criar um código SKU diferente e condizente com seus detalhes.
Diferença entre SKU para e-commerce e o código de barras
Um código SKU pode até ser confundido com alguns outros, como o UPC, EAN, IAN ou o de barras.
Entretanto, apesar de serem semelhantes, possuem propósitos de aplicação diferentes e vamos te explicar o porquê.
A diferença é que um é criado pela operação para uso interno e o outro, já vem pronto do fabricante.
O único manuseio da gestão do seu e-commerce com relação ao código de barras, é usá-lo para fins de registro de venda.
Além disso, os códigos de barras podem ter diversos formatos, dependendo de onde e de como eles estão sendo utilizados – e precisam, usualmente, de um aparelho para serem lidos.
Já o SKU, é usado pela equipe unicamente dentro dos processos de organização e controle do estoque, assim como já explicado anteriormente.
Como o SKU para e-commerce contribui para a gestão de estoque da sua operação
Se sua intenção é melhorar cada vez mais os processos internos e o desempenho da gestão do seu e-commerce, precisa saber no quê, de fato, o SKU pode contribuir.
Acompanhe:
Melhores ofertas de produtos
O fato de organizar as mercadorias perante suas características já é, por si só, uma estratégia interessante.
O motivo é simples, a partir desse tipo de ação, é possível identificar quais produtos têm maior rotatividade em vendas, quando e porquê.
Desse modo, passamos a entender quais os hábitos de compra mais comuns dos clientes e conseguimos ofertar produtos semelhantes, aumentando aos poucos o ticket médio da operação.
Vitrines estratégicas
Uma apresentação de vitrines que parte dos princípios de organização por marca, cor, tamanho, entre outros, permite um layout mais limpo e traz uma comodidade bem maior para o usuário.
Logo, conclui-se que por meio do SKU podemos, novamente, destacar os produtos que possuem margens mais elevadas e dar o devido mérito a eles, utilizando das mais variadas estratégias visuais como landing pages e resultados de busca.
Tudo isso, claro, partindo do princípio de que a utilização de SKU faz parte de um conjunto de estratégias de gestão de estoque.
Bons feedbacks e fidelização da carteira de clientes
Quando conseguimos manter uma arquitetura coerente e sustentável em nossa gestão de estoque, fazemos com que os produtos mantenham seu giro da forma sustentável, evitando rupturas.
Logo, o cliente está sempre satisfeito, pois sempre que vai realizar uma compra, seus objetos de desejo estão disponíveis.
E, caso haja um momento em que algo esteja em falta, aumenta-se as chances de evasão para algum dos e-commerces concorrentes.
Dessa forma, a gestão de estoque mais próxima utilizando do SKU para e-commerce pode contribuir com a taxa de retenção e aumenta a fidelização dos consumidores, retornando também em forma de ótimas avaliações e feedbacks.
Destaque para itens de importantes
Manter o SKU ativo também é significado de conhecer a fundo quais são as mercadorias carro-chefe da sua operação, ou seja, aquelas que, de certa forma, sustentam o interesse de alguns dos seus consumidores.
Já aconteceu de você comprar muito em um lugar, devido a determinado produto ou serviço e de repente, a operação retirá-los do catálogo? Se sim, é muito provável que tenha se sentido frustrado.
Portanto, manter essa análise frequente permite entender quais produtos tem maior apelo e precisam sempre ter unidades disponíveis em estoque.
Expectativa realista de vendas
Por último, mas não menos importante: estoque organizado e controlado, é garantia de uma projeção mais realista de vendas.
Com as devidas análises, é possível construir um estoque de segurança sempre estável e ter um vislumbre do que podemos reservar para o futuro das vendas, inclusive na inserção de novos produtos.
Ajuda a reduzir bastante os custos e a melhorar as margens da sua loja virtual.
SKU para e-commerce, uma forma de projetar seu crescimento pelo estoque
Falar de estoque e de sua gestão, organização e controle é falar do seu maior ativo financeiro: suas mercadorias.
Portanto, estabelecer uma gestão interna que facilite e otimize os processos logísticos de sua operação tende a oferecer melhores resultados em vendas, conforme todos os pontos do e-commerce estão alinhados.
Logo, utilizar o SKU para e-commerce dentro da sua organização permite um olhar individual sobre os seus produtos.
Junto disso, estabelece um processo organizacional que facilita processos como o picking e packing e o despache rápido das vendas realizadas, que pode contribuir diretamente para o aumento do número de vendas e na retenção de clientes.
Afinal, quanto mais a gestão do seu e-commerce for holística e profunda em cada um dos setores que o compõem, maiores são as chances de melhores resultados.
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